Logo O POVO+
Viajar agora exige casamento
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Viajar agora exige casamento

Cândido Albuquerque (Foto: JOÃO FILHO TAVARES)
Foto: JOÃO FILHO TAVARES Cândido Albuquerque

Não é novidade que a Pandemia da Covid 19 tomou a todos de surpresa e impôs severas restrições na mobilidade das pessoas. Um dos efeitos das medidas restritivas de viagem foi separar pessoas residentes em países distintos. Sabe o que acontece? Diante disto, muitos casais se viram forçados a formalizar legalmente relacionamentos de namoro ou companheirismo para conseguir se encontrar presencialmente nesse período. Esta realidade, acarreta um aumento na procura para a celebração de escrituras de união estável e até mesmo casamentos por procuração. Esta é a forma encontrada por muitos relacionamentos informais para atenderem a determinadas normas migratórias a partir do critério de reunião familiar.

A nova determinação também se aplica a casais do mesmo sexo, talvez em maior intensidade. É que muitos países já reconhecem o casamento civil ou união estável como requisito para a autorização de entrada ou visto de reunião familiar. Os consulados de Fortaleza estão lotados de pedidos de orientação. Ou casa ou não viaja. O coronavírus acabou com a farra do pra lá e pra cá, de muitos cearenses com estrangeiros, principalmente aqueles que não encaravam com seriedade a relação amorosa.

Luiz Marques, provedor da Santa Casa de Misericórdia, recebeu noite da última segunda-feira, o assessor especial do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, o cel. Luiz Otávio Franco Duarte. Ele veio assinar a Ordem de Serviço das instalações para o acelerador linear doado pelo seu ministério. A obra começará dentro de 15 dias. O equipamento, moderníssimo, servirá para o tratamento de radioterapia dos pacientes acometidos de câncer. Custou R$16 milhões. Na ocasião, o visitante mostrou outros projetos para a SCM.

A gestão do reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque, completa um ano. Diante de tantos desafios, ele e sua equipe trabalham fazendo a UFC avançar como "um lugar de inovação e criatividade". Nesta semana de prestação de contas à sociedade, um destaque é a inauguração, amanhã, do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, onde funcionarão o Escritório de Projetos; o Ecossistema de Startups; a diretoria do Parque Tecnológico, responsável por incubar startups inovadoras; e a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica. O condomínio receberá também o futuro Centro de Referência à Inteligência Artificial, que já firmou seu primeiro convênio com a Universidade de Nankai, da China.

Estímulo 2020 Ceará foi apresentado ontem, em coletiva on line, tendo a participação de Eduardo Mufarej, do fundo de investimento social GK Ventures e de Ticiana Rolim Queiroz, fundadora do negócio de impacto social Somos Um. O projeto proporcionará a oferta de crédito barato e facilitado às pequenas empresas, mais afetadas pela pandemia da Covid 19.

Os filhos garantiram para Norma Bezerra um domingo de alegrias para ela vivenciar seu aniversário, amenizando a saudade do querido Humberto. Gil Santos deu seu toque talentoso na ambientação da casa dominada pelo tom amarelo nas flores. Um almoço saboroso reuniu todos à mesa, motivando as boas conversas e os afetos para a aniversariante. Depois música suave e o apagar de velinhas.

Os bisnetos já presentes, aos eventos, pincelavam de cores os ambientes tal a beleza, os sorrisos e as peraltices. A notícia mais curtida era a da espera da cegonha para Bela e Rafael, ela comemorando seis meses de futura mamãe. Binho, Sérgio, Márcia e Denise levaram os filhos para o aconchego do apartamento de Norma onde o mar garante a bonita paisagem.

Matriarca Branca Pegado, sempre jovem e feliz, ganhou festejos virtuais, domingo último. Completava 91 anos, acompanhando o álbum de fotos da família, colorido pelos filhos Cristina, Germana, Rose e Gervásio Filho. Mais os 12 netos e nove bisnetos. Neste mês de agosto, ela ganha dois novos bisnetos: Niára, filha de Vicenzo Pegado e Gali, e Maria Theresa, de
Edmundo Rodrigues
Filho e Catherine.

ARTUR Bruno encerrou mais um curso organizado por Tânia Sancho (Escola Viva) integrando a programação do Centro Universitário
7 de Setembro.

DELANE Barreto apresentando em seu instagram todo o potencial e atrações do seu Santuário das Águias, o hotel mais charmoso do Porto
das Dunas.

MIRIAM Benevides ganhou do amado Francisco Garcez, filhos e netos manifestações virtuais carinhosas pelo
seu aniversário.

TERAPIA Integrativa. Este é um dos bons programas transmitidos pelo app Zoom, desenvolvido pelo médico Adalberto Barreto. Fim de semana, mais às segundas e quartas-feiras ele reúne grupos com representantes do Brasil e de
diversos países.

MEDITAÇÃO da Carta de Paulo Apóstolo, Cap. 6, aos Efésios, foi registrada por Gonzaga Mota e distribuída para os amigos, via sua mídia social. Merece aplausos a nova comunicação religiosa assumida pelo
ex-governador.

SOFIA EREL mantendo aulas diárias de hipismo, inclusive nos fins de semana, em sua Escola de Equitação Sítio Siel Camará. Há quatro anos os portões são abertos para impulsionar a prática dessa modalidade esportiva, entre os pequeninos, adolescentes e adultos.

VOOS PARA a Cidade do México permanecem cancelados, assim como para Colômbia e Cabo Verde.

A EDILUAL, Editora Lucarocas Artes e Letras é a mais nova inspiração do poeta trovador. Ele garante que "os sonhos de se publicar um livro são pérolas que se formam com o sacrifício do sonhador". Poeta Chico D'Assis acreditou, lapidou seus textos, entregou à editora e agora apresenta seu "Pérolas do Poemar". Mais detalhes: 99985 7789.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?