Logo O POVO+
Free agency da NBA e volta de Bruno Caboclo ao NBB: um resumo da semana do basquete
Foto de Karine Nascimento
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Apaixonada por basquete, foi repórter do NBB em Fortaleza. Primeira mulher a comentar uma partida de futebol na TV cearense. Autora do livro A Verdadeira Regra do Impedimento, sobre a história do futebol feminino estadual

Free agency da NBA e volta de Bruno Caboclo ao NBB: um resumo da semana do basquete

Novidades movimentaram a off season das principais ligas norte-americana e brasileira do esporte
Russell Westbrook é novidade no já forte time do Los Angeles Lakers, que conta com Lebron James e Anthony Davis (Foto: Katelyn Mulcahy / Getty Images via AFP)
Foto: Katelyn Mulcahy / Getty Images via AFP Russell Westbrook é novidade no já forte time do Los Angeles Lakers, que conta com Lebron James e Anthony Davis

A vitória dos dream teams norte-americanos tanto na categoria masculina como no feminino (que rendeu, inclusive, a quinta medalha de ouro consecutiva para as estrelas Diana Taurasi e Sue Bird) foi o ponto final do basquete na Olimpíada de Tóquio, mas nem de longe a semana parou de ser movimentada.

A free agency da NBA, período onde ocorrem trocas de jogadores entre as equipes e estabelecimento de novos contratos, deu alguns indícios do que a próxima temporada pode apresentar, e algumas franquias já chamam a atenção com as movimentações feitas. Logo no primeiro dia, o Lakers fez a transação mais comentada. A equipe de Los Angeles conta, agora, com Russell Westbrook, que forma um "big-3" com LeBron James e Anthony Davis. Além do MVP de 2017, Carmelo Anthony também reforça a equipe e passa para as quadras a amizade de décadas que tem com LeBron.

O Chicago Bulls teve as adições de Lonzo Ball e DeMar DeRozan, além do carismático Alex Caruso, e agora deve voltar a brigar por uma vaga nos playoffs do Leste, o que não acontece desde 2017. O Miami Heat contou com as chegadas de Kyle Lowry e PJ Tucker, campeão na última temporada com os Bucks, e soma um interessante time titular, junto com Duncan Robinson, Jimmy Butler — que acertou a extensão de contrato — e Bam Adebayo. Para o Golden State Warriors, os maiores reforços são a renovação nada surpreendente de Stephen Curry, que vai para a 13ª temporada na equipe, e a provável volta de Klay Thompson, após duas temporadas seguidas afastado por lesão. Mas, além disso, o time de San Francisco teve a chegada de Otto Porter Jr e a volta de Andre Iguodala, peça importante dos três títulos recentes.

Detroit Pistons, Houston Rockets e Orlando Magic são alguns dos times que não têm grandes ambições na próxima temporada e nem tiveram mudanças relevantes de elenco na free agency, mas vão despertar curiosidade com a chegada, respectivamente, de Cade Cunningham, Jalen Green e Jalen Suggs. Os recém-draftados devem impactar as equipes à medida em que forem se ambientando com a NBA e crescendo no basquete profissional.

Além da movimentação na liga estadunidense, as equipes do NBB também aproveitam a intertemporada. A montagem dos elencos certamente será tema desta coluna em um futuro breve, quando os times estiverem com o plantel definido, mas a contratação da semana, feita pelo São Paulo, é um importante destaque a ser feito. O ala-pivô Bruno Caboclo volta ao basquete nacional após passagem pelo NBB em 2013-14, quando jogou pelo Pinheiros, aos 18 anos. Em 2014, Caboclo foi draftado para a NBA pelo Toronto Raptors e, apesar de não ter sido uma estrela da liga, é um nome importante do basquete nacional.

Diferentemente da “repatriação” de Lucas Bebê — contratado pelo Fortaleza Basquete Cearense na temporada passada e que buscava retomar a carreira após pensar em aposentadoria —, Bruno Caboclo, aos 26 anos, tem muito a acrescentar à liga brasileira. O ala-pivô fez boas exibições pela seleção no torneio pré-olímpico, e chega para impactar o momento de renovação do São Paulo, que perdeu os dois últimos MVPs do campeonato, Georginho e Lucas Mariano.

Foto do Karine Nascimento

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?