Logo O POVO+
Conquistas inéditas do Brasil no tiro com arco e tênis de mesa
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Conquistas inéditas do Brasil no tiro com arco e tênis de mesa

Marcus D'Almeida terminou com a prata, num evento que teve presença de todos os melhores do mundo. No tênis de mesa, Hugo Calderano venceu o WTT do Catar
Tipo Opinião
Hugo Calderano (Foto: Divulgação/WTT)
Foto: Divulgação/WTT Hugo Calderano

DOIS RESULTADOS incríveis do Brasil neste final de semana. Pela 1º vez desde 1931, em que os mundiais de tiro com arco são realizados, nosso país conseguiu uma medalha. Marcus D'Almeida terminou com a prata, num evento que teve presença de todos os melhores do mundo. No tênis de mesa, Hugo Calderano venceu o WTT do Catar, torneio de nível Platinum. Foi a 1º vez que um brasileiro se tornou campeão de uma disputa desse nível.

Vamos começar com o tiro com arco. Na fase de classificação, Marcus foi o 2º colocado entre os 102 inscritos. Com essa posição não precisou disputar as duas primeiras fases do mata mata e avançou direto para a 3º rodada. No 1º dia eliminou o romeno Dan Olaru e o holandês medalhista em mundial Steve Wijler, ambos por 7 a 3, garantindo vaga entre os 8 melhores neste domingo.

Nas quartas de finais, Marcus arrasou o turco Samet Ak por 6 a 0. Na semifinal, em confronto duríssimo, eliminou o americano campeão mundial de 2019, Brady Ellison por 6 a 4. Na decisão, o brasileiro foi superado pelo sul-coreano Kim Woojin por 7 a 3. Kim é uma lenda da modalidade, tendo conquistado seu 3º título mundial, além de ser bicampeão olímpico por equipes.

Marcus assombrou o mundo em 2013, quando tinha 15 anos e terminou entre os 32 melhores do mundial. Em 2014 foi prata na etapa final da Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos da Juventude. Não esteve bem na Olimpíada do Rio, mas no ciclo para Tóquio foi prata nos Jogos Pan-americanos 2019. Na Olimpíada deste ano terminou entre os 16 melhores e poderia ter melhor resultado, não fosse o mal desempenho na fase de classificação. Agora no mundial, teve a melhor performance de sua carreira. Com 23 anos, tem pelo menos mais duas Olimpíadas para tentar repetir a medalha do mundial.

Hugo Calderano finalmente chegou ao título de um torneio internacional importante no tênis de mesa, o WTT do Catar. Vale destacar que a China não teve representantes e que Coréia e Japão não estavam com seus melhores atletas. Mas os principais europeus disputaram.

O brasileiro entrou como cabeça de chave 2, já na fase com 32 atletas. Superou o paraguaio Marcelo Aguirre e o sul-coreano Jonghoon Lim. Nas quartas de finais passou pelo francês Simon Gauzy, de quem havia perdido os 3 últimos confrontos. Na semifinal superou o britânico Liam Pitchford, outro que já o havia vencido. A final foi contra o esloveno Darko Jorgic, que na Olimpíada eliminou um dos favoritos a medalha, o japonês Tomokazu Harimoto. Calderano chegou a estar perdendo por 2 a 1, mas virou para 4 a 2. Com o título, Hugo pode figurar entre os 5 melhores do ranking mundial, posição inédita. Em 2018, Hugo foi vice-campeão deste torneio no Catar.

Medalhas brasileiras em eventos mundiais de tiro com arco, tênis de mesa, esgrima, pentatlo, eram inimagináveis até 2000. Muito bacana ver o Brasil ter atletas de ótimo nível em uma dezena de esportes olímpicos.

 

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?