Logo O POVO+
Com quase 100 mil usuários, entenda como Onlaion é importante para o futuro do Fortaleza
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Com quase 100 mil usuários, entenda como Onlaion é importante para o futuro do Fortaleza

O uso do dispositivo vai qualificar as decisões da diretoria que visam o impacto direto à torcida, além de gerar receitas, benefícios e novos parceiros
Com aplicativo Onlaion, diretoria do Fortaleza espera mapear comportamento do torcedor tricolor (Foto: JL Rosa)
Foto: JL Rosa Com aplicativo Onlaion, diretoria do Fortaleza espera mapear comportamento do torcedor tricolor

O Fortaleza lançou há pouco mais de um mês o aplicativo Onlaion e já tem 98.627 usuários. Com o conceito de sócio torcedor digital para consumo mobile com conteúdos exclusivos, a ferramenta marca a inovação no clube e mira o mapeamento do perfil do torcedor. O uso do dispositivo vai qualificar as decisões da diretoria que visam o impacto direto à torcida, além de gerar receitas, benefícios e novos parceiros.

A coluna conversou com Gama Filho, executivo comercial do Fortaleza e Gustavo Verginelli, Head de Inovação da Sportheca, empresa responsável pela criação do aplicativo. O bate-papo completo com a dupla será disponibilizada na íntegra no FutCast, podcast do O POVO sobre futebol cearense, nesta quinta-feira, 8.

Aqui neste espaço destaco pontos importantes do objetivo do clube com o lançamento do Onlaion. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente. Os planos para assinantes são ofertados de forma mensal, trimestral e anual, com valores a partir de R$ 6,70. Quem é sócio-torcedor tem acesso gratuito aos conteúdos exclusivos até novembro.

"Globoplay do Leão"
Em 2020, entrevistei o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, sobre o lançamento do Sócio Digital do clube, um aplicativo com conteúdos exclusivos. Na época, ele explicou que a ferramenta era como o "BBB", com câmeras mostrando os bastidores e movimentações da equipe.

Contei sobre esse episódio para o Gustavo Verginelli e pedi que ele explicasse o que exatamente o torcedor do Fortaleza teria acesso no Onlaion. Eis a definição: "Pegando a metáfora do Bellintani, que faz todo sentido, se o Sócio Digital do Bahia é o BBB, o Onlaion é o Globoplay. O que o Onlaion quer fazer para o torcedor é oferecer ao torcedor uma experiência de entretenimento. A ideia é levar o entretenimento digital para toda a torcida até para aqueles que não conseguem ou preferem não ir ao estádio, mas conseguirá ficar próximo do clube. Tem um pouco de tudo lá dentro. É baseado em conteúdo exclusivo e antecipado."

A plataforma também foca na interação com o torcedor, que pode participar de pequenas decisões do clube, como o uniforme que será utilizado nos jogos, quem será o atleta que vai participar da coletiva e enviar perguntas.

Mapeamento e base de dados da torcida
Ponto crucial do Onlaion. A partir da ferramenta, o Tricolor vai trabalhar a base de dados e mapear o comportamento do consumidor, no caso o torcedor, facilitando decisões de impacto. O aplicativo terá papel fundamental em ações diretas para a torcida com o objetivo de gerar receitas.

"Vamos ter mais conhecimento do que o torcedor também pleiteia. Podemos fazer pesquisa e conhecer mais a fundo o torcedor, saber o que mais consome. A ideia é juntar todos os sistemas de dados de informação dentro dele. Vou saber se o torcedor foi na Leão 1918, em qual bairro, que tipo de camisa ele comprou. Tudo isso é informação valiosa que vai nos dar um feedback para planejar o futuro do clube. Vamos saber qual o modelo de camisa que o torcedor mais curte, se é só camisa de jogo, se as sociais também. Vamos propiciar o melhor serviço para o nosso cliente", afirmou Gama Filho.

"Hoje, (as informações) estão com o Google, Facebook, Youtube. Eles oferecem vários tipos de produtos a partir do que você curte, comenta. Agora vou poder conhecer o torcedor de fato com as ações dentro do Onlaion e segmentar o que é melhor para o torcedor. É um dos focos do Onlaion: estar presente na vida do torcedor para retroalimentar e planejar o futuro", completou o executivo comercial do Leão.

De acordo com Gustavo Verginelli, os torcedores que frequentam estádios no futebol brasileiro representam no máximo 2%. A ideia é abranger e impactar a torcida tricolor como um todo a partir da ferramenta. "Podemos oferecer entretenimento para estes 98% também. A experiência Fortaleza é para todo apaixonado, não necessariamente para o torcedor que vai ao estádio. Todos são importantes. Como levar o Fortaleza para o torcedor do interior do Estado, como ele ter acesso aos bastidores, ver o Vojvoda falando com os jogadores, a preparação antes do Clássico? Vimos uma maneira de expandir a entrega da paixão além de propriedades muito tradicionais no futebol", comentou o Head de Inovação da Sportheca. 

Aplicativo Onlaion oferece espaços de navegação para o torcedor, como entrevistas, desafios, bastidores e perguntas(Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Aplicativo Onlaion oferece espaços de navegação para o torcedor, como entrevistas, desafios, bastidores e perguntas

Parcerias e benefícios
Com a consolidação da ferramenta, o clube espera fechar novas parcerias, além de proporcionar benefícios para os assinantes. "A gente está no início do Onlaion. Para vender relevância, primeiro temos que mostrar a relevância. Estamos na época de coletar os dados", explicou Gama.

"A ideia do Onlaion é que seja uma plataforma de aproximação para mais oportunidades e benefícios de marcas que se interessem pelo clube nesse segmento de clientes. Em breve, haverá benefícios reais na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, na região Nordeste e no Brasil", disse Gustavo.

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?