Logo O POVO+
Pacote impactará nas empresas com maiores perdas
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Pacote impactará nas empresas com maiores perdas

Tipo Opinião
Secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba (Foto: JOÃO FILHO TAVARES)
Foto: JOÃO FILHO TAVARES Secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba

O Governo do Estado mira em um segundo semestre melhor. A aposta é que em junho deve-se passar um risco nas pendências e as empresas olharão para frente. O pacote de incentivos lançado na quinta-feira seria um marco nesse processo.

"Precisamos investir na retomada para as empresas voltarem a crescer", ressalta a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. O pacote foi detalhadamente estudado para que a ajuda chegue a quem mais precisa.

O foco é no comércio, mas não em todo o setor. Estão excluídos aqueles que ampliaram sua arrecadação entre abril e maio. Dos 307 mil contribuintes, 54 mil devem ser impactados com o benefício de parcelamento dos débitos.

Estado 1

SEM PREJUÍZOS

O comércio precisa refazer os seus estoques e começam a aparecer melhoras nas operações. Diante disso, a secretária Fernanda Pacobahyba diz que será permitido o parcelamento dos impostos, que deveriam ser pagos em julho, até o mês de setembro. "Para os cofres do Estado do Ceará não tem perda alguma porque é meramente uma postergação".

Para assistir | https://www.facebook.com/opovocbn/videos/866695503826185/

 

Estado 2

REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA

O Estado fará todo um esforço para a redução da inadimplência em pelo menos 30%. Além da facilidade para o pagamento dos impostos, outras medidas poderão ser adotadas para a criação de oportunidades ao pagamento voluntário.

Estado 3

NOVO REFIS

O Ceará não possui mais tradição na aplicação de programas de recuperação fiscal (Refis), mas foram criados mecanismos para separar os contribuintes em categorias diferentes (contribuinte "Pai D´égua, que paga sempre em dia; o moderado; e o inadimplente contumaz). O novo Refis será avaliado no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) com esses recortes. A secretária Fernanda Pacobahyba já anunciou que não concorda com nada amplo.

Estado 4

RESGATE DO CAIXA

O novo Refis deve englobar o período entre janeiro e maio de 2020. A interpretação da Secretaria da Fazenda é que janeiro e fevereiro também foram meses difíceis em função dos motins ocorridos em Fortaleza, vindo depois a pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde no dia 11 de março.

Ricardo Eleutério Rocha   Economista, professor da Unifor e conselheiro do Conselho Regional de Economia do Ceará
Foto: Acervo pessoal
Ricardo Eleutério Rocha Economista, professor da Unifor e conselheiro do Conselho Regional de Economia do Ceará

Crescimento

RECUPERAÇÃO EM V

O Fundo Monetário Internacional (FMI) já avaliou que a recessão será em V. Isso significa que a recuperação da atividade econômica será acelerada, podendo a economia global crescer 5,4%, em 2021, e a brasileira expandir 3,6% no ano que vem.

O economista e professor da Unifor, Ricardo Eleutério, faz uma avaliação positiva desse cenário para o Ceará, caso seja mantida a proporcionalidade entre a economia local e nacional como anos anteriores.

Boticário

MELHOR PARA AS MULHERES

O Grupo Boticário foi eleito uma das melhores grandes empresas para as mulheres trabalharem no Brasil. O grupo ficou na terceira posição nacional, segundo avaliação do GPTW (Great Place To Work).

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?