Adolescentes e pais: como ter um encontro melhor nas férias
clique para exibir bio do colunista
A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.
Adolescentes e pais: como ter um encontro melhor nas férias
Entre os pais, as férias representam um período de dificuldades, por conta da falta de disponibilidade para os encontros — os pais continuam trabalhando e os filhos ficam fora da escola. A harmonia precisa existir, e o professor, psicólogo e escritor Marco Aurélio Patrício Ribeiro descreve bem essa situação. É fundamental, afirma ele, que entendamos que o período de férias pode ser um momento de grande aprendizagem de vida para nossos adolescentes. "Gosto sempre de dizer, quando me questionam sobre o que fazer com os adolescentes nas férias, que devemos lembrar que o ser humano é um ser que se constrói através de vínculos sociais, ou seja, laços sociais", afirma.
"Então, a melhor contribuição que podemos dar aos nossos adolescentes durante o período de férias", prossegue Marco Aurélio, "é promover com eles situações de relacionamento social." Uma boa convivência familiar, estar em casa com os filhos, passear com eles, viajar, levá-los para assistir a um bom filme, visitar uma exposição, assistir a um show ou ir ao shopping promovem essa convivência. Ele acrescenta que também seria interessante lançar alguns desafios para esse período. Por exemplo: ler um bom livro, iniciar uma atividade física, andar de bicicleta juntos pela cidade, ou diminuir o tempo que eles passam nas redes sociais. "É importante propor desafios. Os filhos vão compreender que podem ter grandes ganhos como pessoas, como adolescentes, ao fortalecerem seus vínculos sociais e diminuírem, por exemplo, os vínculos virtuais", finaliza o psicólogo.
Sociedade cearense. Curiosidades. História. Memória. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.