
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
O mercado publicitário mudou muito nas últimas décadas. Todas as atividades do segmento foram redesenhadas e adquiriram novos papéis, mas para uma delas, a mudança foi mais radical, a do profissional de mídia.
Este processo evolutivo tem a ver com o surgimento de novas plataformas de conteúdo, multiplicado por aplicações inéditas nas campanhas e em ações de branding.
Além desta, digamos, cauda longa de opções, podemos concluir, também, que os próprios mapas adquiriam um blended muito mais sofisticado que antes.
Vamos pensar juntos. Se antes o profissional de mídia era, no habitat das agências, uma reserva técnica dentro das equipes, hoje ele é essencial para quaisquer mensagens e extensões.
Definir uma estratégia de distribuição, que inclui desenhos geográficos, hábitos de consumo, conversões, faixas etárias e tendências, passou a ser essencial para a eficácia de uma campanha.
Um exemplo disso são as chamadas novas ferramentas como geração de leads, inbound, outbound, Google Analytics e outras dezenas de estrangeirismos.
Não bastasse a anglofonia, entra em campo a IA. E é com a inteligência artificial que o planejamento de mídia alcança ainda mais o status de ciência de dados.
Agora vamos pensar juntos, qual a importância que sua agência dá para uma estratégia de mídia? Se a resposta não tiver tônus, coloque suas barbas de molho porque, não esqueça, de nada adianta uma linda peça com um texto porreta e layout arretado se não chegar ao consumidor.
Para que isso não aconteça, dedique uma boa parte de seu tempo traçando caminhos para chegar à mente do consumidor. Para que isso aconteça, fuja dos amadores e procure as melhores agências do mercado. Não dá pra brincar, planejar mídia é assunto de gente grande.
A Capuchino assina o trabalho de divulgação do "Potência Delas", projeto da plataforma Sua Música, para fortalecer a representatividade feminina na indústria musical. O projeto envolve todas as áreas do Sua Música, de mídia a produção, para criar mais oportunidades para artistas femininas e ampliar sua visibilidade em um mercado ainda dominado por homens.
Para reforçar ainda mais o protagonismo feminino, o 'Potência Delas' contará com iniciativas editoriais que exaltam vozes femininas, como a criação de playlists especiais e o desenvolvimento de capítulos especiais do podcast 'Passagem de Som', no qual talentos femininos compartilharão suas histórias, desafios e conquistas.
Além disso, um dos momentos mais esperados será a gravação do especial 'Forró Delas', um DVD inédito a ser produzido no Sua Música Space, reunindo ícones do gênero para apresentações memoráveis.
O projeto surge a partir de uma análise profunda do mercado musical brasileiro, que ainda reflete uma disparidade de gênero significativa.
Os rankings nacionais continuam majoritariamente dominados por artistas masculinos, e a presença feminina em lineups de festivais e grandes eventos permanece reduzida, representando apenas 35% das atrações.
A desigualdade se estende para outras áreas da indústria: apenas 10% do Top 50 do Spotify Brasil é composto por mulheres (dados Fev/2025), e somente 6% dos autores com maior rendimento da indústria musical brasileira são do gênero feminino, segundo estudo do ECAD.
Até mesmo nos maiores eventos da região, Carnaval e São João, a presença feminina é ainda mais escassa: apenas 2% da receita total gerada por artistas mulheres provém dessas grandes festas populares, também de acordo com o ECAD.
Segundo Marcela d'Arrochella, Sócia e Diretora Comercial do Sua Música, a criação do 'Potência Delas' é uma resposta à necessidade urgente de mudança estrutural. "No Sua Música, valorizamos as mulheres acima de tudo.
Reconhecemos e celebramos sua importância e contribuição, e queremos atuar ativamente para abrir caminhos em uma indústria que ainda tem barreiras para elas. Sentimos que há avanços, mas a mudança acontece de forma lenta.
Em algumas áreas, a presença de mulheres ainda é mínima, e precisamos reverter esse cenário. Queremos ser agentes dessa transformação e dar o impulso necessário para que mais artistas femininas tenham seu espaço garantido”, conta a executiva.
Ainda segundo Marcela d’Arrochella, o Sua Música já está apresentando o projeto inédito ao mercado, buscando uma parceria estratégica.
