Logo O POVO+
A água e o alerta
Foto de Nazareno Albuquerque
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, colunista de Economia da rádio O POVO/CBN; Coordenador de Projetos Especiais do Grupo O POVO DE COMUNICAÇÃO; Co-Autor do livro '50 Anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará' e autor dos 'Diálogos Empresariais', dois livros reunindo depoimentos de líderes empreendedores do Estado do Ceará

A água e o alerta

Ambientalistas e estudiosos da economia brasileira projetam e acrescentam ainda um diagnóstico mais grave: o elevado consumo das cidades e o agronegócio, que consomem da mesma bacia que faz chegar água aos reservatórios
Tipo Opinião
Transmissão é feita pela mesma rede do mercado cativo, apenas a conta é paga para outro fornecedor de energia (Foto: MARCELLO CASAL JR/Agência Brasil)
Foto: MARCELLO CASAL JR/Agência Brasil Transmissão é feita pela mesma rede do mercado cativo, apenas a conta é paga para outro fornecedor de energia

Olá! O Ministério das Minas e Energia nos adverte sobre a escassez hídrica do Sudeste e suas consequências gravíssimas sobre a geração das hidrelétricas e o abastecimento das cidades.

LEIA TAMBÉM | Saiba tudo sobre a crise hídrica e o risco de racionamento de energia no País na live Economia na Real; Assista agora

Os céus são responsabilizados por causa das chuvas insuficientes, e que diminuem ano a ano, apontam os técnicos. Ambientalistas e estudiosos da economia brasileira projetam e acrescentam ainda um diagnóstico mais grave: o elevado consumo das cidades e o agronegócio, que consomem da mesma bacia que faz chegar água aos reservatórios.

Nem que a vaca tussa

Da crise hídrica de 2015 até hoje, estima-se que o consumo urbano de água nas cidades de São Paulo cresceu perto de 20% em cinco anos. O agronegócio, nem sempre lembrado, vem aspirando o líquido incontrolavelmente em projetos de irrigação. As reservas hídricas já não são as mesmas nos santuários do passado.

A demanda da pecuária bovina por água é insaciável. Cada boi bebe um garrafão de água de 20 litros por dia. O rebanho de 220 milhões de cabeças de gado bebe um açude Castanhão com sua capacidade máxima todo dia. Nem que a vaca tussa, essa conta não fecha bem. Convidam-nos a colaborar, no banho, na luz e no boleto mais caro. Outra vez.

LEIA TAMBÉM | Especialistas citam MP da Eletrobras e falta de normas como riscos para fontes renováveis

Chesf: relação com setor produtivo e comunidades precisa ser mantida após privatização

Eletrobras: primeira privatização do governo Bolsonaro é aprovada na Câmara

Praia do Futuro: a hora e a vez

Explodem os preços dos imóveis na chamada Praia do Futuro nobre. Aquela entre a rua Renato Braga e a avenida Santos Dumont, 1.500 metros de litoral e uma duna recheada de mansões, onde moram (e muito bem) pelo menos três bilionários e centenas de milionários.

E chegando mais: dois lançamentos imobiliários da BTB Engenharia com aproximadamente 40 primorosos projetos de casas desenhados por Marcelo Franco e visão do nascer do sol foram vendidos num piscar de olhos. O metro quadrado dos terrenos da região mais que dobraram durante a pandemia. Todos vacinados.

Billionaire Boys Club

Reserva de carros Porsches no Ceará
Reserva de carros Porsches no Ceará (Foto: Divulgação)

O filme do título acima conta a história de um grupo de jovens abastados e entediados que querem viver fortes emoções. O filme termina se transformando num jogo mortal. Não é o caso dos nossos jovens milionários, surpreendentes e ambiciosos.

A notícia, para encerrar a coluna de hoje, se refere a 80 cearenses ricos e imunes às crises e pandemias, que já fizeram suas reservas de carros Porsche - preços variam de US$ 600 mil a US$ 6 milhões - na concessionária que está prestes a inaugurar no Iguatemi, mais um braço do arrojado e inovador Luiz Gonzaga Teixeira de Carvalho, presidente do Grupo Newland. Eita cearazinho de açúcar.

Foto do Nazareno Albuquerque

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?