Logo O POVO+
Cai quitação de dívida no Ceará
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Cai quitação de dívida no Ceará

Tipo Opinião

O pagamento do auxílio emergencial tem ajudado na quitação de dívidas no Brasil. Segundo levantamento da BLU365, empresa especialista em recuperação de crédito de pessoas físicas, houve elevação de 10% no número de acordos e quitações de dívidas das pessoas que receberam o auxílio emergencial do governo no País.

No Ceará, entretanto, ocorreu um movimento contrário: houve uma queda de 9,4% nos acordos de dívidas entre as pessoas que receberam auxílio emergencial. O curioso é que, no Estado, quem não recebeu o benefício negociou mais dívidas do que quem recebeu.

O líder de ciência de dados da BLU365, João Henrique Netto, em entrevista à coluna, destaca que no Estado os recursos dos benefícios foram utilizados para outros fins, como compras nos supermercados e pagamentos de contas de energia, que aumentaram com a permanência das famílias em suas residências.

O estudo da BLU365 sobre o impacto do auxílio emergencial no mercado de renegociação de dívidas para os habitantes do estado do Ceará analisou 295 mil clientes. No Brasil, foram mais de 15 milhões de consumidores, comparando o perfil das pessoas que receberam o auxílio com aqueles que não receberam.

2021

PREVISÃO DE QUEDA NO CONSUMO

O levantamento da BLU365 analisou questões demográficas (gênero e faixa etária), financeiras (valor de dívida, tempo de atraso, renda) e comportamentais (nível de utilização da web). Os cearenses que responderam ao estudo fazem baixo uso da internet e poucas compras online, quando comparados aos que não receberam o auxílio. Um fato interessante destacado é que a renda média dos beneficiados com o auxílio é de dois salários-mínimos e esse grupo apresentou uma melhora na renda.

João Henrique Netto explica que já está sendo observada uma queda no consumo entre os beneficiários do auxílio, com a redução dos R$ 600 para R$ 300. Por essa razão, já se projeta para 2021 uma queda maior da movimentação de vendas e da negociação de dívidas.

Crédito

ATENÇÃO COM A INADIMPLÊNCIA

De acordo com João Henrique Netto, "fica evidente que a ação do Governo Federal foi crucial para injetar liquidez na economia, em especial nas famílias mais pobres. Isso refletiu diretamente na queda da inadimplência das famílias, elevando o potencial de acordos financeiros para a quitação de débitos, tanto recentes quanto mais antigos. De qualquer maneira, não podemos esquecer que o auxílio já tem data para encerrar, em dezembro, e deve haver uma relevante mudança no comportamento da inadimplência no próximo ano. Sendo assim, é fundamental que as empresas estejam atentas na estratégia tanto relacionada à inadimplência quanto relacionada à recuperação de crédito". No caso do Ceará, chama atenção a idade média de quem solicitou auxílio emergencial, que é de 43 anos. Ou seja, pessoas que já deviam ter família estruturada e emprego.

LinkedIn

PROFISSIONAIS MAIS DEMANDADOS

O LinkedIn realizou pesquisa que mostra que as contratações de funcionários pelas empresas estão voltando aos níveis pré-pandemia, mas ainda não devem compensar o aumento do desemprego.

O diretor-geral do LinkedIn para a América Latina, Milton Beck, comenta os dados do mais novo levantamento, feito com usuários e empresas presentes na plataforma: apesar de um cenário ainda bastante desafiador, a cada minuto são contratados três profissionais pela empresa.

Foi lançada a primeira fase do projeto Formation realizado pelo LinkedIn. O projeto consiste em um levantamento de dados sobre as habilidades mais demandadas pelas empresas no mundo.

Os dados estudados até agora mostram que a recuperação do mercado de trabalho está diminuindo o ritmo, mas há demanda para algumas áreas - entre elas, consultor de negócios, engenheiro de software Java, desenvolvedor Frontend, vendedor e desenvolvedor Dotnet.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?