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Comércio busca girar estoque com Dia do Cliente
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Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Comércio busca girar estoque com Dia do Cliente

Tipo Opinião

O varejo tem investido em novas datas para ampliar suas vendas: a novidade agora é o Dia do Cliente, comemorado hoje. A aposta é de que, com o tempo, haja a ampliação das adesões dos lojistas e as promoções fiquem mais frequentes, mas alguns estabelecimentos já estão investindo no contato direto com as pessoas listadas em seus cadastros e oferecendo descontos.

O objetivo é fazer girar o estoque que precisa de renovações periódicas. O Governo Federal tentou ajudar nesse processo com a Semana do Brasil, que obteve um cadastro de aproximadamente 6 mil participantes, entre eles empresas e associações.

Porém, outras inovações, como a Black Friday, dividem opiniões. O presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, por exemplo, considera que o período escolhido para a ação no Brasil não faz sentido e divide as vendas do Natal. Quanto ao Dia do Cliente, ele atribui a data à criatividade dos comerciantes que tentam aquecer as vendas durante todo este semestre. A ideia faz parte das ações para repor perdas decorrentes do período de pandemia.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 08.06.2020: Movimentação no centro de Fortaleza no primeiro dia da Fase 1 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais no Ceará, com a liberação parcial de algumas atividades do comércio, incluindo os shoppings. (Foto: Júlio Caesar /O POVO)
Foto: JÚLIO CAESAR
FORTALEZA, CE, BRASIL, 08.06.2020: Movimentação no centro de Fortaleza no primeiro dia da Fase 1 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais no Ceará, com a liberação parcial de algumas atividades do comércio, incluindo os shoppings. (Foto: Júlio Caesar /O POVO)

Lojas 1

AVIDEZ DO CONSUMO

Com as liberações de pagamentos do FGTS e as promoções realizadas em setembro, a expectativa do presidente da CDL de Fortaleza é de que os resultados das vendas sejam melhores e se mantenham crescendo até o final do ano. "As pessoas estão ávidas para consumir", diz Assis Cavalcante.

Lojas 2

PRIMAVERA DO COMÉRCIO

Estudo da Social Miner, em parceria com a Opinion Box, revelou que mais de 55,5% do público nunca ouviu falar do Dia do Cliente. Isso, entretanto, não é considerado problema: pelo levantamento, 43% dos entrevistados planejava comprar, aproveitando as ofertas.

Sílvio Meira
Foto: RODOLFO LOEPERT
Sílvio Meira

Transformação digital

NEGOCIAÇÕES EM PLATAFORMAS

Ontem, em entrevista ao Estúdio O POVO, o professor e pesquisador Sílvio Meira, sócio da TDS Company, ressaltou a adaptação necessária às empresas, com as mudanças de comportamento dos fornecedores e consumidores. No mundo pós-pandemia, ele acredita na necessidade de ecossistemas e processos em plataforma de negociação digitais. "Quem não se preocupar em atender no online com competência no curto prazo terá grande dificuldade", adverte. 

Educação financeira

IBEF-CE LANÇA E-BOOK

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef Ceará) lança quinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom, direto das instalações do Ninna Hub, o e-book "Finanças pessoais em tempos de crise: 50 dicas práticas". O documento oferece orientação para quem teve salários e/ou receitas reduzidos e tenta se reorganizar. O material será online e gratuito.

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PIB

QUEDA DE 5,11%

O Boletim Focus desta semana apresenta uma projeção de queda do PIB nacional de 5,11% para 2020. O resultado seria o pior da história, mas mostra uma melhora em relação às expectativas anteriores (previsões de recuo da economia de 6,5%). A surpresa veio de onde não se esperava: a inflação. A alta do IPCA de agostos gerou uma taxa média acumulada de 2,44%. Esse percentual está bem abaixo da meta de 4% para o ano, embora a sensação dos consumidores seja diferente.

Inflação

IGMP OU IPCA

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, representa a inflação oficial do País. Apesar disso, muita gente tem preferido indexar os reajustes ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), calculado pela Fundação Getúlio Vargas, cuja projeção de elevação é maior (2,74%). Vale lembrar que esse índice é utilizado para a correção dos preços dos aluguéis.

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