Logo O POVO+
Mulheres voltam à cozinha e aos supermercados
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Mulheres voltam à cozinha e aos supermercados

Severino Neto  (Foto: JOÃO FILHO TAVARES/O POVO)
Foto: JOÃO FILHO TAVARES/O POVO Severino Neto

Entre as mudanças registradas na vida cotidiana das pessoas estão sendo ressaltadas aquelas dominadas pela mulher. Ela, como integrante da família, retorna as suas programações de dona de casa, com muito entusiasmo, ressuscitando inclusive, o fogão, antes aposentado. A comida caseira considerada de qualidade volta a atrair todos à mesa.

Também nota-se que o machismo estrutural, responsável pelas compras e o supermercado, modifica-se, abrindo espaço para a presença da mulher no segmento, usando sua competência para selecionar os produtos e exigir bom preço. Esta análise vem de Severino Ramalho Neto, presidente dos Mercadinhos São Luiz, confirmada por muitos observadores.

Memória

Partiu para a Casa do Pai, Luiz Campos, uma pessoa entusiasta, apaixonada pelo jornalismo e pelo Ceará (time). Duas pessoas que conviveram com ele e mantiveram sempre uma profunda admiração, opinam:

Adísia Sá: "Foi um grande professor, um mestre do jornalismo, sem a toga, mas de uma profunda sabedoria, conhecimento e dedicação ao ensino. Fui cria dele. Sua simplicidade, era outra marca, assim como a amizade aos amigos". 

Souto Paulino: "Desenvolveu grandes projetos, mas acredito que o mais apaixonante foi integrar o grupo de fundadores, e depois de professores, do Curso de Jornalismo, da UFC. Aparentemente, sisudo, era alegre e entusiasta, sabendo dividir com os amigos os bons momentos da vida. Na direção do jornal Gazeta de Notícias deu sua grande colaboração à história da Comunicação no Ceará. Luiz, era uma pessoa muito querida".

Homenagem

Em boa hora está sendo divulgada a campanha de reconhecimento aos profissionais de Educação. "Aplauda um Professor". Vamos aplaudir, eles e os médicos só merecem nosso reconhecimento e nossa admiração.

Retorno

Mantendo seu funcionamento às segundas-feiras, presidente Lúcio Alcântara e Juarez Leitão abrem as portas do Instituto Histórico do Ceará, que dentre outras preciosidades tem uma ampla biblioteca com livros sobre o Estado e seus ilustres, atraindo estudantes e professores, mais os associados hoje entregues às leituras e pesquisas.

Saúde

Hospital Escola da Universidade Estadual do Ceará (UECE) começa já suas obras. Quando prontas garantirão o funcionamento de 700 leitos, 100 só de pediatria. A informação é do secretário estadual de Saúde, Cabeto Martins Rodrigues, acrescentando mais uma boa notícia: o funcionamento da Central de Laudos, mantendo 18 radiologistas 24 horas.

Sentimentos

O outro novo, que está se impondo na sociedade, começa a resgatar a essência do que é mais importante para viver: a simplicidade, o relacionamento mais verdadeiro com os outros e a reconciliação com a natureza. Este é o posicionamento de Mônica Feitosa, uma estudiosa das transformações sentimentais, pós-pandemia.

Aniversariantes com Magda Busgaib
Foto: divulgação
Aniversariantes com Magda Busgaib

Foi para Lêda Castelar, Vera Dias e Lídice, o jantar, no restaurante Pipo, comemorando a troca de idade delas. Presentes: Nildete Parente, Liduína Melo, Magda e Bárbara Busgaid.

Gravem este evento: "Atravessando a pandemia: Saúde e Bem Estar Fortalecidos". É mais um curso virtual do projeto Caleidoscópio Mulher, reunindo Ana Maria Fonseca Zampieri, Grace Telles e Cris Delage. No programa Saúde Emocional e Sexualidade; Estilo de Vida e Autocuidado e a Saúde do Corpo. De 1º a 03 de setembro. Mais informações: www.sympla.com.br

Maria Vanda descobrindo sugestões de presentes para o Dia dos Pais
Foto: divulgação
Maria Vanda descobrindo sugestões de presentes para o Dia dos Pais

Maria Vanda Sá conduzindo bem o momento religioso, mais vivenciado neste tempo de Pandemia. Em sua loja de presentes no ShopPing Aldeota, além das imagens lindas dos santos, agora traz como boa sugestão para o Dia dos Pais, o escapulário em ouro. É uma peça tida como forte no combate Às doenças e ao desamor.

Muitos lamentando o fechamento da Nuage, a loja linda de Julinha Gurjão. Ela resolveu finalizar seu trabalho como lojista, e desfrutar totalmente da convivência com a família, com tempo maior para a mãe querida, Beatriz.

O branco volta com força total na moda feminina. E peças antigas como blazers, camisas, calças compridas e bermudas, podem ser tiradas do guarda roupa. Elas assumem bem a beleza da cor.

Em restaurante da Aldeota jantavam, noite dessas, Maria Vital, Débora e o marido procurador João Luiz Nogueira. No cardápio doses de carinho marcando a nova idade dele.

Depois da recuperação em mais uma cirurgia cardíaca, Dedé, o amado de Tane Albuquerque, foi surpreendido último domingo, com a exibição de um vídeo reunindo depoimentos dos médicos e enfermeiros que o assistiram no hospital, de toda a família, inclusive os netos, mais amigos especiais e um bem amoroso de Tane. Em torno de 50 pessoas participaram do vídeo, provocando grande emoção ao homenageado.

Companhia da Terra permanece no Shopping Aldeota, 2º Piso. Atualmente, é uma das sobreviventes com novidades para abastecer o consumismo, principalmente da mulher.

Fanda Bastos, presidente da BPW/Fortaleza, foi prudente ao adiar a festa que estava planejada para festejar seu aniversário. Pediu as organizadoras que aguardassem o desenrolar da propagação do coronavírus, para a marcação de uma nova data.

A Associação Lojista Feminina que nunca foi de se envolver em ação política partidária, está agora nesta passarela. A atual presidente Graça Bringel e a anterior, Selma Cabral, integram o comitê do Capitão Wagner.

Ivna Gomes que há dois anos venceu a 50° International Chemistry Olympiad (ICHO), olimpíada de química que aconteceu na Eslóvaquia, sabe contar muito bem o processo de preparação, vitória e alegrias. Contudo, ela precisa citar em que escola estudava, não só pelo potencial que os diretores, professores e orientadores devem ter oferecido para essa sua conquista, como por gratidão, sentimento muito nobre.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?