Logo O POVO+
Transformação digital: debate fraco entre os prefeituráveis
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Transformação digital: debate fraco entre os prefeituráveis

O matemático Ronaldo Nuzzi, CEO da Thompson Management Horizons, consultoria especializada em implementar a metodologia Lean Construction, destacou em recente artigo a importância da transformação digital para os candidatos a prefeito. Apesar do crescimento dos gastos nas campanhas sociais, talvez muita gente não tenha se dado conta da dimensão das mudanças em curso.

Na avaliação de Nuzzi, entramos no segundo turno das eleições nas principais capitais brasileiras mas o tema da transformação digital da gestão municipal não entrou na pauta, salvo algumas tímidas exceções.

Embora o debate nessa área tenha sido fraco, quem ganhar sentirá as deficiências nessa área e a necessidade de uma política de desburocratização. Conforme comenta Nuzzi, existem desafios em cascata, desde a dificuldade em encontrar certos sites até o martírio de localizar informações mínimas que auxiliem no processo do pagamento de impostos.

Além disso, é preciso considerar também as escolas, que foram extremamente prejudicadas durante a pandemia, e precisam garantir acesso à internet aos seus alunos. Esse é um drama que atinge as camadas mais carentes, que precisam de uma inclusão digital urgente em vários níveis, da escola aos pontos de wi-fi em praças e locais públicos. 

Poupa tempo

INCLUSÃO DOS MAIS POBRES

Como lembra Nuzzi, em São Paulo foi desenvolvido o Poupa Tempo, uma espécie de central de serviços para atender o cidadão. O projeto é considerado eficiente, mas o universo de cidades com esse serviço ainda é muito pequeno. A ampliação desses tecnologia exige recursos e um enfrentamento dos vícios burocráticos nacionais.

No caso do estado do Ceará, há necessidade de melhorias em várias áreas. Mesmo onde há grandes investimentos e níveis comprovados de eficiência, como em um hospital de referência do porte do HGF, por exemplo, é fácil perceber as dificuldades nesse sentido. Apesar da pandemia, o paciente que precisa marcar uma consulta não tem alternativa além do deslocamento até o hospital. Também há outro problema: não adianta garantir o sistema de agendamento eletrônico mas a população não ter acesso à internet para usufruir do serviço.

Inteligência

SEGURANÇA E SAÚDE

Na avaliação de Nuzzi, a inclusão digital poderia atuar em duas das maiores deficiências das cidades no Brasil: segurança pública e saúde. Na área de segurança, poderia haver a ampliação do monitoramento por vídeocâmeras, e esse serviço deveria ser responsabilidade das guardas municipais. Quanto à saúde, o acompanhamento do atendimento da população na rede pública de saúde poderia ser ampliado através de sistema de informação.

Joaquim Cartaxo
Foto: Divulgação
Joaquim Cartaxo

Oficinas

WEBINAR EMPREENDER

O superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo (foto), e o superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, vão abrir a série de palestras e oficinas do Webinar Empreender 2020, que ocorrerá de 1 a 4 de dezembro, às 19 horas. Ambos vão falar sobre temas como "Empreender em tempos de crise"; "impactos da Covid, inovação e o novo consumo"; e "visões do mercado para 2021". A moderação será do jornalista Nazareno Albuquerque. As inscrições estão abertas e são gratuitas: seminarioempreender.com.br

LGPD

PLATAFORMA CEARENSE

A implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ainda gera muitas dúvidas. Para tentar ajudar nesses processos, o Chief Technology Officer (CTO) da F13 Tecnologia, Marcelo André Soares, criou uma plataforma para desburocratizar e facilitar a compreensão da LGPD. O sistema foi batizado de LGPD News e é totalmente gratuito.

Réveillon

CAPACIDADE MÁXIMA

O Hotel Sonata de Iracema iniciou os preparativos para a alta estação. A empresária Ivana Bezerra, proprietária do estabelecimento, ressalta que, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, e sem festa, é esperado um aumento do fluxo. "Esperamos que aumente, que possamos chegar a 80%", ressalta, acrescentando que o hotel vem seguindo todos os protocolos de higiene necessários.

 


Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?