“Estamos trazendo essa oportunidade para o mercado, através de uma única cota exclusiva. Nosso objetivo é firmar uma parceria com uma marca que tenha total sinergia com a causa e que queira se posicionar ativamente ao lado da plataforma nesta jornada de transformação. Sem dúvidas, com o 'Potência Delas', o Sua Música dá um passo essencial para amplificar vozes femininas, abrindo novas portas e criando um legado duradouro para a música brasileira”, finaliza.
A Mulato informa à coluna que é uma das mais novas associadas do Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário, a Abap. Fundada em 1949, tem como missão defender os interesses das agências, atuar pela valorização da atividade publicitária e pelo fortalecimento dos padrões éticos e de melhores práticas do setor.
O A agência SG Propag começou 2025 com novos projetos. Entre eles está o rebranding do PEC Nordeste, maior evento do agro da região, além de desenvolver a Feira dos Municípios que reunirá o melhor da culinária, cultura e negócios de 30 cidades do Ceará. O PEC Nordeste ocorrerá de 5 a 7 de junho, no Centro de Eventos, em Fortaleza.
A SG Propag também assina a nova campanha da Yamaha Motos Nordeste.
A Advance lançou a campanha "DelRio apresenta: NÃO ao assédio no Carnaval", para a famosa marca do segmento de lingerie.
Protagonizada por seus embaixadores, a empresária e lutadora de jiu-jitsu Kyra Gracie e seu marido, o ator Malvino Salvador, a iniciativa reforça o compromisso da marca com o empoderamento feminino e a autoconfiança, dentro do conceito "Vai com DelRio, Vai com Tudo".
A ação tem como destaque vídeos educativos de defesa pessoal estrelados por Kyra e Malvino.
"O empoderamento feminino já faz parte do DNA da DelRio, que tem 92% de colaboradoras mulheres em seu time. Nossa campanha vai além da conscientização pelo respeito e acesso à informação: queremos que as mulheres se sintam seguras e preparadas para aproveitar o Carnaval com liberdade e alegria", destaca Eliziane Alencar, CEO da Advance.
Para Luciana Grinstein, Diretora Comercial e de Marketing da DelRio, a violência doméstica e o assédio contra a mulher são questões graves que impactam na qualidade de vida das mulheres, na segurança física e na liberdade de conquistar seus espaços na sociedade.
Ao assinar o conceito "Vai com DelRio, Vai com Tudo" e abraçar a bandeira contra o assédio, colocamo-nos como parceiras, ao lado de cada mulher, para encorajá-las a enfrentar os preconceitos e ameaças que podam suas vidas.
Com essa ação, a marca reforça sua presença no Carnaval de forma relevante, conectando glamour, atitude e responsabilidade social em um movimento necessário para todas as foliãs.
A Voz em Valor Inteligência de Mercado, capitaneada por Ana Beniício, Céu Studart e Pedro Benício, realizará uma nova rodada da pesquisa NPS Scan para o Centro Fashion, com o objetivo de medir o grau de lealdade e de satisfação dos seus públicos, gerando um indicador da probabilidade de os clientes recomendarem a marca a outras pessoas.
A Forno Lab está expandindo seus serviços, com o lançamento de um modelo próprio de atendimento, o Método Forno.
A metodologia ensina como escalar uma agência, estruturar processos e automatizar tarefas com baixo investimento. O Método Forno está direcionado para donos de agências, líderes de equipe e profissionais de marketing.
“Não temos medo de sermos copiados. Nosso formato e cultura são únicos”, afirmam os sócios Gustavo e Dante. Saiba mais aqui
O McFish retornou ao cardápio do Méqui com companhias especiais - no cardápio e na campanha! A surpresa dessa temporada começa com a novidade das batatas rústicas, que chegam como acompanhamento do icônico sanduíche de peixe e compondo o McFish & Chips.
Além disso, o Méqui firmou parceria com a coruja mais famosa da internet, o Duo - mascote do Duolingo -, que tem como missão apresentar a novidade de forma autêntica e divertida e ajudar os consumidores brasileiros a pedir a dupla.
Quem conhece o tradicional fish and chips já pegou a referência! A inspiração do McFish & Chips vem de terras britânicas, onde essa dupla - peixe empanado e batatas fritas - formam um verdadeiro clássico irresistível desde o século 19.
