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"BR do Mar": temor sobre maior concentração de mercado
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Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

"BR do Mar": temor sobre maior concentração de mercado

Tipo Opinião

Opreço das mercadorias consumidas nos supermercados depende dos custos de logística. Estima-se que aproximadamente de 2% a 12% dos custos dos produtos são referentes aos fretes pagos. Por essa razão, a redução e o controle da inflação passam também pela discussão da área de transporte.

Esse é um problema que se arrasta no País e que se tornou mais visível durante a greve dos caminhoneiros. Na época, ficou muito claro não ser possível depender apenas de um modal para a entrega de transporte.

Para tentar uma saída, o PL 4199/2020 foi encaminhado pelo Ministério da Infraestrutura ao Congresso. A proposta ganhou o título de "BR do Mar" e vai ser avaliada em regime de urgência. Na propaganda, o projeto é vendido como "incentivo ao setor de cabotagem marítima", mas quem trabalha na área recebeu a proposta como ameaça de inviabilização de qualquer concorrência.

Atualmente operam no País cerca de 40 empresas de transporte marítimo por cabotagem. Na prática, entretanto, apenas seis empresas subsidiárias estrangeiras controlam 95% do setor no Brasil. O diretor da Logística Brasil - Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística e sócio da empresa Posidonia, Abrahão Salomão, diz que isso dificulta a competitividade entre prestadores de serviços, refletindo no custo final das mercadorias.

O projeto, segundo ele, vai na contramão do que era esperado e gera uma proteção maior a poucas empresas de navegação, atrapalhando a concorrência do mercado.

Abrahão Salomão
Foto: Divulgação
Abrahão Salomão

Cabotagem

RESERVA DE MERCADO PARA ESTRANGEIROS

A proposta do "BR do Mar" é considerada uma falácia, isentando de impostos a importação de navios, sem desonerar os estaleiros nacionais. Abrahão Salomão considera o programa midiático e alegórico, criando travas que favorecem a cartelização do setor. "Existe movimento de lobby sobre o ministério da infraestrutura", denuncia.

Da forma como o projeto está, o empresário destaca que haverá uma reserva de mercado para navios estrangeiros, regularizando práticas irregulares.

Cabotagem 2

PEIXE CARO

Abrahão Salomão estará em Fortaleza na próxima semana e pretende conversar com empresários cearenses sobre o projeto "BR do Mar" e suas consequências no mercado. O empresário se diz apoiador do presidente Jair Bolsonaro, mas ressalta a necessidade de discussão do projeto. No caso do Ceará, ele conta que o estado possui dois portos, um grande litoral, e ainda importa peixe que passa primeiro pelo Porto de Santos para depois chegar ao mercado local, encarecendo o preço do produto.

Pague Menos

ESTREIA COM FÔLEGO

Um sonho antigo do fundador da Pague Menos, Deusmar Queirós, foi concretizado. A abertura de mercado era um projeto gestado há décadas e que somente agora foi viabilizado. Pelos números apresentados ontem, no seu primeiro pregão, começou bem, com uma valorização de 21,18%.

Fundos

CAPTAÇÃO POSITIVA

Os fundos de investimento conseguiram em agosto uma captação líquida de R$ 71,9 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) que considerou o resultado positivo. Detalhe: do total captado no mês, 69% correspondem aos fundos de renda fixa.

IEL

HUB DE EMPREENDEDORISMO

O Hub de Empreendedorismo e Inovação do IEL Ceará, lançado ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Sebrae, pode representar um grande instrumento nesse período de depressão econômica. Além de motivar pequenas empresas a se aventurarem, nesse momento de pandemia, a estudar a possibilidade de novos produtos, cria um ambiente para a solução de problemas, inclusive na área de gestão.

 

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