Logo O POVO+
Professores qualificados e escola digital
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Professores qualificados e escola digital

Tipo Opinião
O Grupo Mulheres do Brasil realizou por todo o País o treino de corrida e caminhada pelo fim da violência  contra a mulher. Foi no último domingo. Aqui em Fortaleza, Annete de Castro, presidente dessa organização e sua diretoria, garantiram o sucesso do evento. Grande número de participantes percorreu 2,5, 5 e 10 Km. Recado foi bem dado. (Foto: .)
Foto: . O Grupo Mulheres do Brasil realizou por todo o País o treino de corrida e caminhada pelo fim da violência contra a mulher. Foi no último domingo. Aqui em Fortaleza, Annete de Castro, presidente dessa organização e sua diretoria, garantiram o sucesso do evento. Grande número de participantes percorreu 2,5, 5 e 10 Km. Recado foi bem dado.

O balanço foi do ano de 2019, mas o olhar já está totalmente direcionado a 2020 vitaminado pela certeza que são prioridades as lentes de aproximação e eficiência com a ESS- Educação, Saúde e Segurança. Governador Camilo Santana manteve, por um dia e meio, reunidos no cenário do Palácio da Abolição, o secretariado do Governo e presidentes de órgãos vinculados.

No capítulo Educação, onde projetos já alcançam nota máxima de eficiência, governador quer muito mais. Foi enérgico, revelando a necessidade de avaliação de programas de capacidade e qualificação de docentes. Prometeu recursos e possibilidades para a formação e aperfeiçoamento do professorado e melhoria das escolas e laboratórios.

Reforçou a ampliação do programa de implantação de escolas de tempo integral com ênfase para o ensino médio profissionalizante, priorizando as vocações e as potencialidades econômicas das comunidades. Valorizou a ação do Conselho de Educação que busca a integração com o Sistema Educacional. E aquecendo o segmento anunciou fortemente: vamos juntos construir o governo digital, onde o programa de Escola Digital atingirá toda a rede pública estadual.

MOLDURAS

- Pela primeira vez, nessa reunião da elite governamental, destacavam-se as presenças femininas, em escala de qualidade e quantidade. Isolda Cela, vice-governadora; Socorro França, secretária da Proteção Social, Justiça e Direitos Humanos; Eliana Estrela e Fernanda Pacobahyba, secretárias de Educação e da Fazenda; Ada Pimentel, presidente do Conselho de Educação. Mais, Denise Carrá, secretária executiva de Turismo e Janaína Farias, assessora do governador.

- Esta noite, as 19 horas, na cobertura da Fiec, o presidente Wandocir Romero realiza o coquetel de confraternização de Natal da Câmara Brasil Portugal no Ceará. Na ocasião será apresentado o décimo Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, evento dos mais importantes para o ano de 2020.

- Quinta-feira, 12, José Guedes faz exposição denominada “A Obra”, MARCANDO OS 5 anos da Casa D’Alva, um centro de arte e de encontro dos que apreciam o belo e as muitas manifestações artísticas.

- Está em ritmo de casamento e/ou separação a pré-campanha às eleições para prefeito de Fortaleza. Capitão Wagner prepara as alianças para se unir a Geraldo Luciano buscando ter no cortejo a classe média. Luizianne Lins volta a perturbar garantindo que começa sua campanha casada com 20% do seu fiel eleitorado. Prefeito Roberto Cláudio apoiado na lista de presentes que continua a oferecer à população de Fortaleza não faz revelações. Mas muitos dos amigos não concordam em RC não ter ainda nenhum nome forte para chamar de seu. E Cid Gomes afirmando tirar licença do Senado para cuidar do seu PDT se divorcia de André Figueiredo.

- Erivaldo Arraes e Alessandra receberam noite de sábado, na mansão do Porto das Dunas, os colegas dele diplomados em Engenharia, pela UFC, em 1974. Entre os professores também convidados, circularam os engenheiros de 45 anos de formatura e bem- sucedidos na profissão: Osley Machado, Valdízio Oliveira de Queirós, Galba Couto, Hélio Galisa, Eliane Leite e outros mais. Notada a ausência de Zé Carlos Pontes.

