Logo O POVO+
Ceará de olho na atração de empresas da área de logística
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará de olho na atração de empresas da área de logística

Tipo Opinião
Eduardo Neves é presidente da Adece - Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Foto: tapisrouge)
Foto: tapisrouge Eduardo Neves é presidente da Adece - Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará

O trabalho de atração de investimentos para o Ceará não parou, apesar das dificuldades proporcionadas pela pandemia. Ontem, no O POVO Economia, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece), Eduardo Neves, destacou que as reuniões com empresários continuam ocorrendo de forma remota.

Entre as áreas com potencial para a vinda de novas empresas está a de logística. Com o crescimento exponencial das vendas online e o aumento da demora para as entregas, alguns grupos estão criando unidades regionais para facilitar o envio das encomendas. Uma dessas bases está sendo negociada para o Ceará.

Neves ressalta que o Brasil não deixou de ser um País interessante e que ainda existem oportunidades. A vantagem do Estado, na avaliação do presidente da Adece, é que vinha sendo construída uma estrutura, através do Cinturão Digital e dos hubs aéreo e portuário, o que pode ajudar na vinda de novas empresas.

Adece

AGÊNCIA DE FOMENTO

A Adece se transformará em uma agência de fomento, podendo virar uma fintech no futuro. Eduardo Neves destaca que o processo é de médio prazo, podendo durar uns dois anos. A documentação está sendo preparada para ser encaminhada ao Banco Central.

Retomada

CALÇADOS E ENERGIA

Das 11 cadeias produtivas identificadas pela Adece, existem blocos de atividades que paralisaram e outros com mais chance de avançar no pós-pandemia, e as energias renováveis estão no grupo dos setores com maior potencial de crescimento. Outro segmento que chama atenção é o de calçados: a previsão era de, pelo menos, seis meses para a retomada da área calçadista, mas as empresas já sentem a melhora.

Hotéis

NOVAS ESTRATÉGIAS

O Sistema Fecomércio-CE promove quinta-feira um webinar para discutir a retomada da área hoteleira no estado. O evento é aberto ao público e será transmitido, a partir das 17 horas, pelo Youtube da instituição. Devem ser apresentadas novas ações, com apoio do Senac, para auxiliar nos protocolos de higiene e segurança sanitária.

Crescimento

PIOR QUE "PIBINHO"

O resultado da economia brasileira este ano nos faz sentir saudade do "PIBinho" de 2019. Hoje, o IBGE divulga os resultados do segundo trimestre, mas analistas antecipam que o País deve entrar oficialmente em recessão, com um recuo na economia de quase 10%. Embora o consumo tenha melhorado, a indústria e a área de serviços ainda precisarão de tempo para se recuperarem.

Pelas projeções do Ipece, o Ceará sentirá um recuo menor nos indicadores, o que não significa que também não perceberá os efeitos da recessão em várias atividades.

Indicador

NOVAS EMPRESAS

A boa notícia é de que, mesmo em meio ao caos, há gente nova nascendo, e empresas também. Pelo Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, foram abertas 219.749 mil empresas no Brasil somente em maio - esse crescimento foi de 12,8% em relação a abril, quando foram criados 194.882 novos negócios. O Sudeste concentrou o maior número de novas empresas (110.868), enquanto os números do Nordeste apontam 30.131 companhias abertas.

Estreia

ESTÚDIO O POVO

Hoje, a partir das 14 horas, estreia o Estúdio O POVO, novo programa da tarde da Rádio O POVO/CBN. O programa trata de economia, saúde e variedades.

Gráficas

CRESCIMENTO DA DEMANDA

As empresas do setor gráfico estão esperançosas com o início do calendário eleitoral. O presidente do Sindigráfica, Fernando Hélio, destaca que uma melhora na demanda já é percebida. O desafio está no fornecimento de matéria-prima: com o dólar alto, têm faltado alguns itens importantes, como papel e tinta utilizados no setor de embalagem.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?