Logo O POVO+
Prevenir é meta do presidente
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Prevenir é meta do presidente

A meta é estar presente nos municípios e não somente punir, mas prevenir eventuais inoperâncias ou desvios do dinheiro público. A declaração esclarece qual o centro das ações do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora, assumindo sua 5ª gestão desde que entrou naquela Casa em 2004. A posse ocorrerá dia 2 de janeiro. Távora, que foi deputado estadual por três legislaturas e apaixonado pelo trabalho, mantém em suas horas de lazer a prática da leitura.

MOLDURAS

GENERAL do Exército Estevan Theóphilo está em Fortaleza. Daqui, segue para assumir o comando militar da Amazônia, mais um desafio para seu currículo marcado por muitos deles.

PORTO DAS DUNAS precisa de uma ação policial superior à usada pelos bandidos sempre presentes. A reivindicação dos moradores por um patrulhamento integrado e ostensivo na região merece ser ouvida e executada, barrando de vez o território livre para assaltos, brigas, roubos e outros males.

ADAHIL BARRETO, o parque integrado ao mais importante projeto de preservação ambiental de Fortaleza, está prontinho para receber as crianças em férias. Tem equipamentos de lazer, áreas para jogos, fotografia e piquenique. Trilhas e cenário para se jogar conversa fora e encontrar os amiguinhos. Tudo isso extensivo aos adultos. Pais e filhos são beneficiados neste cenário de união.

Prefeito Roberto Cláudio, apoiado na lista de presentes que continua a oferecer à população de Fortaleza, não revela qual será seu candidato à sua sucessão. Deve estar acreditando que o eleitor saberá ser grato aos seus feitos. Garante o prefeito que o seu tempo atual tem um só foco: a Cidade. Assim, amigos que discordam de RC não ter ainda nenhum nome forte para chamar de seu, deverão ser saciados só mesmo no novo ano.

O PRESIDENTE da Escola Superior de Advocacia do Ceará, Andrei Aguiar, faz o balanço do seu primeiro ano de administração revelando o êxito alcançado com a realização de dois cursos de pós-graduação à distancia, mais 214 outros cursos/palestras, tendo atendido 11.581 alunos; cursos presenciais para 5.003 alunos, o projeto itinerante, que levou a diretoria da Escola às 16 subsecções do Ceará para avaliação das demandas educacionais de cada região.

Teve casa cheia, noite da última quinta-feira. Embaixadoras do Estrelário Ana Studart, Emília Buarque, Ana D'Áurea Chaves, Micheline Pinheiro e a colunista comandaram as vendas dos belos produtos (toalhinhas, adornos, rendas, acessórios e outras cositas) exibidos na loja que produz frutos-vendas para a Edisca. Essa é mais uma ação apoiada por Dora Andrade para colaborar com a escola de arte e dança, carente de recursos para sobreviver, continuando a formação de crianças e jovens carentes, que ali encontram um verdadeiro lar.

Tudo azul

Destaque para a festa da diretoria do Ideal, noite do dia 12. No Salão Humberto Cavalcante todos ouviram a saudação dos presidentes Alcimor Aguiar e Amarílio Cavalcante, destacando o bom desenho do clube no ano que se finda e mostrando as primeiras ideias para 2020. Ao som do repertório musical de Rafael, o sorteio de brindes da loja Ideal 1931 e o jantar de confraternização se desenvolveram no ritmo da união e do afeto.

Josilda e Walter Belchior, sempre ao lado dos filhos queridos, Delano com Heloísa Magalhães; Germano com Carol Pinheiro e Alessandro, recebem a família e grupo de amigos próximo sábado, 21. Josilda há alguns anos vem comandando a bonita festa de Natal com ato religioso e jantar de confraternização.

A confraternização natalina do Rotary Club Fortaleza Planalto, presidido por Rogério Masih - com a colaboração total da amada Cléia -, foi iluminada pelo entusiasmo e benquerença que marcam os integrantes da entidade. No Ideal Clube, os casais vivenciaram a música selecionada por Juvenal Duarte; a saudação bonita de Walter Torquato e o depoimento de cada rotariano sobre o desejo maior para 2020. Viviane Miranda integrou o grupo feminino realizando uma das mais significativas festas de Natal do clube.

Passarela

O Natal foi comemorado na Academia Fortalezense de Letras, última quarta-feira, 11, na sala da poesia da Universidade Farias Brito, dando direito a apresentação do Auto de Natal, de Beatriz Alcântara, e dissertações sobre a festa cristã apresentadas por Eduardo Fontes, Ubiratan Aguiar, Geraldo Jesuíno e a colunista. Coube às escritoras Maria Luiza Bonfim e Graça Roriz Fonteles interpretar a música "A Capela".

Sexta-feira próxima, às 18h30min a inauguração do voo da Air Europa aproximando Fortaleza da Espanha, via Madrid. Tem corte de fita, visita à aeronave e a presença de autoridades cearenses, começando pelo governador autor e incentivador do aumento do fluxo turístico via a chegada da nova empresa, chegando e garantindo boas viagens.

MAIS, MAIS

O Juiz federal André Dias Fernandes e a amada Ivna passaram o fim de semana em Fortaleza, trazendo alegria aos amigos como Fernando Fialho e Verônica.

Lúcio Bessa e Crismene, além de manterem vivo seu casamento de 44 anos, sabem acompanhar os amigos em eventos importantes como o Seminário Geração Família, voltado para discussão e ideias sobre temas valiosos para uma sociedade construída sobre valores, respeito e amor a Deus.

Germana e Vicente Ricardo Feitosa realizaram sua tradicional Ceia Natalina tendo como ingrediente principal a fraternidade. Próximo dia 20, o casal segue com o filho Guto para a Espanha, ao encontro da filha Beatriz que faz curso de especialização em Salamanca. Dali, todos saem para passar o Natal em Paris.

Padre Neto e sua irmã Cilene Oliveira. Próximo domingo, 22, o vigário da Paróquia de São Vicente completa 32 anos de vida sacerdotal com um mapa de muitas e importantes realizações. Após todas as missas haverá espaço para os cumprimentos e manifestações de afeto.

O Natal e o Ano-Novo dos Alcântara será na casa de veraneio, na Praia do Cumbuco.

LUCILIA LOUREIRO ganha nova idade amanhã. Os filhos Rodrigo e Rafael com suas amadas mulheres e o marido Marcelo cuidam da festa.

Gervásio Pegado Filho otimista com os novos caminhos que regem a economia do País. Em sua área de exportação, diz existir mais segurança e desejo de investir por parte do empresariado.

A cidade já começa a receber turistas de todas as paragens. Eles não podem deixar de ver a beleza da Praça Portugal durante a noite, tendo uma linda árvore inspirada na obra do artesão Espedito Seleiro.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?