Logo O POVO+
IPM faz licitação de empresa para gestão de recursos
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

IPM faz licitação de empresa para gestão de recursos

Tipo Opinião

O Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM) abriu licitação, através de pregão eletrônico, para a contratação de empresa de consultoria. Quem vencer o certame fará o diagnóstico em investimentos e a gestão de ativos e de passivos atuariais, além de ficar responsável pela análise síncrona entre a rentabilidade mensal das aplicações financeiras e os novos produtos financeiros - os quais devem estar de acordo com a resolução 3.922, de 25 de novembro de 2010, que dispõe sobre as aplicações dos recursos dos regimes próprios de previdência social instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Embora a data prevista no edital para a abertura das propostas fosse o dia quatro deste mês, até o momento o resultado do pregão não foi apresentado. A coluna apurou que a licitação está na fase final, mas ainda não foi concluída; o processo licitatório depende de protocolo e, oficialmente, não ocorreu a homologação do resultado.

Quem vencer terá a missão de melhorar a rentabilidade dos ativos do IPM, mas também precisará ter uma gestão adequada dos recursos para garantir os pagamentos dos beneficiados pela previdência.

 Leonardo Prado, diretor de Logística da M.Dias Branco
Foto: Divulgação
Leonardo Prado, diretor de Logística da M.Dias Branco

M. Dias Branco

NOVA DIREÇÃO NA LOGÍSTICA

O grupo M. Dias Branco apresentou ontem Leonardo Prado, seu novo diretor de Logística. Formado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa, Prado já atuou na Kraft Heinz, a quinta maior empresa de alimentos do mundo.

"Dinheiro Tabu"

RELAÇÃO DIFÍCIL

Estudo realizado pelo Datafolha e Box 1824, divulgado pelo Itaú Unibanco, mostra as barreiras culturais, sociais, familiares e individuais da população ao lidar com o dinheiro. Uma das descobertas do levantamento é que, embora 97% dos entrevistados considerem ter dificuldade em lidar com o próprio dinheiro, 81% acreditam que a sua situação financeira irá melhorar nos próximos 5 anos. Detalhe: 46% dos brasileiros preferem nem olhar para o próprio dinheiro porque acreditam estar fazendo "algo errado".

Gomes de Matos

MUDANÇA DE POSICIONAMENTO

A consultoria Gomes de Matos fez uma mudança no seu posicionamento de mercado para se adequar ao novo cenário. A partir de agora, passa a ser um grupo empresarial com atividades complementares, mais focado em digitalização e celeridade nos negócios.

Crise sanitária

UNIFICAÇÃO DE DISCURSOS

O Ceará felizmente possui lideranças políticas com bom senso. Camilo Santana (PT) e Tasso Jereissati (PSDB), apesar das divergências ideológicas, mantiveram um mesmo discurso ao classificarem de "inaceitável" o posicionamento da Presidência da República em relação à vacina Coronavac, que pode vir a salvar milhares de vidas. Esse é um exemplo a ser seguido no restante do País: a politização da doença, dos remédios e das vacinas gera o pior dos mundos para o combate a uma crise sanitária dessa magnitude.

Brasil

DERROCADA DA ECONOMIA

O Brasil desde 2013 passa por um processo de empobrecimento lamentável, ampliado agora pela pandemia de coronavírus. Estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV) mostra a saída do País do grupo das 10 maiores economias do mundo em 2020, refletindo as consequências de políticas erradas e da divisão nacional.

A pesquisa levou dados divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em consideração e, de acordo com as previsões, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro reduzirá, em dólares, 28,3% em 2021. 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?