A origem exata desse prato pode até gerar debate, mas uma coisa é certa: há mais de um século os ingleses celebram essa combinação, que se tornou um símbolo da gastronomia local, e agora chega nos restaurantes do Méqui em uma versão ainda mais especial com McFish.
Para anunciar a novidade, na noite de 23/02, o McDonald’s transformou o céu de São Paulo em um verdadeiro show de luzes. A ação, que contou com 300 drones voando simultaneamente, revelou o nome do McFish & Chips, chamando a atenção para a novidade que desembarca no Brasil.
"O McFish é um fenômeno do Méqui, com uma base de fãs superengajada que só cresce com o passar do tempo, e, por isso, mesmo depois de duas temporadas, a expectativa continua altíssima. Então, queríamos surpreender mais uma vez e nessa terceira temporada fizemos mais: trouxemos o McFish & Chips, uma versão inspirada em outro clássico que chegou diretamente de Londres. E o melhor, com a parceria do Duo, que agora estreia como influenciador e vai nos ajudar a apresentar o McFish & Chips pra galera", destaca Lariane Duarte, Gerente de Marketing do McDonald’s.
Para apresentar a novidade para os consumidores, a agência GALERIA.ag criou uma campanha cheia de humor e interatividade em parceria com o Duolingo, o app de idiomas mais divertido (e insistente!) do mundo. E essa parceria é histórica: é a primeira vez que o Duolingo participa de uma campanha com o Méqui e, também, estreia na TV aberta.
O filme da campanha “Do you speak McFish?”, que estreia amanhã nas redes do Méqui, promete boas risadas. Na cena, uma cliente chega ao Méqui e tenta pedir "o de peixe com batata". Erro!
O som clássico de erro do Duolingo toca, o Duo aparece e está ali de olho. Depois de algumas tentativas frustradas, ela finalmente acerta: “McFish & Chips!”, e é comemorada com o som de resposta certa do Duolingo.
"No Méqui estamos sempre ligados nas conversas e tendências que movimentam nossos clientes. Trazer o Duolingo para essa parceria é unir duas marcas que, à primeira vista, podem parecer improváveis juntas, mas que compartilham uma conexão autêntica com seus públicos. O Duo é divertido e irreverente e nós queremos oferecer experiências únicas, então o resultado da campanha não podia ser outro: conteúdos cheios de bom humor e a cara do Méqui!", comenta Lariane.
De acordo com Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo, a parceria com o Méqui está totalmente alinhada com o propósito do app, que é alcançar novos públicos e proporcionar uma educação de qualidade e gratuita a todos.
“É uma honra fazer parte dessa volta tão aguardada pelos brasileiros e mostrar que com o Duolingo é possível aprender de forma prática e divertida em situações do dia a dia. Trouxemos o Duo para, mais uma vez, mostrar que ele é incansável e gosta de incentivar as pessoas de todas as formas.”
A campanha segue no universo digital e nas redes sociais do Méqui e do Duolingo, com games interativos e desafios divertidos para testar a pronúncia dos fãs.
“A conexão entre Méqui e Duolingo foi natural: de um lado, temos uma marca icônica que cria experiências inesquecíveis, e do outro, um app que transformou o aprendizado de idiomas e é um case de engajamento global dentro das redes sociais. A união dessas duas potências criam, de partida, algo memorável", explica Rodrigo Marangoni, Diretor Executivo de Criação da GALERIA.ag.
O McFish & Chips estará disponível, por tempo limitado, a partir de amanhã (25), em restaurantes da rede em todo o país. Além disso, a cada R$1 gasto, clientes Meu Méqui recebem 100 pontos para trocar por outros produtos no app.
O Arvorar, do Beach Park, lançou sua programação off-folia para o Carnaval. O funcionamento especial começa hoje e vai até terça-feira de Carnaval. Em parceria com a Tapera das Artes, serão ofertadas oficinas gratuitas de musicalização e fabricação de instrumentos musicais para as crianças, com recicláveis, entre outras atividades.
Na quarta-feira de cinzas (05), o parque estará fechado, retomando as atividades somente na quinta-feira (06), com funcionamento normal.
Além da diversão proporcionada pelas suas 11 atrações e do contato com a natureza, o parque preparou uma programação especial para toda a família se divertir.
No domingo (02), às 11h20, no Anfiteatro do Arvorar, a Tapera das Artes levará a performance cênico-musical do “Cataboom!”, grupo formado pelos jovens músicos da associação, para fazer a animação da criançada.
