Logo O POVO+
Bon Jour, mon lecteur
Foto de Nazareno Albuquerque
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, colunista de Economia da rádio O POVO/CBN; Coordenador de Projetos Especiais do Grupo O POVO DE COMUNICAÇÃO; Co-Autor do livro '50 Anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará' e autor dos 'Diálogos Empresariais', dois livros reunindo depoimentos de líderes empreendedores do Estado do Ceará

Bon Jour, mon lecteur

Durante cinco dias vi o nascer e o pôr do sol no Fortim, o lugar mais lindo do Ceará. Sim, muito mais charmoso do que Jericoacoara, todavia mais recatado, sem muvucas e modismos
As belezas do Fortim em dias de descanso (Foto: Reprodução WhatsApp)
Foto: Reprodução WhatsApp As belezas do Fortim em dias de descanso

Agora estou por aqui, digital, com uma coluna às terças e quintas-feiras. Prometo. No estilo dos meus conteúdos na rádio O POVO CBN, a informação econômica comentada, sempre que possível. É o meu retrato com a sua cara, o seu jeito de ler e buscar entender as coisas. Muitas vezes escreverei na primeira pessoa.

BON JOUR, MONSIEUR

Durante cinco dias vi o nascer e o pôr do sol no Fortim, o lugar mais lindo do Ceará. Sim, muito mais charmoso do que Jericoacoara, todavia mais recatado, sem muvucas e modismos. Fortim é classudo por natureza e também pelo seus frequentadores: bilionários, helicópteros, kites, jets e lanchas cruzam os céus e as ondas mansas do Coité nos fins de semana, sob a proteção dos próprios nativos e o rigoroso olhar da Marinha. Mas o surpreendente do breve descanso encontrei no Pontal de Maceió. De cada dez casas do Pontal, quatro são de franceses, uma colônia com uma gastronomia fantástica (o melhor croissant do Ceará). Pediram-me para não falar muito das belezas que desfrutei, evitando transformar o Fortim numa Jeri, hoje um lugar onde ''tá tudo dominado''.

VALE A PENA VER

O webinar "Desafios das Políticas Públicas depois da Pandemia", promovido pela Seplag, Governo do Estado e Funcap. Com Pérsio Arida como palestrante (ficou um senhorzinho parecido com Zigmut Baumann, só falta o cachimbo), Flávio Ataliba, Silvia Matos e Mauro Filho. Um bom time. Agenda: sexta, às 10 horas, no canal da Seplag.

CEARÁ NA CHINA

Nosso Estado foi convidado pela Apex Brasil a participar da "China High Tech Fair", a maior feira tecnológica da China, que acontecerá em novembro, de forma virtual. Bom participar e ver como os chineses fazem muito e conversam pouco.

LEIA TAMBÉM | MADE IN CHINA: Como o país asiático se desenvolveu e caminha para ser a principal potência do planeta

EM PIQUET

Os trilhos da Transnordestina estão próximos de Piquet Carneiro. Metade do caminho para o Pecém, destino final em território cearense. O dinheiro licitado só dá para chegar até aquele município, que fica perto de Iguatu e sob a responsabilidade da construtora Marquise. No Pecém, o ministro motoqueiro promete chegada lá pra 2027. Enquanto isso, a China constrói 40 km de ferrovia numa jornada de oito horas.

CÂMBIO

Dólar a cinco reais. Ainda não está na hora de comprar. Mas está ficando bom para conter a inflação. Eu disse: está ficando. Espere um pouco mais.

Foto do Nazareno Albuquerque

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?