Logo O POVO+
Saúde e educação, os primeiros desafios do novo prefeito
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Saúde e educação, os primeiros desafios do novo prefeito

Médico Paulo Chapchap (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Médico Paulo Chapchap

Fechadas as urnas, ao prefeito eleito em 2020, Sarto Nogueira, caberá um desafio gigante. Em primeiro lugar, a pandemia agravou os sérios problemas com os quais são os governantes obrigados a lidar. Como reduzir a contaminação e oferecer cuidados e assistência de qualidade aos enfermos, que necessitam dos hospitais públicos, parece ser o problema mais grave e imediato a ser enfrentado.

A geração de emprego e renda exigirá a formulação de políticas públicas de estímulo aos empreendedores para que novas oportunidades de trabalho sejam oferecidas aos jovens, marcados, na sua maioria, pela baixa escolaridade.

Por fim, uma melhoria na qualidade do ensino fundamental é esperada do novo gestor. Afinal, a opção crescente de muitos adolescentes pelas facções criminosas, que infernizam a vida da população, decorre do abandono da escola. Sem ela, as opções para a prosperidade são reduzidas neste mundo tão competitivo. E nessa passarela entra ainda a valorização do professor, necessitando de mais qualificação e salário digno. Esperamos que Sarto e Élcio Batista acionem um projeto social e educativo amplo, urgente e eficiente.

Emília Buarque, presidente do Lide/Ceará, vai encerrar, sexta-feira, dia 4, a programação anual com palestra e discussão de tema envolvendo a saúde, o enfrentamento da Covid 19 no próximo ano, cuidados e responsabilidades. Duas importantes autoridades serão expositores: o médico Paulo Chapchap, diretor geral do Hospital Sírio Libanês e presidente do Movimento Todos pela Saúde, e a PHD em Ciência Biológica, colunista do O Globo, Natália Pasternak. Ela é a única cientista brasileira, escolhida pela ONU, para explicar, via redes sociais, a criação de vacinas contra o coronavírus. Filiados cearenses serão distribuídos em dois grupos: presencial e on line, para ouvir os palestrantes.

Inscrições são gratuitas e o tema é importantíssimo. Falamos do webinar "Saúde e Segurança no Trabalho- a retomada pós-pandemia da Covid -19", marcado para o dia 7, às 14 horas. Quando idealizado pela colunista, o evento veio fortalecido pelo desejo de colaborarmos com os médicos do trabalho, executivos, empresários, gestores de RH, universitários e estudiosos. Dividimos a ideia e recebemos do Tribunal Regional do Trabalho, através de seu presidente Plauto Carneiro Porto e do des. Franzé Gomes, adesão e organização da pauta trabalhista. Todos reconhecem a necessidade urgente de desenvolver em um só encontro as orientações e informações que os dois temas contém. Inscrições gratuitas via: especial.opovo.com.br/segurancadotrabalho

Envolvidos na alegria de ver o sucesso da Tentacion ao completar 40 anos de fundação, Fátima e Juvenal Duarte dividem com os filhos Vivian Fermanian, Camila e Thiago Borges as lições de trabalho e dedicação. O projeto, de tão dinâmico, atraiu ao longo do tempo a produção pela moda de dormir e depois da moda íntima, entre cores e marcas de sedução para o homem e a mulher. Agora a passarela mantém as lindas coleções infantis. Tudo comemorativo.

Festejar o aniversário, entre abraços e benquerença é ver o brilho e as tonalidades bonitas que ainda pintam o mundo. Comemorações já reuniram a colunista com os Grupos: Das Azuis, Quarteto de Ouro, Mulheres Pensantes, Alfe, BPW e o Nascemos para ser feliz.

Mantendo a fortaleza do Banco do Nordeste para apoiar os empreendimentos da região, mais o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, o presidente Romildo Rolim tem sempre boas notícias, mesmo neste tempo de crises. Ele revela que as contratações do banco com o segmento de micro e pequenas empresas já alcançaram, em 2020, o valor de R$ 4,2 bilhões com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e meios próprios (Recin). Não bastasse, somente este ano a entidade realizou mais de 46 mil operações com MPEs, contribuindo para fortalecer negócios e promover a geração ou manutenção de emprego e renda.

Kátia e Eliardo dos Santos comandam noite de amanhã, no Ideal Clube, a festa natalina do Rotary Club Fortaleza Planalto. Pe. Fernando Pontes fará o momento da religiosidade.

Além de uma bonita decoração de Natal com a temática "O Circo", o Shopping Benfica mantém o Projeto Árvore do Bem, direcionado a mil crianças carentes, que ali têm seu nome, idade e instituição que integram e o brinquedo desejado. "Os nossos clientes espontaneamente, apadrinham quase todas as crianças. As demais são presenteadas pelo Shopping Benfica. Ninguém fica sem presente", conta, entusiasmado, o presidente do SB João Soares Neto.

Não dá ainda para acreditar na ascensão da mulher na política. Nesta eleição para prefeito, somente uma mulher, Cíntia Ribeiro, de Palmas, Tocantins, foi escolhida para o cargo.

Um dos mais talentosos compositores e multi-instrumentistas do Ceará, Luciano Franco vai comemorar em 22 de janeiro seus 70 anos, e 55 anos de carreira. As comemorações se iniciam com uma super live no dia 10, às 19h30min, transmitida pelo canal da TV DD no Youtube. Será um grande show. Parte do repertório contará com músicas do disco "Sonho ou Canção", parceria de Luciano com o compositor, jornalista e produtor cultural
Dalwton Moura.

De Grecianny Carvalho Cordeiro o livro "Siara uma lenda de amor". A primorosa edição foi feita por Angélica Sampaio. As duas escritoras pertencem à Academia Metropolitana de Letras, uma entidade atuante, presidida por Marcus Fernandes.

Ontem trocaram de idade Neysse Andrade, Deborah Campos, Rosaly Moura e Rosaly Neves. Hoje os parabéns, com votos de felicidade para Jovina Albuquerque, Mônica Goiana e Norma Damasceno.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?