Logo O POVO+
Doenças da retina
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Doenças da retina

Tipo Opinião
Médico Abelardo Targino (Foto: Jelbes Lima/Divulgação)
Foto: Jelbes Lima/Divulgação Médico Abelardo Targino

Muitas informações e até orientações médicas foram direcionadas para os avanços no diagnóstico e tratamento das doenças da retina. Médico oftalmologista e diretor do Centro Avançado de Retina e Catarata, Abelardo Targino coordenou mais uma edição do Simpósio Mácula que, este ano, em função da pandemia da Covid-19, se realizou de maneira remota, pelo Zoom e YouTube. Sob a moderação do presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), George Carneiro, Abelardo conversou com a população em geral, no último dia 27, narrando tudo sobre os avanços no diagnóstico e tratamento das doenças da retina, na perspectiva do paciente. O sucesso dominou o evento que pode ser acessado, gratuitamente, pela conta do Simpósio Mácula no YouTube. O encontro trouxe ainda, com exclusividade para médicos e residentes (pelo Zoom), as palestras dos renomados médicos oftalmologistas com atuação em São Paulo, Arnaldo Bordon e Francyne Veiga.

 

Molduras

1. Sob coordenação do procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, o Cetrei - da PGE/Ceará, a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e a UFC/ Programa de Pós-Graduação em Direito realizam o Seminário Execução Civil. Os painéis acontecem entre os dias 3 e 6 de novembro, de 18h às 21 horas. Dia 3, o procurador geral Juvêncio Vasconcelos Viana falará sobre "Moderna Execução Civil". Inscrições: acesse www.esace.org.br e clique no banner que direciona ao novo portal.

2. Empresário João Soares Neto anda mais feliz. Próximo dia 31, seu Shopping Benfica completa 21 anos de sucesso e colaboração ao processo cultural da Cidade. Ali os lojistas estão sempre bem e o auditório, a galeria e as salas de cinema receberam, ao longo desse tempo, grandes eventos.

3.Marcos Fernandes, presidente da Academia Metropolitana de Letras e vice da Academia de Cinema do Ceará, completa 60 anos de formado em Odontologia, pela UFC. Jovem, entusiasta e atuante em vários segmentos profissionais e artísticos, ele comemorou a data participando, última sexta-feira, de uma missa de Ação de Graças na Igreja de Fátima, cantando "Ave Maria", de Franz Schubert, em parceria com a soprano Rachel Martins e acompanhado pelo violino do prof. Joselito Carvalho.

 

Holandina com o filho querido Ricardo Cavalcante e a nora Rosângela
Holandina com o filho querido Ricardo Cavalcante e a nora Rosângela

Passarela

Holandina Cavalcante estará cercada pela linda família que constituiu, com o amadíssimo Amarílio, próximo dia 30. Nesta data ela comemorará a chegada de seus 96 anos, mantendo a juventude, a alegria e o amor.

A BPW Fortaleza celebra hoje seus 26 anos de fundação. Presidente Fanda Bastos Aguiar organizou, com sua diretoria, um jantar no Ideal Clube, quando serão homenageados todos os profissionais que realizaram palestras através de plataforma virtual Zoom para os associados. Entre esses dr. Vicente e dra. Emilly Nobre, Camila Borges, Lêda Maria Souto, Fátima Barros, Hercília Correia e Patrícia Lobo.

 

FOTO 3 Consuelo Dias Branco e a filha Graça
FOTO 3 Consuelo Dias Branco e a filha Graça

Tudo azul

Consuelo Dias Branco e a filha Graça, sabendo selecionar os lindos roteiros, viajaram para paisagens bem diferentes. A mãe estava com a filha Regina desfrutando do charme e da calmaria do Hotel Carmel, localizado na Taíba, onde comemorou sua troca de idade, dia 23. E Graça curte com a filha Gabriela, que estuda na Suíça, a beleza da Turquia.

 

FOTO 4 Mana Holanda e Maria Vanda em dia de compras de presentes para festejar o Natal
FOTO 4 Mana Holanda e Maria Vanda em dia de compras de presentes para festejar o Natal

Mais mais

Linda a decoração da loja de presentes de Maria Vanda Sá, no Shopping Aldeota. O Natal ali se torna mais bonito e as sugestões de presentes são garantia de boas escolhas para todas as idades. O mostruário de santos e medalhas, os modernos porta-retratos e os objetos para avivar a festa natalina destacam-se e atraem todos os olhares.

Hernioplastias, hidroceles, postectomias são algumas das cirurgias presentes ao mutirão de pequenas cirurgias que ocorrerão no Sopai - Hospital Infantil Filantrópico, no início de dezembro. Elas beneficiarão um público de 0 a 17 anos.A primeira dama Onélia Santana é madrinha do projeto.

Terezinha Rolim vai comemorar seus 86 anos dominada por todas as cores da alegria. Os filhos Ricardo e Márcia, ele com Sandra e ela com Marcílio Cartaxo, chegam de João Pessoa para a programação, juntando-se com a irmã Daniele e o cunhado Régis Medeiros, só para festejar a aniversariante. Grupo de amigos se une garantindo prosseguir os festejos.

Nonato Soares de Castro e sua amada Zezé passam sempre o fim de semana na sua morada "francesa", em Pernambuquinho. Entre o badalar do sino da matriz, vizinho à moradia do casal, ele recita seus versos de um poeta apaixonado pela vida e conversa com os amigos.

No belo cenário do Hotel Carmel Taíba circularam Bruna Marquezine e Thassia Naves que ainda está lá curtindo o sol, o mar e todo o encanto do lugar.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?