Logo O POVO+
Saúde: muita coisa para acontecer
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Saúde: muita coisa para acontecer

1 A plataforma de Modernização da Saúde, com marcações de consultas on line, e o registro eletrônico de saúde criarão até março o prontuário eletrônico garantindo o atendimento e acabando com as filas. A Agência de Regulação da Qualidade em Saúde, buscando a melhora dos resultados dos hospitais públicos estaduais, e a ampliação de 60 novos leitos em UTI uniram os desejos do governador Camilo Santana e do médico e secretário de Saúde Cabeto Martins Rodrigues. Mais que modernidade, são atitudes e formas de expressar o respeito e o bom atendimento a quem merece ser socorrido.

2 Perguntaram se a colunista era vidente, diante de muitos fatos revelados em primeiríssima. Só há uma resposta: bem informada. E já vai uma notícia para provocar a curiosidade. Depois da negociação do Hospital São Carlos, agora Rede D'Or, outro hospital mudará de comando...

MOLDURAS

Clero de Fortaleza está reunido no Seminário São José, com o arcebispo dom José Aparecido. Os padres participam do retiro anual cuja temática versa sobre "Cuidar dos Cuidadores" abrangendo toda a missão dos apóstolos de Cristo, neste mundo tão conturbado e distante das lições de fé, fidelidade e caridade. Fortalecerão o pedido do papa Francisco solicitando aos sacerdotes que abram as portas das igrejas convidando a todos para rezarem o santo rosário. Destaca o pronunciamento do papa a declaração de guerra no Oriente Médio, Ucrânia e Criméia. "Devemos orar, suplica Sua Santidade, para que Deus possa derramar sua misericórdia sobre o mundo e que o Espírito Santo ilumine os governantes para juntos lutar pela reconstrução da paz..."

Empresário Hugo Machado veio de Lisboa, direto para São Luiz. No seu hotel Luzeiros, a sociedade maranhense centralizou a animação da festa de Réveillon, e ele, ao lado de Sandra, participou de tudo feliz em ter um cenário perfeito para uma festa ímpar.

Artur Bruno, secretário estadual do Meio Ambiente anuncia mais oito áreas de lazer, esporte e cultura em torno do Parque do Cocó. Até o meio do ano garante abrir os polos da av. Raul Barbosa, do Tancredo Neves e Cidade 2000. O 2020 começa verde.

Tudo azul

Se a primeira festa realizada para inaugurar o Carmel Taíba é prenúncio de sucesso do empreendimento de Vanley Melo e o filho Tarso, o projeto está garantido. Ali, a chegada do Novo Ano ganhou a presença de quem sabe curtir a beleza da vida, embalada por 20 minutos de um show pirotécnico iluminando o mar e o cenário da programação, lindamente decorado por Gil Santos, mais a apresentação de duas bandas com um repertório bem selecionado, cozinha saborosa e farta, e diversos outros itens conduzidos por equipes qualificadas.

O branco dominou o desfile, mantendo a descontração que o lugar exigia, daí nada de brilhos e paetês, salto agulha e cílios postiços. Tasso Jereissati dava o exemplo dessa simplicidade. Usava camisa e bermuda brancas e chinelão, ao lado de Renata sempre linda e comunicativa. O casal formava mesa com toda a família. Luiz Fiúza, Ivan Bezerra, Lúcio Carneiro, Humberto Bezerra também mantinham espaços seus. Mário Araripe estava lá hollyudiano nas manifestações à nova namorada. Lara Lima, linda, comandava parte do evento.

MAIS, MAIS

Depois de saudar 2020 com amigos queridos no cenário bonito da Lagoa do Uruaú Ana e Beto Studart seguem hoje, para temporada em Miami.

Vânia e Aristófanes Canamary regressando da viagem natalina tendo o Marrocos como cenário.

Seridião Montenegro e Olímpio Araújo escreverão o livro sobre a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza.

SUZANA RIBEIRO comemorou 102 aninhos, último dia 31 mantendo a elegância e o entusiasmo como traços marcantes de seu perfil.

Ontem, dia 7 aconteceu a inauguração da exposição Infância em Liberdade, de Naiara Capistrano. Vai até o dia 31 no salão da CD Max (av. Santos Dumont, 3637).

Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba encerrou o ano de 2019 com um mapa de realizações que impulsionam a cultura popular no Ceará, há muito necessitando disso. E para 2020 ninguém tem dúvida que a agenda será gigante.

Integrantes do Rotary Club Fortaleza Planalto impulsionam agora um novo projeto: passar a festa junina em Campina Grande.

Hoje a matriarca Emília Studart Mendonça completa 98 anos cercada pelo carinho dos filhos Arnóbio, Vera, Vânia, Viviane, Virgínia e Valéria, mais dos 21 netos e 14 bisnetos.

DIANA SOBRAL passeando com o filho médico Roberto Sérgio, pelas terras chilenas. Ontem estava na Patagônia. Volta fim do mês alimentada de carinho.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?