Logo O POVO+
Novas duplas no vôlei de praia para ciclo de Paris
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Novas duplas no vôlei de praia para ciclo de Paris

O ano começa com novas duplas tentando recolocar o Brasil no topo da modalidade.
Tipo Opinião
Dupla Talita e Rebecca, do vôlei de praia (Foto: Divulgação/ Facebook)
Foto: Divulgação/ Facebook Dupla Talita e Rebecca, do vôlei de praia

Pela 1ª vez, desde 1996 quando o vôlei de praia se tornou olímpico, o Brasil voltou sem medalhas de uma edição. Em Tóquio, nenhuma das 4 duplas conseguiu chegar sequer até a semifinal. No mundial 2019, o Brasil já havia ficado sem medalhas. Assim, já era esperado que as parcerias fossem desfeitas e o ano começa com novas duplas tentando recolocar o Brasil no topo da modalidade.

No feminino a principal aposta é a dupla Duda e Ana Patrícia, que estiveram em Tóquio com outras parceiras. Elas jogaram juntas e tiveram enorme sucesso nas categorias de base, com o bicampeonato mundial sub-21. Duda tem 23 anos e Ana Patrícia 24. É uma dupla que pode se tornar dominante por 2 ciclos olímpicos.

Já Rebecca, 28 anos, atuava com Ana Patrícia optou por uma companheira bem mais experiente: Talita, 39 anos e 3 Olimpíadas no currículo. Outras boas duplas serão as experientes Carol/ Barbara Seixas (campeãs do circuito nacional Open 2021), Tainá/ Victoria e Mafe/ Carol. No feminino a dupla mais forte no mundo é a americana campeã olímpica April Ross e Alexandra Klineman.

Entre os homens, a principal aposta é a dupla Álvaro e Evandro, que também estiveram em Tóquio com parceiros diferentes. Ambos são experientes no circuito e tem 31 anos. Venceram pós Olimpíada, o circuito brasileiro 2021. Evandro foi campeão mundial em 2017 com André. Já o campeão olímpico de 2016, Alison, se juntou a Guto. Outra dupla forte e que com os resultados antes da Olimpíada, poderia ter ido Tóquio é André e George. Vale prestar atenção em Vitor Felipe/ Renato. Outro campeão olímpico, Bruno Schmidt, 34 anos, atuará ao lado de Saymon

No masculino a tarefa dos brasileiros no cenário internacional é mais indigesta do que a das mulheres. Três duplas dominaram os pódios nas principais competições dos últimos anos e inclusive levaram as medalhas em Tóquio: os noruegueses Sol e Morum ( ouro olímpico), os russos Stoyanovskiy/ Krasilnikov ( campeões mundiais 2019) e os catari Ahmed/ Cherif.

A temporada do vôlei de praia terá várias etapas do circuito mundial. O principal evento será o mundial na Itália, em junho.

Nas duas últimas edições olímpicas, a Confederação Brasileira de Vôlei definiu com muita antecedência as duplas escolhidas, ao contrário do que ocorre com outros países. Vamos aguardar que para Tóquio, esse critério seja revisto.

 

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?