Logo O POVO+
Um calvário para a humanidade
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Um calvário para a humanidade

Bruno Pedrosa, artista plástico cearense, integrando o grupo dos destaques, na Itália, volta feliz ao trabalho. Abre seu atelier para concluir a nova coleção,
Foto: divulgação Bruno Pedrosa, artista plástico cearense, integrando o grupo dos destaques, na Itália, volta feliz ao trabalho. Abre seu atelier para concluir a nova coleção, "Wearable Art", ou seja, jóias contemporâneas, agora ocupando seu processo criativo. Para a coluna enviou seu chapéu anunciando "nossa alegria pelo fim da pandemia da Covid-19, no país

A humanidade vivencia um momento desafiador pela chegada de um vírus devastador com efeitos nocivos envolvendo a saúde, a paz e as esperanças. O artista José Guedes foi o primeiro a se posicionar firme e consciente sobre esta realidade, organizando uma exposição virtual, intitulada "Calvário", concebida como representação do momento atual, atraindo uma situação de sacrifício para todos. Interrogado sobre a semelhança da mostra com a realidade, ele revela que são muitas as semelhanças. Para começar, a crise pela qual passa a humanidade. A condenação injusta a que as pessoas com um mínimo de consciência social estão sofrendo. A cegueira geral com relação aos princípios cristãos, ou seja, a abnegação desses princípios básicos de humanidade, destaca. São 20 obras, pinturas, desenhos e gravuras de artistas da época renascentista até a modernidade, evidenciando a crucificação de Cristo e, também, sua ressurreição. Entre os trabalhos, Guedes escolhe a "Transfiguração de Cristo", de Rafael. "Ele expressa muito bem a ressurreição na qual insisto em acreditar", afirma. Acesso via instagram @casadalvavirtual ou facebook.com/casadalvavirtual.

São 40 mil protetores faciais só para o Ceará e cinco Câmaras de Desinfecção destinadas a proteção dos profissionais de saúde, ao entrar e sair das enfermarias. A criação e produção desses equipamentos são exclusivas de engenheiros e técnicos do Senai, entidade do Sistema Fiec, liderada por Ricardo Cavalcante. O potencial do Senai, dirigido por Paulo André Holanda, vem colaborar com a segurança e assistência aos que trabalham em hospitais e muitos dos pacientes acometidos de coronavírus.

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante assumiu o compromisso de auxiliar o governo e a prefeitura e, em seu mapa de realizações, registra-se o sucesso da jornada. Hoje, consta a entrega de uma câmara para o Hospital Walter Cantídio, da UFC, Universidade parceira no projeto. Antes, o mesmo equipamento beneficiou a Santa Casa de Misericórdia, estendendo-se nos próximos dias ao Hospital Leonardo da Vinci, HGF e Instituto Dr. José Frota. O êxito do trabalho provoca consultas de outros Estados, pedindo os equipamentos. O Acre e o Amapá, por exemplo, já adquiriram mais de cinco mil protetores faciais. Pensando em outras criações para o Senai, presidente Ricardo lembra o envolvimento também da indústria. A Esmaltec é parceira na confecção dos protetores faciais.

Processo eleitoral para a escolha do novo reitor da Uece sacode a rede social e os processos virtuais, já que o ombro a ombro está proibido na cartilha do isolamento social. Professor Jackson Sampaio saiu no dia da conclusão do seu mandato e assumiu interinamente, por 90 dias, a profa. Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, pedagoga, integrante do corpo docente desde 1986. Comunidade universitária está exigente na seleção de candidatos.

interrogado sobre qual é a forma de contribuir e de sair dessa crise Deusmar Queirós respondeu: "sendo otimista, agindo com fé em Deus e praticando a crença de que teremos um futuro melhor. É preciso mantermos a prática da solidariedade e batalharmos para diminuir a desigualdade social".

Deusmar completa hoje 73 anos, envolvido no amor de Auricélia e dos filhos Rosilândia, Patriciana, Carlos Henrique e Mário, além dos demais familiares, incluindo os 14 netos e o bisneto David. 

Domingo ela troca de idade. Stella Rodrigues a amada de Pio, dos filhos Ticiana, Isabela, André e Guilherme e dos sete netos. Trancadinha em casa, na companhia do marido, garante que tudo passará e ela vai poder comemorar festivamente a data.

Ressaltando que estamos vivendo um momento de transição planetária e desafiador, Ticiana Rolim, empresária e empreendedora social, esteve ontem, ao lado da médica Fátima Landim, abrindo seu instagram para avaliar o tema: "Espiritualidade em Tempos de Crise". A abordagem centralizou-se no significado espiritual da crise e em como podemos contribuir para seu fim. Sensacional!

Dias 29 e 30 Yelw Felício programa a realização do Retiro de Yoga, um encontro on line, direcionado a fazer da casa um templo, um lugar especial, partindo desse lugar para o encontro com o templo interior, explica. Avaliando a situação do momento atual ela e sua equipe oferecem um programa valioso de purificação e harmonização, atingindo o corpo, a mente e o coração. Mais informações 99933.0093 e
yelwfcc@gmail.com

Apaixonados e estudiosos do cinema vão estar ligados, sexta-feira 29. Presidente da Academia de Cinema do Ceará, Régis Frota, faz às 16 horas, live com a Profa. Sarissa Carneiro, integrante da Faculdade de Letras, PUC do Chile. Tema: Artes em Tempo de Pandemia.

Verdadeiras manifestações de carinho. Último fim de semana, músicos como o pianista Felipe Adjafre, participaram de um projeto homenageando os médicos e profissionais de saúde. Na porta dos hospitais em carro conduzindo cantores e instrumentos entoaram canções de amor. O Coral da Unimed se apresentou virtualmente, interpretando a música "Se Todos Fossem no Mundo Iguais a Você", emocionante. Que prossigam nas UPAs e entidades menores.

Outra manifestação bonita e reflexiva vem através do pianista e compositor Ricardo Bacelar. Em um vídeo, preto e branco, sem ilustrações de dança, fotografia, música e citações poéticas, registra-se a frase: "A cultura não pode parar. Fique em casa, o que seria viver em quarentena sem as artes".

A dança dos golfinhos nas águas brasileiras e de outros países revelam, além da beleza, a liberdade deles, da poluição. Será que após o coronavírus o homem se compromete a cuidar da natureza, evitando os crimes até aqui registrados?

Fernanda, cônsul da França no Ceará é aniversariante de domingo. Ao lado do marido Kristian Jensen terá na mini comemoração a presença de Floky, seu cachorrinho lindo, presenteado

Votos de mais saúde, alegrias e paz para Dulce Vieira ganhando nova idade, hoje; Edson Liberato, amanhã e Wilma Nobre, dia 30.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?