O anfiteatro ainda recebe, no sábado (01), às 11h30, um show de mágica com “Caliandro e seu ajudante Zé Ninguém”.
Ainda de domingo (02) a terça (04), o parque também irá oferecer oficinas de pintura facial, oficinas de pintura de bicos de aves brasileiras feitos com material reutilizado, oficinas de máscaras sustentáveis e oficinas de confetes orgânicos, além de apresentações teatrais educativas e rodas de conversas sobre diferentes espécies de animais.
Para conferir todos os horários, basta visualizar a programação completa ao final do texto.
A diversão também inclui uma visita à Casa dos Passarim, uma casa na árvore com quatro andares, que oferece uma visão panorâmica de 360 graus do parque; um passeio pelo Arvorão, um circuito de trilhas aéreas com escorregadores; e outro pelo Redão, um grande redário de cordas que proporciona momentos de diversão e descanso entre as árvores.
O Arvorar também oferece uma gastronomia diferenciada, que privilegia os sabores regionais e torna a experiência dos visitantes ainda mais surpreendente e prazerosa.
Para repor as energias entre uma atração e outra, o passeio pede uma parada no Restaurante Lagoa do Mato. No cardápio, é possível conferir uma variedade de opções para todos os gostos, que vão desde pratos rápidos e leves até refeições completas.
Para aqueles que preferem lanches rápidos, o clássico hot dog acompanhado do tradicional caldo de cana é a opção ideal. Também é possível saborear sucos de diversos sabores, saladas de frutas, açaí, além de cafés e cappuccinos.
No funcionamento convencional, o local abre de quinta a domingo, das 9h às 17h. O Arvorar está localizado na Vila Terra Brasilis, em Aquiraz/CE, a apenas 20 minutos do Aqua Park e de Fortaleza. Os ingressos são limitados. Para compras antecipadas no site (parquearvorar.com.br) o valor promocional é R$89, já na bilheteria o valor é R$109,00. Crianças com até 1 metro de altura têm entrada gratuita.
Programação completa de carnaval no Arvorar 27/02 e 28/08 (quinta e sexta-feira)
09h30 - Papo de Tratador - Local: Aviário dos Cantores e Velozes
Uma roda de conversa sobre a rotina de cuidados com os tratadores de animais do parque
Público: Infanto-juvenil e adulto
10h - Bionews convida: o Falcoeiro - Local: Anfiteatro
Um programa de palco falando sobre corujas e outras aves de rapina
Público: Infanto-juvenil e adulto
10h30 às 11h30: Visita guiada "Descobrindo o Arvorar" - Início no Anfiteatro
Uma visita guiada para conhecer mais sobre as ações do arvorar para cuidado com a biodiversidade. OBS: Crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis.
Público: Todas as idades
11h; 12h; 12h30; 13h e 15h: Oficina Catavento - Local: Tenda ao lado do anfiteatro
Oficina promovida pela Tapera das Artes para produção de instrumentos musicais a partir de materiais reutilizados
Público: Todas as idades
11h30: POXA, PÔLUIS - Local: Anfiteatro
Uma apresentação teatral com um visitante de outro planeta
Público: Todas as idades
11h30 às 12h30: Rotina animal com alimentação dos animais - Local: Todos os aviários de imersão
Assista ao momento de alimentação dos animais feito pelos tratadores do Parque Arvorar
Público: Todas as idades
14h: Bionews convida: o herpetólogo - Local: Anfiteatro
Um programa de palco falando sobre serpentes
Público: Infanto-juvenil e adulto
14h30: Rotina animal com enriquecimento ambiental - Local: Todos os aviários de imersão
Uma roda de conversa sobre a rotina de enriquecimentos ambientais com os educadores ambientais do Parque Arvorar
Público: Todas as idades
15h30: POXA, PÔLUIS - Local: Anfiteatro
Uma apresentação teatral com um visitante de outro planeta
Público: Todas as idades
01/03 (sábado)
09h30 - Papo de Tratador - Local: Aviário dos Cantores e Velozes
Uma roda de conversa sobre a rotina de cuidados com os tratadores de animais do parque
Público: Infanto-juvenil e adulto
10h - Bionews convida: o Falcoeiro - Local: Anfiteatro
Um programa de palco falando sobre corujas e outras aves de rapina
Público: Infanto-juvenil e adulto
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.