Logo O POVO+
Embratur lançará campanha para retomada do turismo
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Embratur lançará campanha para retomada do turismo

Tipo Opinião

No início da próxima semana, o Governo Federal deve lançar campanha da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para promover o turismo nacional. O objetivo é incentivar as demandas internas, dentro desse processo de retomada gradual do setor. O trabalho será diferente do que inicialmente se previa com a criação da agência, cujo foco era elevar o turismo externo.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Nacional), Manoel Cardoso Linhares, informa que terá reunião com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para tratar das estratégias de recuperação das empresas do segmento e das campanhas. Na sua avaliação, muitas companhias ainda podem fechar, diante das dificuldades de manutenção dos fluxos de viagens.

Até o momento, o maior gargalo está no setor aéreo, devido à limitação da oferta de voos e aos preços das passagens - por essa razão, deve ser mantida a estratégia de incentivo a pacotes com turismo rodoviário.

Yuri Cavalcante
Foto: Divulgação
Yuri Cavalcante

IPCA

A PRIMAVERA DA INFLAÇÃO

A inflação de setembro fez acender uma luz de alerta sobre o cenário econômico. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,64% no mês passado, ficando 0,40 ponto percentual (p. p.) acima do 0,24% de agosto. Embora os percentuais sejam pequenos, essa é a maior taxa registrada em 17 anos para o mês.

O sócio-fundador do Grupo Aplix, Yuri Cavalcante, explica que essa alta ficou acima das previsões. "Duas questões devem ser observadas: a queda da produção e os incentivos fiscais dados pelo governo que incentivaram o aumento da demanda", destaca. Nos próximos meses, com pagamento do 13º, FGTS, auxílio emergencial e expectativa de melhora do emprego, será preciso acompanhar de perto o impacto desses fatores nos preços.

Fim da guerra?

AIRBNB X ABIH

O acordo fechado pelos hotéis paulistas e a plataforma Airbnb não agradou à ABIH Nacional. O presidente da entidade diz que não endossa acordos unilaterais celebrados sem a sua anuência. Ou seja, ainda devem seguir as discussões sobre as desvantagens tributárias dos hotéis em relação às plataformas.

Internet

UNIVERSALIZAÇÃO DE SERVIÇOS

O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Cláudio Ricardo Gomes de Lima, considera que a internet está para o século XXI como a energia esteve para o século XX. Ou seja: é imprescindível o trabalho de universalização desses serviços para toda a população. Na sua opinião, além da garantia de acesso à banda larga, será preciso qualificar a população para o uso desses serviços.

TV

O POVO ECONOMIA

O POVO Economia desta semana abordará temas como os processos de implantação do Sistema de Pagamentos Instantâneo do Banco Central (Pix) e a programação do Futura Trends. O programa será exibido segunda-feira, às 18 horas, na TV OPOVO/Futura, e terá como entrevistados: a economista Darla Lopes; o professor e conselheiro do Corecon-CE, Allisson Martins; o coordenador do Futura Trends; Nazareno Albuquerque; e o doutorando em Ciências Políticas, João Martins, que será moderador do evento.

Pix

CUIDADOS COM AS CHAVES

Economistas alertam para os cuidados na hora de cadastrar chaves de segurança para o Pix. Alguns bancos estão oferecendo vantagens para que os clientes cadastrem CPF, e-mail e número de celular. O problema é que, depois de efetuado esse cadastramento, terão de ser utilizadas outras chaves, caso o cliente tenha conta em outras instituições. Diante disso, recomenda-se usar apenas uma chave por banco. Detalhe: o CPF tem sido considerado a principal informação nessa negociação.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?