Logo O POVO+
A ressaca dominante
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

A ressaca dominante

Tipo Opinião

Fortaleza amanhece hoje, em clima de ressaca. Ontem, mais de 1,8 milhão de eleitores foram as urnas, depositar seu voto para prefeito e vereador da Cidade. Qual terá sido o percentual de votos conscientes refletindo o posicionamento de quem deseja ter no poder homens sérios, comprometidos com a democracia, a justiça social, o bem comum?

 

Presidente da Soamar Ceará, Meton Vasconcelos com o capitão dos Portos/CE, CMG Ricardo Barillo Cruz e o comandante da Escola de Aprendizes- Marinheiros/CE, CF Ruy Ulisses da Veiga Junior
Presidente da Soamar Ceará, Meton Vasconcelos com o capitão dos Portos/CE, CMG Ricardo Barillo Cruz e o comandante da Escola de Aprendizes- Marinheiros/CE, CF Ruy Ulisses da Veiga Junior

Molduras

Presidente da Soamar Ceará, Meton Vasconcelos com o capitão dos Portos/CE, CMG Ricardo Barillo Cruz e o comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros/CE, CF Ruy Ulisses da Veiga Junior. Estavam reunidos quando a Soamar Ceará fez, no cenário da Escola de Aprendizes-Marinheiros, cerimônia alusiva ao Dia do Amigo da Marinha. A entidade tem uma longa e importante história, além de uma lista de nomes marcantes na vida cearense, integrando seus quadros.

Próximo dia 7 de dezembro, acompanharemos felizes mais um evento, da listagem programada pela colunista para encerrar o ano. O Grupo de Comunicação O POVO realizará, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho, 7ª Região, o "Webinar Saúde e Segurança do Trabalho: os desafios da retomada no pós-pandemia". O evento acontecerá em ambiente virtual, através da plataforma Zoom, e será transmitido simultaneamente nas redes sociais do O POVO Online.

A noite de quarta-feira, 11, foi marcante para a TrendsCE. A startup cearense voltada para conectar negócios a investimentos, do empresário Marcos André Borges, contribuiu para o debate nacional e local com o webinário "Os desafios do crescimento econômico do Brasil e do Ceará", reunindo os debatedores Mansueto Almeida, economista e ex-secretário do Tesouro Nacional, e Samuel Pessôa, doutor em Economia pela USP e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV. No painel, Mansueto destacou que "em 20 ou 30 anos, o Ceará vai ser um pólo de desenvolvimento no País".

Antonio Colaço Martins, fundador do Centro Universitário Fametro (Unifametro), tomou posse da presidência da Academia Fortalezense de Letras na última quarta-feira, 11. A nova diretoria foi eleita para o mandato de 2020 a 2022. Integrante da Academia desde a sua criação, há 18 anos, Antonio Colaço Martins ocupa a cadeira nº 11, que tem como patrono Farias Brito. O novo presidente é doutor em Filosofia e especialista em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade de Lisboa.

Noivos Thaís e Adriano Pinto
Noivos Thaís e Adriano Pinto

Tudo azul

A igreja do Cristo Rei foi o cenário perfeito para a consagração de amor de Thaís Studart (filha de Tânia Teixeira e João Carlos Studart Gomes) e Adriano Pinto, há 27 anos já vivenciando uma união que rendeu ao casal filhos e netos. Coube ao padre Eugênio a bênção nupcial, levando-os a reafirmar a fidelidade, o carinho e a prática das lições de Jesus.

A beleza da noiva encantou os convidados. Ela em vestido branco, fluido e decotado, assinado por Ticiana Sampaio, exibiu joias lindas da Diamond Design. A decoração do tempo foi de Alexia Fontes.

Raul Barroso, na foto com a amada Isabel
Raul Barroso, na foto com a amada Isabel

Passarela

Raul Barroso, na foto com a amada Isabel, trocou de idade e comemorou ao lado das filhas dele, Rosselini e Larissa. O filho Alessandro, que mora nos Estados Unidos, acompanhou virtualmente, emitindo mensagens de carinho.

Sensacional. "Levado", o livro de Carolina Campos, ilustrado pelo seu marido, o artista e professor Pablo Manyé, será uma das obras adquiridas pela lei Aldir Blanc, via Secult/Ceará. Elas serão distribuídas por todas as bibliotecas públicas estaduais. 

E o jovem advogado Frederico Cortez ganhou elogios do ex-juiz Sérgio Moro como referência em obra jurídica, quanto ao tema da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor público. Cortez assina o artigo "Lei Geral de Proteção de Dados: diretrizes e implicações para uma sociedade pandêmica", que faz parte da edição "Coletânea de Artigos Jurídicos em Homenagem ao Professor José Laurindo de Souza Netto" e foi organizada pela Universidade de Curitiba (Unicuritiba), em conjunto com o CNJ, STF e STJ.

Mais mais

Necessidade. Entre os profissionais de saúde reinou uma grande alegria com a comunicação do governador Camilo Santana, de que em breve, assinará a ordem de serviço do Hospital Universitário da Uece.

Ministrado por Pablo Manyé, o curso "Cor Integrando Ciência e Arte: cromologia", organizado pela Uece, será virtual. Dias 24, 25 e 26, das 10 ao meio-dia. Site: semanauniversitaria.uece.br

O empresário e ex-presidente da Fiec, Beto Studart, não poderia estar mais feliz com seu empreendimento BS Design. Atualmente, ali são quase 100 obras em andamento efetuadas por empresas e profissionais liberais que já elegeram aquele espaço comercial como o mais moderno e charmoso de Fortaleza.

Fim de semana foi de comemorações. No sábado, para Branca de Castro, Carlos Juaçaba, Flávia Pegado, Vanley Melo e Régis Frota. Ontem, para Julinha Gurjão, Tereza Ximenes e Leônidas Azevedo.

Vânia Rocha ganhou orações e parabéns quando da celebração da Missa, na Paróquia da Paz, último domingo. Dia seguinte, amigas se reuniram em almoço, para também festejar a nova idade de alguém que sabe ser carinhosa, meiga e entusiasta.

Sandra Pereira e toda a equipe do Studio Hair (rua Fonseca Lobo, 317) já orientando a clientela para um novo visual, eliminando corte, tintura e penteados mantidos durante a pandemia da covid-19. É hora mesmo, de inovar, rejuvenescer e esperar o Natal, ressalta.

Claudenísia Silva Soares, secretária do Rotary Club Alagadiço recebendo mais carinho por conta de seu aniversário.

Esta noite, às 19 horas, na Paróquia da Paz, padre Fernando Pontes celebra missa marcando a partida, há sete dias, de Marisa Alencar Bezerra para a Casa do Pai. A família e os muitos amigos vão estar reunidos nesse encontro marcado de espiritualidade e saudades.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?