Logo O POVO+
MOLDURAS
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

MOLDURAS

. (Foto: .)
Foto: . .

Para marcar os 400 anos de nomeação de Martins Soares Moreno como capitão mor do Ceará, uma delegação de intelectuais e historiadores deixará Fortaleza rumo a Portugal. Dias 9 e 10 de novembro todos estarão em Santiago de Cacêm para cerimônias e confraternização. Integram o grupo, Lúcio Alcântara, Augusto Bezerra e o general LimaVerde.

Antes, dia 7, às 17 horas, Rômulo Alexandre com Antônio Carrelhas e Armando Abreu farão uma apresentação na Sociedade de Geografia de Lisboa sobre a história de Martins Soares Moreno, narrando inclusive a excursão que eles realizaram, recentemente, do Ceará ao Maranhão, acompanhando o roteiro do desbravador.

Se o empossado para a presidência da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza é Marcus Fernandes, acreditamos que ali acontecerá uma programação diferente, ousada e marcada pela beleza e organização. A solenidade está marcada para o dia 27, às 19 horas.

Sabendo homenagear quem bem merece, o presidente da Apesc, Prof. Ari Othon Sidou comemora o Dia do Professor com um jantar dançante no Teka's Buffet, próxima sexta-feira. Manterá o programa de reconhecimento ao trabalho, homenageando alguns nomes selecionados. Na listagem para receber o Diploma Honra ao Mérito, o professor Francisco Souto Paulino, ex- diretor do Curso de Comunicação da UFC e fundador do Curso de Comunicação Social da Fanor. Receberão o Troféu Coruja: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, José Erinaldo Dantas, Edmar Maciel e Paulo Roberto de Castro Nogueira.

Tudo azul

Todos louvam, mas nós mulheres, nordestinas e crentes na divindade do amor, da caridade e do perdão, estamos em estado de graças. Em um só mês ganhamos a beata Menina Benigna e a Santa Dulce dos Pobres.

A celebração de canonização no Vaticano, último domingo, foi marcante, inesquecível. Muito bonita a pedra brasileira cortada em forma de coração guardando a relíquia (osso da costela) da santinha da Bahia. Destaques para a multidão de brasileiros presentes, eram mais de 15 mil, e o sincretismo que a Santa Dulce dos Pobres impulsionou unindo todos os credos em torno da sua vida de dedicação e socorro aos pobres e abandonados.

Hoje, como forma de viver a alegria de ter esta santa venerada, podemos pedir suas graças quer com a sua oração já registrada, quer com a música interpretada por Waldonys, um sanfoneiro como ela foi.

Passarela

Esta tarde, 15h30min, as integrantes da BPW agendam uma visita unindo a arte e a beleza. Acompanhadas da presidente Fanda Bastos, elas vão ao Museu da Indústria conferir a exposição Novos olhares para Monalisa. É um trabalho nascido do desejo da médica Veridiana Brasileiro de formar uma coleção com criações dos mais diversos artistas locais e nacionais.

MAIS, MAIS

Um repertório de músicas sacras eruditas abre hoje, às 18h15min, os "Concertos do Carmo", com a participação do Coral Emsemble. Uma vez por mês atividades iguais acontecerão no bonito cenário da Igreja do Carmo, ali na Av. Duque de Caxias.

Delanne Barreto tirou uns dias de férias e foi para Portugal curtir a vida e também pesquisar a culinária para trazer novidades ao seu Santuário das Águias.

Reveillon do Ideal Clube, marcado sempre pela elegância e animação, já está sendo o preferido de grupos de amigos e famílias inteiras da sociedade. Mesas sendo vendidas na secretaria.

Nasceu Maria Helena para alegria dos papais Rodrigo Portela e Carol Machado. Avós Verônica Barreira e Fernando Câmara vivenciam esta alegria.

Priscila Cavalcante continua atraindo pequeninos e grandinhos para sua exposição Agulha de Ouro, mostrando 500 bonecas Barbie no espaço da Casa Cor. São realmente lindas.

Graça Bringel fez ontem a primeira reunião de diretoria da Alfe, entidade que ela presidirá até 2021.

Eduardo Carvalho Rocha e Fernandinha Franco formando um novo casal apaixonado.

Fagner fez 70 anos e a mídia festeja, garantindo grandes espaços para ele contar sua história e para sua plateia ouvir o belo repertório. Para nós, basta Borbulhas de Amor e Mucuripe.

PAULUS apresenta o livro-reportagem Irmã Dulce, a Santa Brasileira que Fez dos Pobres sua Vida", escrito pela jornalista Karla Maria.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?