Logo O POVO+
Câmara de desinfecção doada pela Fiec/Senai
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Câmara de desinfecção doada pela Fiec/Senai

Paulo Holanda e Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec
Foto: divulgação
Paulo Holanda e Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec

Nesta segunda feira, Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, vai garantir um dia mais feliz para Luiz Marques, provedor da Santa Casa de Misericórdia. Ele doará aquela unidade de assistência aos necessitados, hoje com 300 leitos, e vivenciando grandes dificuldades, uma Câmara de Desinfecção, que servirá de proteção aos profissionais de saúde, ao entrar e sair das enfermarias. São 22 pacientes ali tratados de coronavírus e quatro leitos de UTI. O equipamento, para orgulho do Ceará, foi desenvolvido pelo Instituto Senai, onde o diretor Paulo André Holanda, se empenha ao lado de 50 colaboradores, nas ações inovadoras, envolvendo cinco unidades, no enfrentamento da Covid-19.

Nazareno de  Oliveira e a amada Herbenni com os filhos Lucas e Matheus e a nora Juliana Ibiapina
Foto: divulgação
Nazareno de Oliveira e a amada Herbenni com os filhos Lucas e Matheus e a nora Juliana Ibiapina

Diretor do Sistema Master de Ensino, Nazareno de Oliveira, ao planejar sua agenda de objetivos para o novo ano (trocou de idade, último dia 17) revela o principal: "vencer o grande desafio de implantar uma cultura digital".

As ferramentas tecnológicas serão utilizadas no ensino jurídico, em grande intensidade, provando que com essa mudança que o mundo passará, após a pandemia, a inovação é uma exigência veloz. A declaração é de Andrei Aguiar, diretor da Escola Superior de Advocacia, que não hesitou em instalar e intensificar a plataforma on-line, reunindo quase quatro mil alunos em cursos, webinares e debates on line.

Em um balanço da II Guerra Mundial, quando o mundo saiu com ganhos como a cirurgia cardíaca, a cura da tuberculose e outros, perguntamos à médica pneumologista e escritora Márcia Alcântara, o que ela espera de avanço para a Medicina, após o fim dessa guerra do coronavírus, bem mais violenta. Ela respondeu: a vacina seria o ponto alto no controle das endemias.

Médica cearense Mayra Pinheiro, hoje secretária de Gestão do Trabalho e da Educação, do Ministério da Saúde, divulga a sua posição de aceitar o uso da hidroxicloroquina somado a outros medicamentos para o tratamento de pacientes com sintomas leves da Covid-19. E vai mais adiante: "tem estudos contrários e a favor, os brasileiros não podem esperar por um consenso entre os cientistas em plena pandemia".

Hoje, a Unimed Fortaleza começará a distribuição da cloroquina. Vai não só para os atendidos no Hospital Regional, mas é um tratamento por paciente, com receita médica e termo de consentimento, devidamente assinado.

Jorge e Nadja Parente
Foto: JOÃO FILHO TAVARES
Jorge e Nadja Parente

Jorge Parente, amadíssimo de Nadja, ganha hoje nova idade. O encontro com os filhos Niedja com Prisco Bezerra e Alexandre com Ira, e os netos, será totalmente virtual.

Hoje tem a Noite da Misericórdia, com padre Eugênio, na TV Diário, um encontro de oração, cânticos e de reflexão preparada com muito amor pelo celebrante, desenvolvendo sua missão de pregador da esperança e divulgador de Nossa Senhora.

Partidas sentidas

O Brasil perde um grande homem, e o Ceará, que o recebeu como sua segunda terra, para morar com a família, após sua vivência na reserva ativa, principalmente. A declaração é de João Paulo Accioly para seu amigo general Théo Bastos, hoje habitando o Paraíso. E os muitos amigos acrescentam seu entusiasmo e competência aos projetos que realizou.

Lojistas e amigos de Michel Asly tristes com a partida dele para a Casa do Pai. Quando deixou a cidade de Zarley, no Líbano, nos Anos 60, ele veio para o Ceará, e aqui, sempre vocacionado aos negócios, criou o San Michel Magazine. Casou-se com Lúcia Maria Dummar, e juntos expandiram a marca, vivenciando sempre o amor e a colaboração ao crescimento lojista de Fortaleza.

Selma Pagnaretti manda notícias informando que a cidade linda de Firenze, onde mora, está renascendo depois da tempestade que banhou a Itália, pelo coronavírus. Nas vitrines das grande lojas como Armani, Dior e a Casa Lyon de tecidos, a alegria está revelada nas cores fortes e nas estamparias lindas.

Carlos Larocca e Celina voltando a morar em Fortaleza, para alegria dos muitos amigos.

Miyuki Viana manda mensagem linda lembrando: "é tempo de reinventar, cuidar, partilhar, descobrir, aprender, viver, orar e amar". Acompanhando o "All Cool", de limão siciliano, tão cheiroso que nem parece álcool.

O McDonald's, marca operada pelo Arcos Dorados no País, vem preparando mais do que deliciosas refeições, para profissionais que continuam trabalhando, mesmo com a pandemia. A campanha "Mc Obrigado" tem como meta chegar a 100 mil combos doados. No Ceará dezenas de instituições já receberam.

Trabalho em crochê de Mayhara Chaves
Foto: divulgação
Trabalho em crochê de Mayhara Chaves

Mais que dinâmica como presidente da Cia. Docas do Ceará e da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias, a jovem engenheira Mayhara Chaves tem com hobby fazer bichinhos de crochê, mantendo a mesma perfeição nesse trabalho. Lindo, lindo!

O abraço de feliz aniversário para minha filha Rachel, mãe dedicadíssima aos filhos Léia e Luck. E também Pedro Henrique Saraiva Leão e Rebecca Albuquerque.

O advogado, escritor e ex-diretor do Náutico Pedro Jorge Medeiros, eleito Governador do Lions, Distrito LA 4, para o biênio 2020/21.

José Guedes lançou sexta exposição virtual denominada "Calvário". Está nas redes sociais da sua Galeria Casa D'Alva.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?