Logo O POVO+
Hotéis criam protocolos de segurança
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Hotéis criam protocolos de segurança

Tipo Opinião

As empresas da área de hospedagem lançaram protocolo para a reabertura das suas atividades. Sete entidades ligadas aos segmentos de turismo assinam o documento, elaborado com a consultoria de especialistas em saúde, para orientar os procedimentos. As medidas passam por normas de distanciamento social, higiene, segurança, treinamento e monitoramento.

Embora exista a expectativa para a reabertura dos hotéis em agosto, as lideranças do setor acreditam que somente em 2021 possa ocorrer realmente a retomada forte da ocupação. No Brasil, é possível ver demandas surgindo: esse é o caso de Gramado, onde os hotéis recentemente apresentaram 85% de ocupação dos seus leitos.

A diferença é que no Sul do País há uma movimentação maior de turistas dentro do próprio estado ou da própria região. No Nordeste, existem hábitos diferentes, embora o turismo de praia também possua grande força e esteja sendo cotado para retornar, mas somente no ano que vem.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 08-09-2019: Acrisio Sena (PT), deputado estadual
Foto: JÚLIO CAESAR
FORTALEZA, CE, BRASIL, 08-09-2019: Acrisio Sena (PT), deputado estadual

Guias de turismo

AUXÍLIO EMERGENCIAL

Os guias turísticos do Ceará podem conseguir auxílio emergencial do Estado. Entrou em tramitação, na Assembleia Legislativa, um projeto de indicação do deputado estadual Acrísio Sena (PT), que destina recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) para o auxílio da categoria.

"Eles foram extremamente impactados pela pandemia e devem ser um dos últimos a retomar o trabalho em condições normais", explica Acrísio. O deputado também solicitou às secretarias do Turismo e da Proteção Social a criação de linhas de crédito e medidas protetivas para os guias, além de doação de cestas básicas pela Cruz Vermelha aos mais carentes.

Governo

AFROUXAMENTO DAS CONTAS

A saída do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, anunciada no domingo, foi considerada por investidores como a possibilidade de um afrouxamento maior das contas públicas. Na sexta-feira, o ministro Paulo Guedes ouviu a reivindicação de 123 representantes do setor produtivo; ele cogitou até a possibilidade de isenção de alguns impostos, mas o caixa do Governo Federal tem limite.

Para assistir | https://www.facebook.com/opovocbn/videos/570026580322982/

Mansueto Almeida sempre bateu na tecla do controle de gastos, o que tem sido difícil neste momento de pandemia. O seu sucessor, Bruno Funchal, atual diretor de programas do ministério da Economia, terá a missão de guardar essa premissa e, ao mesmo tempo, atender às reivindicações de injeção de recursos - escolhas difíceis terão de ser feitas e não será possível agradar a todos.

Patriolino Dias
Foto: JOÃO FILHO TAVARES
Patriolino Dias

Construção

NOVAS DEMANDAS

O presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias, explica que o mercado já percebe novas demandas. Como um controle de estoque e lançamentos ocorreu nos últimos anos, começaram a aparecer demandas para imóveis de 200 metros quadrados e também para o perfil do Minha Casa, Minha Vida.

Pesquisa

AUTOMAÇÃO X AMEAÇA

Ameaça ou oportunidade? O mundo digital ainda é visto com receio por 45% dos profissionais brasileiros, segundo estudo da consultoria PwC, que ouviu duas mil pessoas no Brasil. Há ainda o temor de que a tecnologia coloque o mercado de trabalho em risco.

Diferente de outros países, 53% dos brasileiros acreditam que a automação tornará o seu trabalho obsoleto nos próximos dez anos. Essa percepção é maior (67%) entre os profissionais com escolaridade até o ensino médio.

Em tempos de pandemia, tem ocorrido uma mudança na forma de enxergar o setor de automação e muita gente tem visto essa possibilidade como uma nova forma de atender o seu cliente.

Mulheres do Brasil

PROMOÇÃO DE SAÚDE

O Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil (Núcleo Fortaleza) lançou ontem o projeto "Escuta com Afeto". O objetivo é promover bem-estar emocional, através de atendimentos gratuitos para toda a sociedade, com agendamento realizado pelo próprio grupo.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?