Logo O POVO+
AGOSTO: HOTÉIS ABRIRÃO AS PORTAS?
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

AGOSTO: HOTÉIS ABRIRÃO AS PORTAS?

O período de férias, sempre robusto para o turismo nos últimos ano em Fortaleza, já deixa raquíticas as previsões da rede hoteleira para abrir suas portas, diante da pandemia da Covid-19.

Eliseu Barros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará, se distancia de previsões, mas tem informação de que muitas unidades se preparam para recomeçar as atividades em julho. 

A empresária Ivana Bezerra, vice-presidente da ABIH, sente a mesma dificuldade em prever. "Muitos acreditam em julho ou agosto, mas tudo pode mudar diante da divulgação dos números locais de expansão da pandemia".

Já o secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, preocupado com o futuro, ressalta a dificuldade de fazer qualquer previsão. "Precisamos primeiro lutar, juntos, contra esse vírus. Livre dele o turista volta, e o Ceará, novamente será promovido como um dos melhores destinos turísticos, pelo Brasil e pelo mundo". 

Dionísio Barsi, diretor do Gran Marquise Hotel, analisa outros detalhes. "Passaremos por um novo estilo de vida envolvendo a qualificação de pessoal, a forma de produtividade, a redução de gastos, mudanças físicas e o uso de novas tecnologias para agilizar o funcionamento do hotel. Junte-se a este processo, claro que executado por etapas, o problema da pandemia do Covid 19. Resultado: a rede hoteleira poderá funcionar em agosto", diz.

Na mensagem da sogra Hermengarda para a nora Onélia, no Dia das Mães, um desejo carinhoso "que ela, Onélia continue firme e forte no projeto de construção de um Ceará menos desigual, ao lado do seu marido. "Sin perder lá ternura jamás..."

Correção. A coluna de segunda-feira divulgou essa noticia "Hermengarda e Eudoro Santana, recolhidos durante o retiro doméstico, no mundo particular da família, na serra das Flores, cercaram-se dos filhos, ontem, por conta do Dia das Mães". Faltou uma palavra para a expressão correta: "ontem, via internet, por conta do Dia das Mães". Assim, por três horas, eles em Maranguape, ficaram juntos no whatsapp com a França, São Paulo, Fortaleza e Icapuí. Conexão completa com cada filho.

Desde a madrugada os peregrinos de Fátima, não podendo comparecer ao Santuário, em Portugal, aceitaram o desafio do reitor, Carlos Cabecinhas e acenderam uma vela nas janelas de suas casas e recitam suas orações. "É uma peregrinação sem peregrinos devido à Covid-19. Não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, onde o caminho não é físico, mas interior", disse o reitor.

Em Fortaleza, o vigário da Paróquia de Fátima celebra missa às 14h, com transmissão na TV Diário.

ELA criou, juntamente com seu amigo irmão, José Luís Lira, as Academias Fortalezense de Letras, a Brasileira de Hagiologia e a Cearense de Cultura. Matusahila de Souza Santiago partiu para a Casa do Pai deixando um testemunho de amor às letras. Falando sobre a grande amiga, Lira lembra: "ela era devota de Santa Terezinha, a santa que se apresenta com rosas, talvez por isso a presença do adorno em seus vestidos. Aliás, os melhores presentes para ela eram livros e rosas. Era vaidosa, mantinha um sorriso fácil. Gostava de viver e conduzia com muita leveza, ensinando essa dádiva aos que dela se aproximavam. Sahila (seu nome na intimidade) partiu como desejava: em sua casa, sem sofrer. Já pronta para dormir, deu boa noite e acordou na eternidade".

HOMENAGEM que o padre Eugênio realizou junto o Grupo Amare, domingo, em TV local, louvando as mães, começando pela Mãe Maria, foi um evento dos mais significativos para a compreensão e valorização da vida familiar e da dedicação à maternidade. Grupo de cantores, Márcio Campos, Gustavo Serpa, Xand Avião, Gisele Caffé e outros, garantiram a sintonia entre a música e as oração.

SOMOS capazes de gerir bem cargos e trabalhos tanto como os homens. A declaração é de Mayara Chaves, a super talentosa que agora foi eleita presidente da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), há 62 anos sempre liderada por homens.

ARQUITETA Regina Catunda dedicada aos seus projetos, em seu escritório caseiro, onde agenda também atividades culinárias, outra grande paixão.

ATRIZ e secretária Especial da Cultura, Regina Duarte, desde que assumiu o cargo, escolhida pelo presidente Bolsonaro, destaca-se por pálidas e comprometedoras declarações. Está na hora de ficar de boquinha calada ou esperar bombardeios à
sua pessoa.

CORDELISTA Lucarocas traduz a pandemia como momento para refazer as energias em casa. Assim, produz versos em abundância e cuida de desenvolver novos projetos em prol da divulgação da literatura.

O PROJETO Cine Diálogos Virtuais, promovido pelo Curso de Cinema e Áudio Visual da Unifor levou a atriz Mayana Neiva para participar. Ela brilhou!

ANA JUAÇABA totalmente dedicada aos cuidados com a mãe querida e aos bons livros.

CAETANO MACÊDO de Alcântara concluindo a coleção de aquarelas, produzidas sob a inspiração da história do Descobrimento do Brasil. Os amigos exigem que ela faça uma exposição individual.

O PROFESSOR, escritor e procurador da República Djalma Pinto finaliza um trabalho valioso, trazendo uma comparação entre narração de Durkhein e avaliação pandemia.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?