Logo O POVO+
BNB: mais oferta$ de crédito para MPEs
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

BNB: mais oferta$ de crédito para MPEs

Thaís (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Thaís

Setembro chega e permanece mantendo a luminosidade de recursos e esperanças. Desde o dia 3, o BNB conta com um aporte extra para ofertar crédito a micro e pequenas empresas e, também, a profissionais liberais. São R$ 269 milhões disponibilizados na nova etapa do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), do Governo Federal.

A taxa de juros máxima é igual à Selic, acrescida de 1,25% ao ano. O prazo de pagamento para créditos do Programa é de 36 meses, após carência de oito meses. Antes, projetando sempre mais a linha de recursos para as micro e pequenas empresas, o banco contratou R$ 2,97 bilhões para elas até agosto, com meios do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Esses recursos foram usados, por empreendedores da Região, que realizaram investimentos em seus negócios ou empregaram como capital de giro.

"Sabemos que esses recursos são muito importantes para manter a liquidez das empresas. O Banco do Nordeste tem sido agente impulsionador dessa retomada, contribuindo para que os empreendedores possam superar desafios, reabrir suas portas, favorecendo assim o aumento da massa salarial na Região", afirma o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim.

Comprometido com a inovação, o presidente da Fiec Ricardo Cavalcante entregou para todos os gerentes e líderes do Sistema Fiec o Guia Ágil, direcionado a alavancar a estratégia de inovação da Federação. "Esse guia foi feito para nos ajudar a pensar de uma forma diferente, uma forma ágil. É a agilidade que deve acompanhar o empresário inovador. E isso não está relacionado especificamente ao esforço pessoal, mas ao esforço físico e mental também. O processo de transformação digital não tem mais volta. Somos a primeira Federação de Indústria do Brasil a viver esse processo. Eu não abro mão disso, faz parte da nossa administração", garantiu o presidente.

7 de Setembro. A data pede avaliação e reflexões. Os fatos mostram como estamos atrasados nas conquistas sociais e educacionais, por exemplo. Vivemos, também um momento crítico na história da Terra e da humanidade. Temos que mudar a nossa mente e o nosso coração. O coração é o lugar do sentimento profundo e do amor sincero. O coração é o nicho de onde crescem todos os valores e se expressa o mundo das excelências. Com seu pulsar podemos sentir o grito dos pobres, da Terra, das florestas e das águas. O que pulsa em nós, brasileiros?

Foi para Thaís o presente de aniversário dos pais Mônica Pinheiro e Hélvio Feitosa. Ao lado da mãe querida e da irmã Magda, a aniversariante curtiu a data em Gramado, aproveitando o clima gostoso e a beleza do lugar

1 Conceituada clínica de cirurgia plástica de Fortaleza trocará unidade horizontal, por uma grande área no Iguatemi, levando mais que a equipe, equipamentos novos de última geração.

2 João Fiúza, diretor da Diagonal, já exercita com sua equipe novas técnicas de trabalho. O cliente, inclusive, não precisa mais ir ao escritório da construtora, para assinatura de contrato. Esse e muitos outros serviços são agora on line, garantindo, segundo ele, uma agilidade fantástica.

"Saúde Financeira no Pós-Pandemia: oportunidades e desafios". Este é o tema que abrirá o Seminário Geração Família, acontecendo em sua terceira edição, impulsionado pela colunista em sua proposta de unir as mulheres em torno de eventos importantes e relevantes ao desenvolvimento pessoal e profissional. Harmonizando e ampliando o temário, centralizado em finanças e negócios, está agendado uma palestra dissertando sobre onde está a fonte para sarar os sofrimentos e as dores emocionais e outra sobre "O Coronavírus revelando quão importante é investir na promoção da vida".

O Seminário vai se desenvolver em ambiente digital reunindo excelentes palestrantes. Acontecerá, segunda-feira, dia 28 de setembro, exclusivo para mulheres empresárias, lojistas, professoras, psicólogas, advogadas, profissionais de saúde, políticas, artistas e outras.  

Feriadão de 7 de Setembro fez o governador Camilo sorrir, diante da taxa de ocupação da hotelaria beirando os 85%, nas principais praias do Estado e mais de 35% em Fortaleza. "Isso mostra que nossos destinos têm força. Os números estão muito bons e a tendência é continuar assim. As pessoas têm a necessidade de fazer turismo depois de tanto tempo sem poder sair de casa. Mas é importante que todos respeitem as regras e protocolos para que não haja retrocesso na retomada da economia", destacou o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho.

Natália Abreu, com mais de 25 anos de trabalho no mercado de viagens, intensificando seu projeto Wee Travel, um hub de viagens, uma rede colaborativa que compartilha conhecimento e experiência entre clientes, fornecedores e agentes de viagens. Oferece produtos, segurança, logística e tecnologia com a expertise de vários profissionais. É algo inovador, para este novo tempo", conta Natália.

Vovó Socorro França tem agora uma nova missão, dentre as muitas importantes desenvolvidas no Governo do Ceará. Seu coração e sua garra cuidam da preparação do neto Pedro, candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza.

Fisioterapeuta Olavo Ximenes Júnior trocou de idade último sábado, comemorando a data ao lado da família.

Isabel e Dinalvo Diniz curtindo, ontem, o netinho Bernardo, comemorando seu primeiro ano de vida. Papais do pimpolho Fernanda e Victor Holanda reuniram a família para almoço.

Empresário Luiz Carlos Correia volta a assistir missa diária, no Shalom, onde orações e cânticos permitem momentos de profunda religiosidade.

A bonita e competente Sara Torquato está em Belo Horizonte participando de evento nacional ligado à sua área de odontologia.

Célia Pinheiro, paisagista dedicadíssima ao trabalho, garante que o tempo de paralisação das atividades, pela covid-19, permitiu uma reciclagem dos projetos e uma atração de novas ideias. Precisamos, juntos com outros profissionais humanizar os espaços em todos os setores, principalmente as residências cujos moradores buscam agora mais afetividade e comunicação.

Ganhando nova idade hoje, Cid Holanda, ministro Ubiratan Aguiar, Tereza Araripe. Amanhã, Ivens Dias Branco Júnior, Sandra Vieira e Tereza Porto.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?