- Escritor Juarez Leitão mantém, hoje, em Fortaleza, o único e animado encontro da intelectualidade e de políticos, em torno de boas conversas e recordações. É o Café com Tapioca. O último reuniu antigos prefeitos Vicente Fialho, Lúcio Alcântara, Luiz Marques e Antônio Cambraia, nesta foto cercando a aniversariante e homenageada, jornalista Lêda Maria, o anfitrião e o jornalista Pedro Gomes de Matos

- Gen. Hamilton Mourão, vice-presidente da República, em sua vinda a Fortaleza só para atender o convite da Fiec, presidida por Ricardo Cavalcante, abraçou seu amigo Cel. Luiz Benício, chefe da assessoria parlamentar do Exército no Ceará. Os dois foram contemporâneos na Academia Militar das Agulhas Negras, Aman.

PASSARELA

- Hoje é um dia cheio de bons momentos. No auditório Castello Branco, da UFC, acontece o Prêmio Gandhi de Jornalismo, neste ano registrando 152 inscrições. Às 16 horas, a Academia Fortalezense de Letras, presidida por Seridião Montenegro, faz em sua sala de poesia, localizada na Faculdade Farias Brito, a confraternização natalina e a noite presidente Fanda Bastos comanda o Natal da BPW, no Ideal Clube.

- O Grupo Mulheres do Brasil realizou por todo o País o treino de corrida e caminhada pelo fim da violência contra a mulher. Foi no último domingo. Aqui em Fortaleza, Annete de Castro, presidente dessa organização e sua diretoria, garantiram o sucesso do evento. Grande número de participantes percorreu 2,5, 5 e 10 Km. Recado foi bem dado.

TUDO AZUL

Na curtição de um amor muito especial estão:

1. Os avós: Hélio Galisa, Eliane e Jaime Machado. Nasceu Maria, a filha querida de Márcio Galisa e Flávia.

2. Jornalista Arnaldo Santos curtindo a netinha Alícia, que chegou para a alegria dos papais Thiago Santos e Paula.

3. Mônica Hélvio Feitosa vivenciando a alegria do retorno do primeiro netinho Pedro, que foi de férias para São Paulo, na companhia dos pais Victor Pinheiro Feitosa e Iza.

MAIS MAIS

- Toca Couto, em ritmo de festas natalinas, criando e executando as ceias e os cardápios de doces e salgados. Mas, sua grande festa de Ano- Novo é no Golf Ville, Porto das Dunas, onde, mais uma vez, assina o buffet para cerca de 7 mil participantes.

- Alessandra Aragão, aniversariante do dia 22, receberá durante todo o dia as muitas amigas, no apartamento do filho Alyson.

- Empresário Luiz Carlos Correia, garantindo, via sua empresa Mudanças Confiança, a pontualidade e segurança dos objetos valiosos e de estimação que acompanham os que precisam trocar de endereço, quer dentro da Cidade, quer pelo País afora.

- Lisieux Brasileiro e AT Jewel movimentaram amigas dia de ontem, na Maison de LB onde os lançamentos de roupas bonitas para as Festas de Natal e Ano- Novo foram apresentados, atraindo fartas aquisições, inclusive para presentes.

- Prefeito e vice de Redenção, Davi Benevides e Ana Paula Braga, cuidam dos últimos detalhes da comemoração de 151 anos do município, próximo dia 20. Na programação concurso para escolha da Miss escolhida ao concurso Miss Ceará, em grande festa com show de Dinho Acaiaca.

- Mafrense, cerimonialista e organizador de grandes eventos, escolheu passar as festas de fim de ano em viagem de lazer, figurando no roteiro a Jamaica e a Colômbia.

- Escritoras Aureny Braga e Jane Caneca preparam para o dia 14, às 18h30min, no Opy Açaí (Av. Des.Gonzaga, 1416), o encontro de artistas e escritores, mais um show de talento.

- Fátima Goulart e Jeová já regressaram para Portugal. Morando em Porto, lá reunirão a família para comemorar o Natal.

- Identificados pelo cupido, a bonita Ingrid Galisa e Sidney Cutrin preparam a celebração do amor para 2020.

- Marcus Fernandes e Tainá, atores, integrantes do Grupo Arte de Viver, apresentaram um belo texto sobre a amizade, na abertura do Seminário Geração Família. Produção e direção de Hemetério Segundo.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?