Logo O POVO+
Transmissão de rede de energia com cobrança gradual
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Transmissão de rede de energia com cobrança gradual

Tipo Opinião

Um dos grandes debates na área de energia fotovoltaica é sobre a proposta de cobrança de taxas por parte das concessionárias responsáveis pela transmissão. O setor atravessa um crescimento expressivo, com muitos consumidores começando a gerar a sua própria energia, e esse tipo de decisão poderia interromper esse bom momento.

O Sindicato das Indústrias de Energia (Sindienergia-CE) fará hoje, às 17 horas, um grande debate sobre o assunto. O coordenador de Energia da Fiec, Joaquim Rolim, apresentará um trabalho com levantamento global sobre o tema.

O executivo adiantou ontem, na rádio O POVO/CBN, os ônus e os bônus proporcionados pelo setor. Os maiores bônus são nas áreas ambiental e nos custos da energia que devem ser reduzidos para o consumidor. Os ônus estariam nos custos da rede de transmissão que precisam ser pagos, mas não necessariamente agora.

Joaquim Rolim diz que, no modelo atual, a área de transmissão é superavitária, podendo deixar o setor (que ainda é extremamente jovem) se consolidar para iniciar as cobranças.

Já foi encaminhada uma proposta ao Congresso Nacional para que os serviços de transmissão sejam cobrados de forma gradativa, com o valor final se consolidando em 12 anos.

Primeira-dama Onélia Santana
Foto: Ariel Gomes/ Governo do Estado
Primeira-dama Onélia Santana

Mulheres

PACTO CONTRA VIOLÊNCIA

O Grupo Mulheres do Brasil tem se empenhado em várias frentes. No Ceará, além da campanha Unidos pela Vacina, haverá um evento pelo Pacto Colaborativo Pela Não Violência à Mulher. O evento contará com a primeira-dama do Estado, Onélia Santana (foto); a presidente nacional do Grupo, empresária Luiza Helena Trajano; a líder do Núcleo no Ceará, Annette de Castro; o cientista-chefe de dados, José Macêdo; o juiz Tiago Dias; e a pesquisadora Rebeca Quesado.

PIB

ESTÍMULOS PARA 2021

O Brasil despencou no ranking nacional, caindo para a 12ª posição global. Apesar disso, a queda de 4,1% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 já era esperada e confirma as projeções feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

O resultado, na avaliação de alguns analistas, acabou até sendo positivo diante das projeções iniciais. O sócio da Aplix Investimentos, Igor Falcão, diz que o mercado reagiu de forma neutra a esse tema, estando mais sensível à votação da PEC Emergencial e à capacidade de pagamento do governo, o que vai refletir no mercado nos próximos dias.

Quanto ao PIB, a previsão de fechamento para 2021 continua sendo de crescimento, em torno de 3,6%. Tudo vai depender do controle da pandemia. Para Igor, alguns fatores importantes influenciarão nos resultados, como as agendas fiscais e os estímulos dados pelo governo através da PEC Emergencial, que podem melhorar o consumo ainda neste primeiro semestre.

Bolsa

GANGORRA NO RÍTMO POLÍTICO

Os números do Ibovespa têm acompanhado as decisões em Brasília. Ontem, o indicador subiu três mil pontos em 15 minutos após o presidente da Câmara, Arthur Lira, declarar que manterá o Bolsa Família no teto de gastos. Até corretores experientes se espantaram com a gangorra do mercado. Depois de cair mais de 2%, houve reação e o indicador minimizou as perdas, fechando em queda de 0,32%.

XP

CEARENSES PREMIADOS

Dois cearenses estão entre os 25 melhores assessores de investimentos da XP no Brasil. A seleção foi feita em um universo de 8 mil assessores da corretora. Daniel Demétrio e seu sócio Gonzalo Mota, da M7 Investimentos, receberam o Selo Private 2021.

Curso

COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA

Amanhã, às 14 horas, haverá a aula inaugural do Curso Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa. Com transmissão pelo canal da Secretaria da Educação de Sobral (youtube.com/seducsobral), o curso é gratuito e voltado para educadores e demais profissionais interessados no desenvolvimento da cultura de paz.

BIM

INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

O Núcleo de Inovação da Construção Civil do Sinduscon-Ceará (Inovacon) está participando até maio do Programa BIM Colaborativo. O objetivo é transformar o negócio da construção civil, mas com baixo investimento. O programa abrange projetistas de arquitetura, estrutura e instalações, e empresas construtoras e incorporadoras.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?