Logo O POVO+
Mãe das mães
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Mãe das mães

A pequena Madona Cowper de Rafael Sanzio (Foto: Raphael Sanzio)
Foto: Raphael Sanzio A pequena Madona Cowper de Rafael Sanzio

O domingo foi Dia das Mães. Comemorações ficaram centralizadas em muitas orações àquela que veneramos e é mãe de todos nós: Maria. Buscamos entre os momentos transparecer o que há de divino e valioso no nosso interior e pedir lucidez para aprendermos a dar um sentido maior à nossa existência. Em nossas preces de amor e gratidão nossas mães biológicas estavam juntas com Ela. Fizemos súplicas, envolvendo principalmente a paz para nossas famílias e o mundo, mais o fim dessa pandemia e a recuperação da nossa saúde mental e espiritual. A música foi única louvando nossa mãe, sempre amorosa e protetora, invocada durante todos os dias: "te entrego a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca. Tudo o que sou desejo que a vós pertença. Incomparável mãe guardai-me, defendei-me, como filho e propriedade vossa, amém".

MOLDURAS

1- Mostrando que a Fecomércio está de olhos abertos para enfrentar os desafios e mostrar saídas para a gestão de retomada dos negócios, dos projetos e inovações, o presidente da entidade, no Ceará, Maurício Filizola fez ótimas revelações, quando de sua entrevista coletiva on line. Ressaltando os 72 anos de existência, da federação, ele disse detalhes da criação do Banco Digital, beneficiando, principalmente, aqueles que estão na informalidade. Ofereceremos 700 serviços exclusivos, facilitaremos a abertura de contas, livres das altas taxas bancárias , garantimos segurança total nas transações e uma equipe preparada para informar, orientar e acompanhar cada interessado, que tanto pode ser uma empresa como uma pessoas física. Buscando sempre algo novo, para esse processo de mudança, fortaleceremos as ações dos sindicatos para estimular o alinhamento das idéias e ações, prosseguiu Maurício Filizola, anunciando também a implantação do MarketPlace, cuja mensagem “Tá Fácil Comprar” liga-se ao funcionamento de um verdadeiro shopping Center visual, reunindo em um só lugar a gestão de qualidade dos parceiros, comunicação simples e leve e o acesso a um grande numero de produtos e de consumidores, concluiu.

2- O papel da educação no pós pandemia do Covid- 19 foi analisado com lucidez e competênc ia por dois grandes estudiosos, os educadores Viviane Senna e Mozart Ramos, durante o encontro virtual do Lide Ceará. Entre muitas afirmações duas servem de reflexão: ou se enfrenta o processo de mudanças do ensino, da sala de aula e do professor ou o Brasil não resolverá o problema da Educação no século XXI. Segunda: se as Universidades não mudarem também não mudaremos a Educação Básica. Elas não estão nem aí para a formação continuada do professor, que não se encontra preparado para os desafios, nem para as transformações exigidas no tempo atual.

FOTO LEGENDA cheio de crianças

-Auricélia Queiros coloriu seu aniversário, com um momento de intensa religiosidade, unindo, com o amado Deusmar, os filhos Rosilandia, Carlos Henrique, Patriciana e Mário Henrique, e os demais familiares, as vozes em orações suplicando a graça do amor e da saúde. 

MEIO DA PÁGINA

PASSARELA

FOTO

Empresário Beto Studart recebeu com entusiasmo a chegada dos seus 74 anos. Destaca receber o potencial da linguagem digital para dinamizar seus negócios, permitindo também trabalhar em casa, sem abrir mão do expediente junto as empresas avaliando projetos novos e convivendo com as pessoas inteligentes e empreendedoras. Mais entusiasta e charmoso, o aniversariante revela, que entre as novidades a entrar na agenda, figuram: voltar a estudar inglês e aprender violão; construir uma capelinha de Nossa Senhora Aparecida, em sua Fazenda Chica Doce, em Pindoretama, onde relaxa entre a natureza e os passeios, duas vezes por semana, na sua super negra, Biruta, da raça mangalarga machador

- Hermengarda e Eudoro Santana, recolhidos durante o retiro doméstico, no mundo particular da família, na serra das Flores, cercaram-se dos filhos, ontem, por conta do Dia das Mães.

TUDO AZUL

FOTO

Tane Albuquerque (na foto cercada pelo marido querido, Francisco e os filhos Cláudio, Maira e André), comemorou sua troca de idade somando a 3.549 , o número de refeições que a cadeia de lojas, Meia Sola e sua clientela doaram para as pessoas em situação de risco. Campanha encerrada na última quinta-feira. A Meia Sola caminhou ao lado da Auê Feira Criativa, ligada a Cozinha Experimental da Escola de Gastronomia Dias Branco, que cuidou da culinária. Só alegria!

- Cabeto Martins Rodrigues diante do seu envolvimento total, buscando cumprir bem sua missão, como médico e secretário de Saúde, diante dessa Pandemia do coronavírus, afastou-se de qualquer manifestação, ontem, data de sua troca de idade. Mas as mensagens de carinho e admiração romperam seu silêncio

MAIS MAIS

- Para o escritor Juarez Leitão o registro de 165 mil raios, nos primeiros 4 meses, prova que o Ceará terra da luz, quando enfrenta o escurecer de uma crise de saúde, o Divino ilumina os céus, em sinal de esperanças.

- Felipe Adjafre mantém um lindo programa musical aos domingos. Mesmo não podendo levar seu piano e realizar o Projeto Pôr do Sol, ao vivo, atraindo multidão, faz o show virtual através de live no Instagram (@felipe adjafre).

-Delanne Barreto cheia de otimismo sobre o sucesso da ciência e o trabalho intenso do governador Camilo Santana para o combate ao novo coronavírus, programa julho, como marca de novas atividades para o seu Hotel Santuário das Águias (Porto das Dunas).

- Psicológa e escritora Laélia Fontenele assumiu a Academia Cearense de Letras. Mas a chegada da pandemia ainda não permitiu sua participação atuante, na programação da Casa.

- Chef Lili Pereira, O Banquete, em parceria com o Projeto Acropole, permanece desenvolvendo a prática da caridade, alimentando aos sábados, com um almoço, grupo de famintos, moradores de rua.

- A coordenação editorial da Revista Contemporânea e da Acta Literária, da Academia Fortalezense de Letras do Ceará, está com os diretores de Cultura, Beatriz Alcântara, e de Publicação, Geraldo Jesuíno. Regina Fiúza e Giselda Medeiros escolhidas para a revisão.

 

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?