Logo O POVO+
Paulo Bonavides: Louvação
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Paulo Bonavides: Louvação

Tipo Opinião
Foto3: Mateus ganha mais um prêmio para sua coleção  (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Foto3: Mateus ganha mais um prêmio para sua coleção

Foi um alguém sempre especial. Ético, vigilante, sabendo expressar o silêncio e a paz, enriquecendo de luz, simplicidade e inteligência suas ideias e exposições. Agora partiu para a Casa do Pai. Ingressa em outra missão, na companhia do Deus da sabedoria. Ele é Paulo Bonavides, o mestre .

Para Djalma Pinto, procurador da República, professor e escritor, o professor Bonavides partiu deixando suas lições imorredouras. Mestre dos mestres, dedicou-se à cátedra com exemplar assiduidade e devoção, repassando às gerações seus profundos e sólidos conhecimentos imprescindíveis na formação dos grandes juristas. Muito cedo demonstrou a inconveniência do normativismo desconectado da realidade por provocar a impotência do constitucionalismo jurídico, propondo, então, uma ordem constitucional justa cujo conteúdo traduzisse os anseios da organização política e da cidadania, com ênfase na proteção das liberdades. Sua partida deixa um imenso vazio na sociedade. Manter-se-ão, porém, vivas as suas advertências de que a assombrosa desigualdade social, que humilha a consciência desta Nação, precisa ser enfrentada para a longevidade da Constituição.

Para Adísia Sá, jornalista e professora, Paulo Bonavides teve uma vida devotada ao Direito, conhecendo como poucos as práticas, os questionamentos e a história - história que ele também soube escrever para seus discípulos, seus companheiros. Para o País. Mas, a marca maior dele foi a simplicidade. Sabia tratar todas as pessoas igualmente, não importava a classe social, o cargo exercido. Era amável, um cidadão verdadeiro. Conheci ao longo do tempo, na juventude. Era também jornalista. Sempre simples. Deixa uma lacuna no universo do conhecimento. 

Um dia especial

Ricardo Cavalcante, o dinâmico e ousado presidente da Federação das Indústrias do Estado Ceará (Fiec) troca hoje de idade. Interrogado sobre o sucesso adquirido em tudo que projeta e realiza, Ricardo Cavalcante ressaltou: "é impossível não associar o crescimento profissional a uma estrutura familiar que nos confira equilíbrio, sobriedade e honradez". Mantendo seu casamento com Rosângela alicerçado no amor, e cultivado entre os filhos Vitor e Natália e os netos Sofia e Daniel, Ricardo revela: "o projeto de Deus é a família. Com certeza, a família faz a diferença, sempre fez e fará".

 

Foto4: Guedes participa de outra mostra internacional
Foto4: Guedes participa de outra mostra internacional

Passarela

O artista plástico José Guedes é um dos brasileiros participantes da mostra "Territórios Virales", reunindo artistas de nove países América Latina selecionados por um júri formado por Brian Mackern (Uruguai), Carla Ferrer (Argentina), Federico de la Puente (Argentina), Nicolás Bertona (Argentina)e Rodrigo Gómez Mura (Chile). A primeira parada da mostra acontece na Galería Municipal de Las Artes, em Buenos Aires. Depois, segue para várias instituições culturais latino-americanas.

Amanhã, Fortaleza receberá um um novo restaurante. O Carbone Steakhouse, localizado no BS Design. Sob o comando dos sócios Rodrigo, Ciro e Victor Moreira, o restaurante para 210 pessoas, conta com arquitetura moderna, dividida entre estrutura climatizada e espaço ao ar livre. O chef argentino Alejandro Peyrou revela que "em nosso cotidiano, iremos explorar a gastronomia cearense. Cada um dos nossos ingredientes passa pelo forno à lenha. São pratos bonitos, bem elaborados com sabores incomparáveis".

O poster "O Olhar do Grito", de Mateus Matos Montenegro, ganhou o prêmio Ibero Americano de Design, Clap 2020. Mateus tem formação em Arquitetura e Urbanismo e mestrado em Design Gráfico e Editorial. Desde 2015 se dedica exclusivamente à Montenegro Design, e nos últimos dois anos abiscoitou 16 prêmios internacionais.

Ivana Bezerra levou a exposição "Arte por Artista", com 33 obras de 24 artistas, para seu Hotel Sonata de Iracema. A mostra ocupa o espaço cultural Ana Amélia, no interior do empreendimento. O projeto "Arte por Artista" foi criado pelas curadoras Andréa Dall'Olio e Veridiana Brasileiro. Interessados em visitar a bela exposição podem fazer de 8h às 22 horas, todos os dias. Entre muitos: Annelise Grieser, Erico Gondim, Ingrid Barreira, Mano Alencar, Totonho Laprovitera, Tulio Paracampos e Vando Figueiredo.

 

Mais Mais

As lições de preservação da natureza ainda não foram aprendidas. Vivemos em uma sociedade que muito maltrata nosso planeta. Esses são tópicos encontrados no artigo "Terra", publicado no O POVO, último dia 5, de autoria do educador Tales de Sá Cavalcante. De tão importante, deveria ser tema de reflexão para os estudantes.

Jório da Escóssia muito mais feliz. Nasceu Maria Thereza, sua primeira neta, filha Nathalia e de Osvaldo Duarte. O nome é uma homenagem carinhosa à vovó materna.

Lisieux Brasileiro em estado de graça. Amanhã, ela inaugura em sua maison o espaço Tânia Bulhões, o melhor na linha de perfumaria e presentes.

Na reta final da campanha para escolher o novo prefeito de Fortaleza, o vale-tudo se amplia. Mentiras, promessas falsas, fake news, ataques aos adversários dominarão. Isso é bom. Vão nos oferecer oportunidades para conhecermos melhor os candidatos e selecionarmos quem merece nosso precioso voto.

Lino Villaventura projetou toda a beleza de seu trabalho, com a sua coleção apresentada, noite de sábado, no programa virtual da São Paulo Fashion Week.

Eliardo Santos e Kátia na curtição total dos netinhos gêmeos Lucas e Mateus, herdeiros de Lara Facó e João Paulo Viana Braga.

Duas belas viúvas contemplam o altar. Islay Rangel, namoro antigo. A outra, matriarca querida iniciando romance com amigo de velhos tempos.

Ethel Whitehurst continua abrindo portas para rendeiras e artesãos comercializarem seus produtos. Todos os sábados uma feirinha no antigo Country Club, hoje restaurante Sirigado (av. Barão de Studart, quase esquina com Costa Barros) tem coisas lindas sendo apresentadas.

A família e os amigos, agora, se unem em orações, agradecendo aos céus a recuperação da saúde de Maurício Filizola, Kleber Cunha e Marcília Tavares, acometidos de Coronavírus.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?