Logo O POVO+
Quarentena sim! Violência não!
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Quarentena sim! Violência não!

Tipo Opinião
Governadora Maria Vital da Rocha impulsionando a campanha contra a violência apoiada pelo Rotary Club Fortaleza Planalto presidido por Rogerio Masih (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Governadora Maria Vital da Rocha impulsionando a campanha contra a violência apoiada pelo Rotary Club Fortaleza Planalto presidido por Rogerio Masih

Quarentena sim! Violência não! Esta é uma campanha de conscientização sobre o aumento da violência doméstica no Brasil e no mundo, praticada neste tempo de confinamento causado pela pandemia do novo coronavírus. As mulheres e crianças precisam ser protegidas. Sensível a esta situação, o Distrito 4490 de Rotary International, através da dinâmica governadora Maria Vital da Rocha, lidera este movimento e conquista adesões não só dos clubes de Rotary, mas da OAB/Ceará, Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica e grupos dos mais diversos segmentos. Peças de divulgação estão circulando para fortalecer o trabalho.

Hotéis Reinventados

Canais de vendas em rede social. Hotéis com tudo automatizado, como a recepção onde o hóspede fará tudo sem a aproximação com o humano e com suas mãos, isto é, coleta de dados e confirmação de acesso; abertura do elevador e da porta do apartamento; serviços e lavanderia, tudo via um só aparelho eletrônico. Estas são as primeiras providências já sendo executadas em países que voltaram as suas atividades, como a China, e serão desenvolvidas para as redes hoteleiras do mundo. O número de restaurantes existentes será reduzidíssimo, com a possibilidade de não existir nenhum. Self-service extinto e o café da manhã, antes tão saboroso e farto, não existirá, surgindo um tipo de caixa térmica contendo os principais alimentos e colocada à porta. Reformas acontecerão em todas as dependências do hotel e o número de funcionários será mínimo. Aqui o Gran Marquise já executa um estudo detalhado sobre como será o espaço físico e o funcionamento do hotel após a pandemia.

MOLDURAS

Costuras do Bem é a denominação de mais um projeto da Fecomércio/CE, criado para oferecer mais uma oportunidade de geração de renda para costureiras e ainda ajudar na prevenção ao Covid. A iniciativa cadastrou mais de 130 profissionais para a produção de máscaras caseiras. E a campanha superou todas as previsões com a arrecadação de mais de 32 mil máscaras, agora destinadas para instituições cadastradas no Mesa Brasil Sesc. Aplausos!

Empresário João Soares Neto, um intelectual comprometido com a divulgação da arte e da cultura, prepara a edição de um livro contendo crônicas, contos, narrativas livres sobre um período de vida, onde o autor convidado a participar, tenha vivenciado desastre, viagem, alegria, ou outra mudança abrupta de vida, "similar a que estamos participando como atores, nesta quarentena negativo/positivo", ressalta.

A chegada dos 60 aninhos para Eulálio Costa motivou a organização pela amada Sandra de uma festa virtual, que gerou a chegada de quase 200 mensagens, unindo os grupos do Rotary Planalto, Fiec, turmas da boêmia, da Praia da Taíba e muitos outros. Emocionadíssimo pelas declarações de amor, chegadas ao longo do dia, Eulálio ao final da noite gritou "sou o homem mais feliz do mundo" e haja vinhos nobres embalados para serem abertos no dia da Independência pelo fim do Covid 19.

As mães assistidas pela Fundação do Rim, enfrentando sérias dificuldades, serão lembradas esta manhã pelas integrantes da ALFE, entidade presidida por Graça Bringel. Elas receberão cestas básicas, marcando inclusive a chegada do Dia das Mães.

Edyr Rodrigues Rolim preferiu a paisagem praiana para, na intimidade, receber hoje seus jovens 90 anos. Possuidora de entusiasmo pela vida, cultivado entre os filhos Pio, Clóvis Jr., Eduardo e Ricardo, mais os 12 netos e 15 bisnetos, ela está usando esse tempo de retiro doméstico para a leitura e as boas conversas por telefone com a família e grupinho amigo. 

Mais uma vitória para ela. Dra. Grisielle de Sá Cavalcante, especialista em Dentística Restauradora e Estética, concluiu o curso de especialização em Odontopediatria, e já encontra-se fazendo mestrado em Clínica Odontológica, na UFC, ampliando seus conhecimentos e prestando atendimento aos bebês e adolescentes, com a marca de sua ternura e competência.

Ter cultura é outra coisa. Além de muitas manifestações artísticas e significativas já divulgadas, sabemos que em Varallo, comunidade italiana na região bonita de Piemonte, um pianista percorre as ruas vazias, com um piano de cauda em cima de um caminhão, tocando Odeon, de Ernesto Nazareth. Emocionante.

Certa vez, em Veneza, a colunista com amigos foi tomar café, na Praça de São Marcos, e ao chegar o pianista estava tocando Manhã de Carnaval, prosseguindo com músicas de Tom Jobim. Não hesitamos em dar-lhe uma saudação carinhosa.

Tane Albuquerque a querida aniversariante da última segunda-feira, ganhou comemorações on-line. A filha Maira, inclusive, produziu um vídeo unindo a família e grupo de amigos saudando a homenageada.

Quem troca de idade hoje é o médico José Luna, um apaixonado pela praia da Taíba, onde formou grupo de amigos. A amada Zélia prepara os festejos virtuais, ao lado dos filhos do casal, Roberta, Eduardo e Fernanda.

Vereador e dentista José Porto, o Portinho, aniversariante do último domingo, ainda recebe carinhosas mensagens de seu batalhão de amigos.

Açude São Mateus, em Canindé, sangrou após anos. A paisagem é das mais lindas, provocando a ida dos filhos da terra ao local para contemplar o cenário.

Roberto Missici descobriu e está partilhando. Alguns dos livros mais caros sobre ciências e tecnologias, valendo milhares de dólares, estão disponíveis para download, gratuito (Springer Ebboks.pdf), durante esse período de quarentena. http://link.springer.com

Partiu para a Casa do Pai a médica Fanca Andrade, mãe querida de Leiria Neto, Newton, Germano, Débora, Verônica e Ronaldo.

Para Maria José Emygdio um abraço apertado por conta de seu aniversário, lamentavelmente, não comemorado pela turma
da Invento's.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?