Logo O POVO+
A economia para além das bravatas
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

A economia para além das bravatas

Tipo Opinião

O ministro Paulo Guedes, depois de uma semana difícil na qual foi desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro, lançou ontem, mais uma vez, a possibilidade de implantar um imposto nos moldes da CPMF.

A medida, segundo ele, não elevaria a carga de tributos, mas reduziria o peso dos impostos sobre salários, tributando transações digitais. O ministro tem tentado um verdadeiro malabarismo para ajustar as contas, ampliando gastos. A tarefa é difícil, existem colaborações de vários setores; alguns, porém, a equipe econômica nem cogita olhar. Por exemplo: entidades como os Auditores Fiscais pela Democracia (AFD), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital Fenafisco e o Instituto Justiça Fiscal (IJF) elaboraram uma proposta que parece coerente. Um documento síntese foi publicado, com o título "Tributar os super-ricos para reconstruir o País", defendendo a progressividade do imposto e isentando os mais pobres, pequenas empresas.

Leia também | A economia de olhos abertos

A medida, segundo os auditores, fortaleceria estados e municípios, gerando acréscimo de R$ 292 bilhões na arrecadação, e incidindo em 0,3% sobre as altas rendas e os grandes patrimônios. Medidas como essa, entretanto, exigem coragem e uma boa articulação para serem tomadas, e não apenas bravatas e jogos para a plateia.

 

Silvana Parente, doutora em Economia, vice-presidente do Corecon-CE e ex-secretária de Planejamento e Gestão
Foto: Arquivo pessoal
Silvana Parente, doutora em Economia, vice-presidente do Corecon-CE e ex-secretária de Planejamento e Gestão
Novo modelo

PAÍS PRECISA DE UM NOVO PACTO SOCIAL

O Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) promoveu, durante toda a semana, palestras para discutir a possibilidade de uma nova economia - tema difícil, principalmente diante dos desafios criados pela pandemia e por um governo que atira contra o próprio pé. Ontem, em entrevista ao O POVO Economia, a vice-presidente do Corecon-CE, Silvana Parente, falou sobre o assunto e ressaltou a necessidade de um novo pacto nacional em prol da recuperação do País.

Os egos inflados do governo têm feito a equipe desconsiderar a realidade da população e olhar mais para os indicadores políticos. O plano neoliberal do ministro Paulo Guedes há muito foi esquecido, e a grande luta é por recursos para manter os gastos do governo e pela formatação de um plano que garanta resultados eleitorais.

Silvana Parente considera falta de inteligência acabar com planos sociais como a Farmácia Popular e não olhar para os resultados de um programa de renda mínima. A economista é enfática: "Pelo menos parte dos recursos voltam para o governo na forma de consumo e impostos", ressalta.

Cadastro

CONTROLE DO MEI

Com o desemprego aumentando, o Governo Federal pretende facilitar a formalização do Microempreendedor Individual (MEI). A partir de setembro, esses pequenos negócios poderão começar a funcionar mesmo sem alvará ou licença de funcionamento.

Go Bag

NOVOS MERCADOS

A pandemia tornou alguns modelos de empreendimentos mais promissores. Um caso que deve ser estudado é o da Go Bag, aplicativo criado no Ceará pela empresária Nicole Hissa e que se coloca como uma espécie de "Ifood das roupas". Lançado em janeiro, o negócio tem apresentado um crescimento médio de 15% ao mês e já se prepara para entrar em São Paulo.

Ceará Global

VENCEDORAS DO HACKATON

O Ceará Global premiou três ideias consideradas inovadoras na área de soluções para a internacionalização da economia cearense. A equipe Oxente ficou com o primeiro lugar, desenvolvendo uma plataforma web e mobile com perfis de micro e pequenas empresas que atuam na região Nordeste e fazem a venda dos produtos no exterior. O anúncio foi feito pela fundadora da Muvon, Mariana Zonari, depois de 48 horas de um hackaton com mais de 500 inscritos de 14 estados do Brasil.

Bradesco

Estratégia regional

A disputa entre os planos de saúde tem andado mais intensa, e alguns deles ampliam suas estratégias. É o caso da Bradesco Saúde, que reforçou as parcerias locais. O plano fechou um acordo com o Hospital São Camilo Cura d'Ars e conta agora com a plataforma de telemedicina Saúde Digital.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?