Logo O POVO+
Crianças ganharão sua cidade
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Crianças ganharão sua cidade

Tipo Opinião
A emoção dominou a nova Cidadã de Fortaleza (Foto: André Lima/Divulgação)
Foto: André Lima/Divulgação A emoção dominou a nova Cidadã de Fortaleza

Bonita, atraente e funcional. Esta é a característica da Cidade Mais Infância a ser implantada no Centro de Eventos do Ceará, em grande área mantendo o objetivo de agregar diversos ambientes, simulando uma cidade em escala infantil, com bancos, escolas, bombeiros, polícia, hospitais e outros segmentos. Quer estimular a criança a exercer sua cidadania, conhecer e se identificar com uma profissão e também vivenciar os equipamentos de lazer e recreação, de forma educativa e prazerosa. Ideias são colhidas no Programa Mais Infância desenvolvido pela primeira-dama Onélia Santana, levando inúmeros benefícios aos pequeninos da Capital e do interior cearense. A natureza estará presente, na nova cidade, com bonita área onde se ensinará a defesa e conservação, além de um programa permanente de informações infantis.

Na Holanda, na cidade de Madurodam, assim como em outros centros, este tipo de "cidade" já funciona, atraindo não só as crianças, mas os adultos, ali voltando à infância, em meio de tanta beleza e atrações. Aqui, em Fortaleza, o projeto já é bem mais moderno e funcional, e o adiantado das obras poderá garantir sua inauguração, como um presente de Natal.

MOLDURAS

Viagens de lazer aquecerão completamente o segmento de turismo do Ceará, nos próximos meses. As companhias aéreas ampliam seus voos, prevendo a Gol, por exemplo, que somente em dezembro e janeiro o aumento de passageiros em relação ao ano passado, para Fortaleza, será mais de 90%. A pandemia e o aumento do euro e do dólar faz o brasileiro descobrir o próprio Brasil, e nada é mais belo que o Ceará com suas praias.

Pérolas do discurso de agradecimento de Onélia Santana ao receber o título de Cidadã de Fortaleza. 1. Divido com todas as mulheres cearenses atuantes, trabalhadoras e entusiastas. 2. Pulsa no meu ventre a emoção e a gratidão ao Leo e todos os vereadores. 3. Aumenta agora a minha responsabilidade com este carinho e testemunho de confiança em nós.

Uma região em permanente desenvolvimento, não parando sequer diante da pandemia. A afirmação é de Dummar Neto, presidente executivo do O POVO, que semana passada esteve visitando autoridades do Cariri, e avaliando o ritmo do comércio e da indústria de lá. Devoto do "Padim Ciço", Dummar destacou em Juazeiro a contribuição das universidades, oferecendo cursos para uma clientela exigente, fazendo e acompanhando o Cariri sempre em evolução e progresso. O Grupo mantém lá a Rádio CBN O POVO Cariri e a Revista O POVO com edição para dezembro.

Leia também | Confira mais opiniões, informações e crônicas exclusivas dos colunistas do O POVO+

TUDO AZUL

"A aquisição de competências de leitura e escrita são a base para a educação de qualidade e o desenvolvimento da consciência crítica". Com esta visão Graça Bringel, reeleita para presidir a Associação de Lojistas e Líderes Femininas (Alfe), firmou dar prosseguimento ao Projeto Asas destinado a criação de bibliotecas e distribuição de livros. Na sua solenidade de posse, ela ganhou saudação carinhosa da escritora e ex-presidente da Alfe Rosa Virgínia e a presença de lideranças classistas, educadores, familiares e os muitos amigos.

Presidentes: Rosa Virgínia, ex, e Graça Bringel, atual
Presidentes: Rosa Virgínia, ex, e Graça Bringel, atual (Foto: Arquivo Pessoal)

Fátima Duarte, Luiz Gastão (presidente Fecomércio), Ana Studart e Ethel Whitehurst
Fátima Duarte, Luiz Gastão (presidente Fecomércio), Ana Studart e Ethel Whitehurst (Foto: Arquivo Pessoal)

Grupo de alfeanas
Grupo de alfeanas (Foto: Arquivo Pessoal)

Graça Bringel e Assis Cavalcante, presidente da CDL
Graça Bringel e Assis Cavalcante, presidente da CDL (Foto: Arquivo Pessoal)

Elia Farias e Célia Macedo
Elia Farias e Célia Macedo (Foto: Arquivo Pessoal)

Edite Bringel e Graça
Edite Bringel e Graça (Foto: Arquivo Pessoal)

MAIS, MAIS

Lia e Victor, filhos queridos de Virgínia Studart e Antônio Mourão e de Danielle Pontes e Valdísio Pinheiro, celebram seu compromisso de amor dia 29, em cerimônia na Paróquia de Cristo Rei e recepção aos convidados no Lulla's Athenée. A noiva vestirá uma criação de Ivanildo Gomes e o noivo um terno Hugo Boss.

A partir de amanhã tem Casa Cor Ceará mantendo total disciplinamento para o público que, inclusive, tem que apresentar comprovação de vacina contra a Covid-19. O espaço é totalmente ao ar livre e os ingressos vendidos pelo site.

Artigo de Tales de Sá Cavalcante, veiculado no O POVO do último dia 21, "A Questão das Questões" é peça obrigatória de reflexão para os educadores e unidades de ensino.

Na Serra da Ibiapaba, de 28 a 30, o Merci Bistrot apresentará "Oktober Serra 2021", trazendo a tradição das comidas, músicas e bebidas, lembrando a tradicional festa Oktoberfest da Alemanha. Destaque para uma programação registrada em Munique e Blumenau: a famosa competição de chopp de metro. Wenison e Banda formam a atração musical.

O artista Edismar Arruda, de Jaguaribara, que trabalha com peças de sucatas formando diversos animais, é um dos confirmados na 3ª Edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura, marcada para o período de 3 a 7 de novembro. O evento acontece de forma híbrida, presencialmente, no Centro de Eventos, e on-line, pela plataforma da Fenacce. Inscrições pelo Instagram: @fenacce.

Heliane Pimentel de Castro teve sua troca de idade festejada entre as mensagens de suas amigas da Alfe e ACF.

João Soares Neto cedeu, noite da última sexta-feira, o Espaço Benfica de Lançamentos para um Encontro de Prosas e Versos comemorando o Dia do Poeta e da Poesia. Silas Falcão autor da ideia ganhou o apoio da Editora Lucarocas Artes e Letras. Ali, Lucarocas lançou seus cordéis bregas: "O Batom no Guardanapo" e a "Morena no Forró".

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?