Logo O POVO+
Feliz Páscoa!
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Feliz Páscoa!

A ressurreição de Cristo (Foto: divulgação)
Foto: divulgação A ressurreição de Cristo

A mão devastadora da civilização moderna aciona o mal tempo, os naufrágios. A Páscoa chegou anunciando a paz, a salvação. E vozes unidas clamam para Jesus subir para o barco da nossa vida. Ele serena as nossas tempestades, diz o papa Francisco, lembrando que com Jesus ressuscitado, a vida não morre jamais.

PRESIDENTE DA FIEC NO ENFRENTAMENTO DA GUERRA

O DEVER AINDA não está cumprido, mas em cumprimento. Estamos em guerra contra um inimigo invisível, mas cujos malefícios nos impactam de forma dramática. O momento é de lutar, uma batalha por vez, com as armas que temos. A afirmação é do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, à colunista, garantindo: "Na Federação temos trabalhado de forma solidária, unindo forças aos demais segmentos econômicos, acadêmicos e governamentais, para a construção de estratégias efetivas ao enfrentamento da realidade. Colocamos toda a infraestrutura do Sistema Indústria à disposição do combate à Covid-19".

O Senai-CE tem desenvolvido projetos e produzido equipamentos, em parceria com as indústrias, para doação gratuita, aos hospitais para uso pelos profissionais de saúde. O Projeto Ação Solidária, esclarece o presidente, arrecada milhares de cestas básicas para doação às famílias carentes. "No segmento Comunicação temos mantido os industriais permanentemente informados sobre questões jurídicas e econômicas que possam contribuir para a sustentação de seus negócios. Essas e muitas outras ações empreendemos, nos dando a certeza de estarmos cumprindo com a nossa missão", registra o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante.

MOLDURAS

1. ATENTO aos impactos causados pela pandemia da Covid- 19 na vida das pessoas e na economia, o Banco do Nordeste tem adotado medidas de suporte a empresas e também aos empreendedores informais. Para o presidente Romildo Rolim o momento é de proteger a vida dos colaboradores, funcionários e clientes do Banco do Nordeste, além de buscar meios para garantir a manutenção dos empregos e minimizar os efeitos da crise.

2. INTERROGADO sobre estas medidas, Romildo destaca que criou e ofertou ao mercado novas linhas de crédito, com capital de giro com até seis meses de carência e juros de 0,35% ao mês. Ofertou ainda a repactuação dos financiamentos e empréstimos já contratados também com até seis meses de carência. Dedicado às lives com os diversos setores da economia, o presidente repassa todas essas medidas, clareando as informações de como o BNB pode ajudá-los a sair da crise.

TUDO AZUL

Nádia de Sá Cavalcante aniversariante do último dia 2, vivenciou o silêncio imposto pelo isolamento social, em sua morada na Cidade Maravilhosa. Mas amigos e sobrinhos apenas arquivaram a comemoração, e colorindo-a de muito afeto escolherão outra data, inclusive com espaço para beijos e abraços a esta meiga mulher, a amada de Hermenegildo.

Lucio Brasileiro ganhou nova idade, 81 bem vividos anos, registrando na mesma data os 58 anos de presença noticiosa em canais de televisão. Começou na TV Ceará e hoje na TV Jangadeiro. A pandemia adiou a viagem programada, novamente, para Ville Franch, onde ano passado lá também comemorou o inicio da década e é um de seus cenários preferidos, ali pertinho de Mônaco e da Cote d'Azul. Mas o festival de comemorações começou, localmente, no Cumbuco, com almoço organizado por Armenuhi e Paulo Sérgio Santa Cruz.

PASSARELA

Artista plástico José Guedes refugia-se na sua morada na Praia das Fleixeiras. Ao lado da amada Ivana e do filho Pablo com a noiva Bia. Está ali desde o dia 10 quando comemorou nesta intimidade afetiva a chegada de seus 62 aninhos. Interrogado sobre como classifica a longa caminhada, diz copiar o título de um dos livros de Neruda "Confesso que Vivi. E vivi bem". Um novo projeto? Esperar passar este pesadelo que o mundo enfrenta e dar continuidade aos trabalhos que foram suspensos, executar novas obras e pesquisas. É interessante avaliar como esse isolamento social estimulou esse processo, atraindo bons resultados.

Lide Ceará, presidido por Emília Buarque, usou sua live para discutir sobre o uso da hidroxicloroquina. E apresentou aos convidados, para esclarecer sobre o tema, o médico Anastácio de Queiroz Sousa, infectologista e chefe do Departamento de Medicina Clínica da UFC.

MAIS, MAIS

Canais de televisão de igrejas e associações intensificam a projeção das cerimônias. Ontem a missa celebrada pelo Papa Francisco e por outros religiosos tornou o Domingo de Páscoa um cenário de emoções. O isolamento social permite que tenhamos tempo para acompanhar as celebrações e manter entre orações e súplicas, a fé em Deus e a esperança.

Pacientes não acometidos pelo coronavírus, em situação de média e baixa complexidade, associados da HapVida, vão ser tratados nas dependências do Hotel Sonata de Iracema, de Ivana Bezerra. Os preparativos de adaptação do local estão começando e a parceria firmada programa o atendimento para fim do mês.

Gabriela Castro usufruindo da beleza e acolhida da sua Fazenda Caiçara, em Morada Nova. Acompanhada dos filhos, nora e netos garante que não há espaço para a solidão.

Dermatofuncional Olavo Ximenes Júnior destaca em mensagem virtual que devemos cuidar das mãos e hidratá-las, intensamente, para não sofrer danos com o uso em excesso do álcool por precaução.

Caetana Alcântara trocou ontem de idade, ganhando mais carinho dos filhos e da mãe querida Eliane. Na foto ela bem acompanhada das amigas

Mês de abril marcando também nova idade para Zilma Melo,7. Luiz Fernando Mota, 8. Victor Frota Pinto, 9. Edilma Ibiapina e Paulo Barbosa, 10. Suely Belém e Pedro Jorge Medeiros, 13. Veronica Barbazan e Venúsia Ribeiro, 15. Solange Philomeno e Benadete Bezerra, 16.

Um Baobá da mesma família do existente no Passeio Público será plantado defronte a casa grande da Fazenda Flor da Serra, localizada em Limoeiro. Esse é o presente que Luizinho Girão dará a amada Gládia, após sua partida para a Casa do Pai.

Artur Bruno, que tinha Gládia Girão como aluna, em curso da FA7, destaca: era uma pessoa simples, simpática e muito participativa. Está em outro plano, fica a sua grandeza.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?