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Guerra entre supermercados: melhor para o cliente
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Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Guerra entre supermercados: melhor para o cliente

Os supermercados iniciaram uma guerra bastante interessante para os consumidores. Em Fortaleza, na disputa pelo cliente, há investimentos maiores em tecnologia e em nichos de alimentação considerados mais saudáveis. Nesta disputa, além de uma demarcação de áreas com a expansão de lojas, há uma corrida tecnológica para atender a quem não queira sair de casa.

Os Mercadinhos São Luiz, por exemplo, testam novo aplicativo que em breve deve ser lançado. Com uma linha de atuação clara e identificada com os públicos A e B, os supermercados iniciam hoje uma nova edição do Festival Costume Saudável, com uma programação de temas sobre alimentação saudável, meditação e economia sustentável e transmissão pelo Youtube e pelo Instagram. O foco é atender a demanda por equilíbrio, que ficou ainda mais evidente com a pandemia de coronavírus.

O Super Lagoa, que inaugurou recentemente loja na Aldeota, também criou ação nas lojas "Compre do Pequeno", trazendo produtos de empresas locais e de outros estados, mas com potencial de crescimento e histórias de superação. Os itens apresentam diferenciais de linhas saudáveis e gourmet, de olho em quem passou a cozinhar mais em casa.

O Guará, também em expansão, criou um espaço especial para a entrega de produtos. A pick-up store foi instalada na loja da Aldeota para atender essa demanda de pouco contato. As compras são feitas através do aplicativo; em seguida é agendado um horário para se recolher as compras, com a finalização do pedido através de QR code, que permite a abertura do espaço e a retirada do produto.

Nesse movimento, a briga até o momento não é por preço, mas para atender a demanda de uma clientela preocupada com a saúde.

TV

O POVO ECONOMIA

O POVO Economia desta semana entrevista o consultor e economista Luís Eduardo Barros (foto), vice-presidente do Ibef; o diretor da CDP Capital, Raul Aragão; o presidente do Corecon-CE, Ricardo Coimbra; e o empresário Fabrício Pereira, da Bonjardim Ambiental. O programa será exibido segunda-feira, às 18 horas, na TV O POVO/Futura.

Campanhas

SORTEIO PARA OS CLIENTES

O curioso desse movimento é a ampliação das redes de supermercados locais na busca de uma clientela com maior poder aquisitivo. No caso do Guará, que completa 13 anos, há previsão de nova loja para 2021 e a inauguração de duas unidades nos bairros Jóquei Clube e Guararapes. Também já foi anunciado um sorteio com prêmios para os clientes, que vão de carros, motos e iPhones a TVs.

Pnad Covid

ACHATAMENTO DA RENDA

A Pnad Covid19, calculada pelo IBGE, revelou ontem uma população desocupada de 530 mil pessoas em setembro, somente no Ceará. No Brasil, além do aumento do desemprego e da informalidade, vale ressaltar uma redução no rendimento efetivo de todos os trabalhos. O número habitual no País, segundo o IBGE, era de R$ 2.378, passando no mês de setembro para R$ 2.168.

Chile

NOVA CONSTITUINTE

Mais de ano após as manifestações que eclodiram no Chile e se tornaram violentas, haverá a realização de plebiscito para a definição de uma assembleia constituinte. A legislação atual é considerada uma herança de Pinochet. O plebiscito ocorrerá amanhã (25).

O professor e economista Ricardo Eleutério, que está no Chile, destaca que a economia chilena começou a ser impactada antes da pandemia, com as manifestações, que geraram uma crise política no país. O resultado está no índice de rejeição de Sebastián Piñera, com aproximadamente 20% de popularidade.

Ceará

ÍNDICE DE EXPECTATIVAS

A economia tem melhorado, mas os executivos locais parecem mais pessimistas. O Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), calculado pela Fecomércio-CE e Corecon-CE para o bimestre setembro-outubro, apontou seis variáveis pessimistas. Apenas duas tinham projeções favoráveis: cenário internacional e oferta de crédito.

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