Logo O POVO+
Racismo: manifestações resolvem?
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Racismo: manifestações resolvem?

- Amarílio Cavalcante é pai querido de Natasha, Jamile e Amárilio Neto.   Atual presidente do Ideal Clube, juntamente com Alcimor Rocha,  faz aniversário dia 19. Comemoração transferida para quando surgir o bom tempo. Agora, só manifestação carinhosa via internet   (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação - Amarílio Cavalcante é pai querido de Natasha, Jamile e Amárilio Neto. Atual presidente do Ideal Clube, juntamente com Alcimor Rocha, faz aniversário dia 19. Comemoração transferida para quando surgir o bom tempo. Agora, só manifestação carinhosa via internet

Qual o alcance das manifestações contra o racismo?

A resposta vem do procurador, professor e escritor Djalma Pinto, acompanhando atentamente os fatos, acontecendo em diversos países: "As manifestações trazem à tona o vexame do mundo contemporâneo por ainda conviver com a discriminação racial. A brutalidade de alguns protestos, vandalizando bens de pessoas que nada tinham a ver com o problema, mostrou, porém, o quanto é preciso evoluir para melhorarmos a nossa civilização. Freud já advertia sobre a necessidade de burilar o homem para conter a sua agressividade e autodestruição. Racismo se combate com a sedimentação, a partir da infância, da solidariedade que se resume em colocar-se o indivíduo no lugar do outro para sentir a sua dor. A solidariedade se consolida pelo hábito. Protestos violentos comprovam a falha na educação, atestando a ausência de estímulo para o cultivo dessa virtude essencial".

Medo do amanhã e sentimento de impotência. Esses são os primeiros pontos, dominando as emoções das pessoas. A declaração é do médico Adalberto Barreto, desenvolvendo durante essa pandemia a "Roda de Terapia Comunitária Integrativa", on line. Ele explica: "é um espaço para falar de nossas inquietações. Falar de nossos sentimentos alivia o corpo e conforta a alma. Mesmo separados, confinados é possível o encontro". A programação acontece hoje, às 9 horas, pelo facebook Mismec 4 varas.
Informações: 98614 2873.

Aproximadamente 45 mil famílias com crianças na primeira infância e em situação de extrema pobreza ficaram mais felizes. Elas foram contempladas, última segunda-feira, quando o Governo do Ceará antecipou, pela quarta vez consecutiva, o pagamento do Cartão Mais Infância. "Sabemos como essa ação contribui no dia a dia dessas famílias, diante do momento que estamos passando. Agora, as mães podem realizar compras diretamente nos estabelecimentos autorizados para venda, com a finalidade de atender as necessidades das crianças", salienta a primeira-dama do Ceará,
Onélia Santana.

Joaquim Levy é uma figura pública de grande expressão, tendo atuado em alguns governos recentes, ou seja, mantido um olhar firme sobre situações externas e internas. Seriedade, competência e experiências, como presidente do BNDES e ministro da Fazenda, entre outras grandes missões, constituem-se em fortes elementos para o ouvirmos, apontando os caminhos de uma retomada sustentável para o Brasil. A declaração é de Emília Buarque, presidente do Lide/Ceará que amanhã brinda os sócios e convidados
com uma palestra virtual de Levy.

Tal como a coluna adiantou, o Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Fortaleza, por meio do seu Comitê de Saúde, iniciou último dia 15 o projeto "Escuta com Afeto", que tem o intuito de promover o bem-estar emocional, com ajuda voluntária de diversos profissionais da área da saúde. Esperamos ajudar o maior número de pessoas possível, comenta a integrante do comitê e líder do projeto, Martha Porto. Para quem deseja participar basta entrar em contato com o Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Fortaleza. Whatsapp: 98845 8170.

Médico Ernani Pinheiro e Celinha, ela a mestra dos projetos ambientais com todas as plantas e flores, completaram 60 anos de bem casados. O afeto envolveu o casal através dos filhos Júlio César e Ricardo.

Niedja e Prisco Bezerra, filha e genro de Nádja e Jorge Parente, aproveitaram o último domingo para levar o casal para um almoço especial no apartamento deles, onde lá estavam os netos, esperando com carinho os avós. Na foto, Nádja com seu "buquê de flores": a filha e a neta querida Gabriela.

Amarílio Cavalcante é pai querido de Natasha, Jamile e Amarílio Neto. Atual presidente do Ideal Clube, juntamente com Alcimor Rocha, faz aniversário dia 19. Comemoração transferida para quando surgir o bom tempo. Agora, só manifestação carinhosa via internet.

Neysse, a amada de José Maria Andrade, está na foto com a bonita filha Fabíola, engenheira e mãe dedicada de Iára e Luiza. Última segunda-feira, ela trocou de idade, as homenagens virtuais foram fartas e carinhosas

A eleição do Crea/Ceará foi transferida para 15 de julho, oferecendo mais espaço para o envolvimento de seus associados e divulgação do plano de trabalho de seus candidatos à presidência. Este ano uma novidade: no páreo a presença de uma mulher ativa e competente. É a primeira a entrar na grande disputa.

Lucila Norões garantindo que o melhor acontecimento do ano será a chegada, em setembro, de Nicole, sua terceira bisneta, os outros dois são Davi e Maria Eduarda. A chegante é filha de Lucilinha e Fernando Mota e neta de Simone e Paulo César Norões.

Grupo das Azuis não perdeu o prazer dos encontros. Aproveitando a modernidade da Live, todos os sábados, às 19 horas, há troca de bons papos e ideias. Márcia Medeiros, as Marias Vanda Sá, Vital e Lêda, Wilma Patrício, Fátima Goulart, Marcilane Zaro, Glaura Férrer, Tane Albuquerque e Nádja Parente, ficam juntas. A ausência muito sentida é de Mana Holanda que não tem como acessar o aplicativo, lá da serra de Guaramiranga.

José Luís Lira em comunicação sentimental lembrou que foi no dia 14 de junho, dia que aconteceu a fundação da Academia Fortalezense de Letras, há 18 anos. Ao lado de Matusahila Santiago, os dois idealizaram e fundaram aquela Casa das Letras e dos grandes poetas. "Hoje ela está na Celeste Academia. Alcançou a imortalidade", diz Lira sobre Matusahila.

Dia 20 mulheres maravilhosas ganham nova idade: Elbinha Ramalho, Zena Targino e Beth Caminha. Dia 21 um abraço apertado para a querida Selma Pagneretti, morando em Florença, na Itália, mas sempre presente na lembrança dos amigos. Chegará aqui, em setembro, para o festival de comemorações.

- Integrantes da BPW/Fortaleza tristes com a partida de uma das fundadoras da entidade: Lobelita França, mulher devotada ao trabalho social, atuante também em outras agremiações, onde seu entusiasmo e amizade, jamais serão esquecidos.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?