Logo O POVO+
Obrigação de vencer e o risco de sair do G4: o cenário do Fortaleza para enfrentar o Grêmio em casa
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Obrigação de vencer e o risco de sair do G4: o cenário do Fortaleza para enfrentar o Grêmio em casa

Já são cinco jogos seguidos como mandante que o Leão não vence e evidencia a queda de produção da equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda
Fortaleza e Grêmio ficaram no empate sem gols no primeiro turno da Série A, em duelo disputado em Porto Alegre (Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPA)
Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPA Fortaleza e Grêmio ficaram no empate sem gols no primeiro turno da Série A, em duelo disputado em Porto Alegre

O Fortaleza entra em campo nesta quarta-feira, 13, no Castelão, diante do vice-lanterna da Série A, o Grêmio, que vive crise na temporada. Os momentos das equipes são completamente opostos, com o Tricolor do Pici em quarto lugar, mas também pressionado pelo resultado. Já são cinco jogos seguidos como mandante que o Leão não vence e evidencia a queda de produção da equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda.

Apesar dos resultados recentes negativos, o Fortaleza é um time muito mais bem organizado do que o Grêmio. Em meio ao disputado Campeonato Brasileiro, os cearenses têm a obrigação de vencer o frágil Imortal, que chega cercado por ambiente de turbulência pelos inúmeros tropeços. Afundado no Z4, os gaúchos vão enfrentar o Leão sob o comando do técnico interino Thiago Gomes após a demissão de Luiz Felipe Scolari, além de três desfalques importantes: Rafinha, suspenso por cartão vermelho na rodada passada, e Douglas Costas e Thiago Santos, estes que acumularam três cartões amarelos.

A "gordura" do clube do Pici no pelotão da ponta da tabela já não é mais a mesma. No G4 do Brasileirão com 39 pontos, o Fortaleza tem o Bragantino, quinto com 38 pontos, e Corinthians, sexto com 37, na cola e com possibilidades de ultrapassagem até o fim da 26ª rodada da Série A. O Massa Bruta joga nesta terça-feira, 12, em casa contra o Atlético-GO. Como mandante, o Timão encara o Fluminense na quarta.

O Tricolor cearense, que já foi o melhor mandante da Série A, não vence em casa há cinco partidas. São dois empates e três derrotas, estas em sequência. Neste recorte sem triunfo, o time só fez um gol e sofreu nove. Nos últimos dois jogos no Castelão, com o retorno do público, a equipe perdeu por 3 a 0 para o Atlético-GO e Flamengo com atuações abaixo que frustraram o torcedor.

Fora as pretensões na tabela da Série A, vencer o Grêmio tem impacto direto na confiança do elenco tricolor, que se aproxima do duelo de ida da semifinal da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, no próximo dia 20, em Belo Horizonte. Um triunfo contra os gaúchos com atuação positiva pode recolocar o Leão nos eixos. Depois do Imortal, o Fortaleza tem ainda a Chapecoense fora de casa pelo Brasileirão antes da partida decisiva diante do Galo.

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?