Logo O POVO+
Novidades no governo e a resposta à Aeris Energy
Foto de Nazareno Albuquerque
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, colunista de Economia da rádio O POVO/CBN; Coordenador de Projetos Especiais do Grupo O POVO DE COMUNICAÇÃO; Co-Autor do livro '50 Anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará' e autor dos 'Diálogos Empresariais', dois livros reunindo depoimentos de líderes empreendedores do Estado do Ceará

Novidades no governo e a resposta à Aeris Energy

O professor da UFC, Lassance de Castro e Silva, assume Presidência da Etice. No segmento da infraestrutura, o Estado corre para atender demanda da Aeris Energy
Novo centro de distribuição da Aeris Energy no Ceará (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Novo centro de distribuição da Aeris Energy no Ceará

Novo cientista na Etice

O presidente da Etice, Adalberto Pessoa, deixa o cargo. Cumpriu um interessante trabalho à frente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará, criada em 2000 com a missão de promover soluções de tecnologia da informação e comunicação colaborando com as instituições governamentais do Estado e municípios. O professor da UFC, Lassance de Castro e Silva, assume o posto com um belo currículo e a missão de preparar o setor público do Ceará e a infraestrutura do Cinturão Digital para os desafios do 5G.

Governo responde Aeris

A Superintendência de Obras Públicas do Estado - SOP está "fazendo das tripas coração" para atender a crescente demanda do setor exportador do Ceará, em franco e cada vez mais sofisticado crescimento. Traduzindo, dinheiro curto para realizar no padrão e ritmo desejados a logística em direção ao porto do Pecém.

LEIA TAMBÉM | Exclusivo: Aeris pleiteia melhorias das estradas ao Porto do Pecém para o Governo do Estado 

Em junho passado, a Aeris Energy, que fabrica pás eólicas para o mundo, pediu ao governo do Estado que melhorasse o acesso ao Porto do Pecém de modo a atender suas exportações de pás especiais, bem maiores que as convencionais e com até 115 metros de extensão. O governo do Estado pediu para responder no dia 6 de julho.

Em reunião que envolveu a SOP e gestores do DNIT no Ceará, além da Aeris, foi encaminhada semana passada uma solução extrema e paliativa, mas que resolve a curtíssimo prazo: melhorar e monitorar os entroncamentos e pontes nas BR-222, e CEs-348-085-168. Tudo muito provisório, até que se concluam as "marrentas" obras do Anel Viário, BR-222 e CE-155, que requerem empreiteiras de ponta e licitações com preços atraentes e justos de modo a operar uma logística de alto nível em demanda ao Porto do Pecém.

Nobel do Futura Trends

O professor Josefh Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia e um dos mais polêmicos economistas da atualidade, aceitou convite do Grupo de Comunicação O POVO e será o principal palestrante do Seminário Futura Trends deste ano. Stiglitz desenvolve teorias sobre a globalização e a desigualdade de renda no mundo, e seus efeitos sobre a convivência humana, inclusive ambiental.

Seus estudos também norteiam debates acadêmicos do Vaticano, sob a liderança do Papa Francisco, de quem o Stiglitz é consultor. O seminário Futura Trends, em sua 10ª. Edição, acontecerá em setembro próximo.

Foto do Nazareno Albuquerque

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?