Logo O POVO+
Grandes corporações de "Real Estate" no Ceará são comandadas por mulheres
Foto de Luiza Alyne Menezes
clique para exibir bio do colunista

Líder do Ibef Mulher, executiva de Finanças, formada em Ciências contábeis pela FAE Business School, especialista em Gestão de Negócios pela UFPR, ambas formações em Curitiba-PR, e MBA em Administração Financeira pela Unifor. Atua há 10 anos como diretora financeira de grandes empresas como Beach Park. Hoje, é CFO da Qair Brasil

Grandes corporações de "Real Estate" no Ceará são comandadas por mulheres

Hoje eu trago o primeiro de uma série de artigos onde vou explorar o mapeamento das mulheres na liderança, promovendo o crescimento econômico de suas empresas, do setor e do nosso estado, Ceará
Renata Santiago,  diretora administrativa e financeira da BSPAR (Foto: Natanael Feitosa)
Foto: Natanael Feitosa Renata Santiago, diretora administrativa e financeira da BSPAR

Já falei da Liderança Feminina sobre os principais aspectos da inteligência emocional, que projeta a figura da mulher como a estratégia para lidar em tempos difíceis.

Hoje eu trago o primeiro de uma série de artigos onde vou explorar o mapeamento das mulheres na liderança, promovendo o crescimento econômico de suas empresas, do setor e do nosso estado, Ceará.

Você sabia que as grandes corporações, construtoras e negócios imobiliários do Ceará têm mulheres na direção em grande proporção? Você sabe quanto estes setores contribuem para o desafiador PIB de 2021, até agora? Pois vamos falar de números.

A economia cearense cresce e, apesar das consequências da pandemia, a previsão é de que o PIB estadual feche 2021 com crescimento da 6,24%, e se confirmada, superará a previsão do PIB nacional, de 5,02%. Este resultado é consequência principalmente do forte crescimento do setor industrial com crescimento de 44,96%, superando em muito o desempenho nacional de 17,8%. Das atividades do setor industrial, o melhor desempenho ficou com o segmento de transformação com crescimento de 57,91%, seguido pela construção Civil com 39,08%, eletricidade, gás e água, com 32,39%.

Grande parte deste crescimento de 39,08% (supracitado), tem nomes fortes de mulheres na liderança, como: Renata Santiago, diretora administrativa e financeira, e Renata Santos, superintendente comercial, ambas do Grupo BSPAR; Ticiana Rolim Queiroz , diretora de Gente e Impacto Social; Isabela Rolim Barros Leal, diretora financeira; e Águeda Muniz, diretora executiva, todas da C. Rolim Engenharia. Temos também Fabiola Coelho, superintendente administrativa e financeiro da Idibra Participações; Monia Heuser, diretora administrativa financeira na Construtora Mota Machado; Andréa Oliveira, diretora de Incorporações na Marquise; Vivian Otoch na J.Simões Engenharia; e Ana Virgínia Martins, da Construtora Colmeia. Entre tantas outras mulheres competentes que desbravaram estes segmentos, que há pouco tempo não possuía mulheres na direção.

Hoje meu objetivo foi mostra-lhes que temos muito mais a comemorar quando o assunto é a evolução da mulher em cargos de alta gestão.

Que o Estado do Ceará possui também uma grande mulher como Secretária de Finanças, a Fernanda Pacobahyba; e a capital cearense também tem outra grande mulher, como Flávia Teixeira, à frente da Secretaria de Finanças de Fortaleza.

Ambas escrevem seus nomes na história do Estado e na representatividade feminina.

Sem medo, afirmo que o Ceará segue na vanguarda em comparação ao resto do País quando falamos de Liderança Feminina. E a depender da nova geração de mulheres empoderadas se formando, estaremos numa crescente de mulheres em posição de poder.

Que o mundo esteja também preparado.


Foto do Luiza Alyne Menezes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?