Logo O POVO+
Artesanato: mais renda e beleza
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Artesanato: mais renda e beleza

Tipo Opinião
FOTO5 - Maria de Lourdes e Aramicy Pinto vão ser bisavós. Nascerá a primeira filha de Lara e Raimundo Joca Neto, ela filha de Rafaela, a querida herdeira da família. Na foto, quando da festinha anunciando a boa nova, os bisavós com a neta e Joca Neto (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação FOTO5 - Maria de Lourdes e Aramicy Pinto vão ser bisavós. Nascerá a primeira filha de Lara e Raimundo Joca Neto, ela filha de Rafaela, a querida herdeira da família. Na foto, quando da festinha anunciando a boa nova, os bisavós com a neta e Joca Neto

O artesão cearense dia a dia sente-se mais valorizado com as ações assumidas pela primeira-dama Onélia Santana. Desde o projeto de comercialização das peças até a estadia na Casa do Artesão Cearense, em Fortaleza, com uma estrutura que comporta até 50 artesãos, tudo é traçado fio a fio para que esses grupos criativos sintam-se acolhidos, felizes, desfrutando das melhores condições de trabalho e de prosperidade. Onélia acabou de inaugurar mais uma loja de vendas no Shopping Aldeota, reforçando agora seu convite à população, para mergulhar na cultura e tradição do Estado através do legítimo artesanato cearense. "Na nova loja todos podem encontrar as diversas tipologias artesanais para comprar, dar de presente e apreciar. É mais um espaço implantado pelo Governo do Ceará estimulando a geração de emprego e renda". Ela ainda destacou realização da 60ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart), sendo realizada no mesmo shopping. O Estado já apoiou e realizou cerca de 340 eventos desde 2015.

A titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, sempre vibrando com o trabalho dos artesãos ressaltou a importância do funcionamento de uma loja bonita, confortável e moderna. "É mais um benefício tanto para os artesãos, quanto para os clientes, presenteados com mais uma opção de acesso ao legítimo artesanato cearense".

 

Molduras

A campanha eleitoral em Fortaleza quase tirou as gráficas do vermelho, comenta Eulálio Costa, líder do segmento. Ele afirma que a campanha é o Natal da produção gráfica, que diante de um ano difícil e mutante, pôde ter alento, sentir a efervescência do trabalho, alicerçado nos santinhos e botons, já que os cartazes e outros materiais saíram do mapa. Fortaleza tem hoje quase 500 gráficas, entre grandes e pequenas. Na eleição ficam cerca de 50 com uma atuação mais forte, informa o ex-presidente do Sindicato da Indústria Gráfica do Ceará.

Começou a crise de ansiedade entre os prefeitáveis com os resultados das últimas pesquisas. Sarto ganha pontos e Luizianne perde. Capitão Wagner prefere desconhecer os resultados e Heitor Ferrer, infelizmente, segue como um passarinho. Entre nós leitores, começa a última etapa de avaliação sobre em quem votar, no próximo domingo. Quer para prefeito, quer para vereador nosso voto é o maior testemunho da prática democrática, do amor à cidade e a população carente. Não votemos em corruptos, em pessoas más, distante da prática cidadã e do respeito a Deus e ao próximo.

São 22 anos de dedicação a um dos projetos que veio dar destaque aos arquitetos e decoradores, valorizando seus trabalhos e impulsionando nuances novas para a "luminosidade" das residências e do viver bem. Falamos da Casa Cor Ceará, um empreendimento funcionando por todo esse tempo, entre a coragem e a competência de Neuma Figueiredo.

FOTO3 - Amigo Maurício Filizola chegou de surpresa para abraçar o aniversariante, e Chico Esteves
FOTO3 - Amigo Maurício Filizola chegou de surpresa para abraçar o aniversariante, e Chico Esteves

Tudo azul

Um café da manhã, sem pompas, comemorou na Fiec a troca de idade do presidente Ricardo Cavalcante. Contudo, a temperatura do café com leite, não alcançou o grau elevado das manifestações de carinho e admiração, reveladas nos discursos dos escolhidos para saudá-lo. O aniversariante muito feliz, devolveu cada manifestação, com suas palavras afetuosas, revelando que naquela Casa, durante este primeiro ano de gestão, já festeja vitórias, como: a transformação digital, processada pela prata da casa; a projeção e crescimento do observatório Romano, um dos maiores bancos de dados do País, armazenando e oferecendo um trilhão de informações e o enfrentamento da pandemia da covid-19, apoiando e mantendo todos os funcionários, e levando todo o sistema a colaborar com soluções, inclusive a produção do Elmo.

Ao final, veio a declaração de amor: "temos aqui na Fiec as melhores pessoas, os melhores profissionais. Eu, particularmente, posso hoje, comemorar meu aniversário com minhas duas famílias: a primeira histórica, e a segunda a família Fiec. Diariamente, estão me dando alegrias e levando-me a agradecer a Deus esta grande conquista de felicidade", concluiu entre aplausos.

Mais mais

Maria de Lourdes e Aramicy Pinto vão ser bisavós. Nascerá a primeira filha de Lara e Raimundo Joca Neto, ela filha de Rafaela, a querida herdeira da família. Na foto, quando da festinha anunciando a boa nova, os bisavós com a neta e Joca Neto.

"É tempo de plantar e deixar florir nossas casas". Com esta declaração o querido padre Eugênio desenvolve para este tempo, dominado pelas aflições causadas pelo coronavírus, a campanha Reflorescer. Consiste em doar aos domingos, após as missas, no páteo do Colégio Santo Inácio, mudas de Ipês coloridos.

Sociedade Consular relembrou domingo, dia 8, a figura do grande Janius Fuzesi, que em vida foi o elegante cônsul da Hungria e que naquela data faria 94 anos. Do filho Janius (vice-cônsul), revelação amorosa e encantadora, e de Zsofia Eross Sales, cônsul da Hungria as palavras identificadas com a de todos nós - "hoje o céu está em festa. Alegre e cheio de músicas, tal como ele gostava".

Destaque pela alta gastronomia, o restaurante Caravaggio Cucina & Vino apresenta ao público uma experiência musical embalada pelos acordes do jazz com o evento "Caravaggio Jazz Night". Começou quarta-feira, 4, com cantora Nayra Costa, apresentando um repertório, valorizando os clássicos das divas do jazz, com a participação de Tito Freitas e Ricardo Pontes.

Registramos com pesar, mas com a certeza que Deus e Nossa Senhora a receberam no céu. Partiu Marisa Alencar Bezerra a mãe querida de Ivana, Ivanzinho, Vânia e Rossana.

Ontem foi dia de abraçar os aniversariantes: Celina de Castro Alves, Beatriz Pinheiro, Ingrid Gerding e Glória Vilar de Queiroz. Amanhã, João Batista Holanda, Raul Barroso e Taís Pinto.

Professor Leunam Gomes deve estar muito feliz com a resposta positiva que sua palestra denominada "Professor com Prazer" vem recebendo. O tema importantíssimo para a compreensão do trabalho dos mestres, cativa os estudantes e profissionais. Os integrantes do IVA de Itapajé e Guaraciaba do Norte foram os últimos a ouvir.

Otília e José Carvalho na curtição total do primeiro neto Miguel, que chegou alimentado pelo amor dos papais Ana Carolina Luna Carvalho e Mário Igor Damasceno.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?