Logo O POVO+
Trevas na conta de luz
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Trevas na conta de luz

Medida Provisória de desestatização da Eletrobras apresenta propostas que podem elevar a conta de luz
Tipo Opinião
Linhas de transmissão de energia, energia elétrica (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Linhas de transmissão de energia, energia elétrica

A discussão sobre a privatização da Eletrobras ganhou outro caminho. Com o exagero de jabutis (propostas fora do tema do projeto) colocados na Medida Provisória 1031/2021 de desestatização da empresa, até senadores favoráveis à venda da empresa ficaram mais cautelosos. Um dos penduricalhos do projeto foi a obrigatoriedade da contratação de térmicas a gás, o que representaria um grande retrocesso.

O debate superou a linha ideológica e financeira, e passou para uma questão moral. O senador cearense Tasso Jereissati, por exemplo, disse que, apesar de ser favorável à privatização, ele não tinha como avaliar o projeto diante das propostas inseridas nele na Câmara, afirmando não conhecer bem a proposta diante do que foi agregado a ela.

Colocar para o consumidor pagar R$ 67 bilhões, dos quais R$ 41 bilhões seriam de jabutis, é no mínimo uma imoralidade. Do jeito que está, o Brasil estaria pagando para vender a Eletrobras, como já foi alertado por profissionais do mercado e jornalistas.

A pressão do governo é para acelerar o projeto pautado para ser votado hoje no Senado, mas é esperado pelo menos um mínimo de cautela para analisar a situação, principalmente diante da crise hídrica e da subida da inflação.

A avidez em vender a Eletrobras pode agora ter conquistado oposições fortes. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), igualmente favorável à desestatização, também lançou ponderações, como a retirada do item que estabelece a reserva de mercado às termelétricas.

Ou seja: da forma como foi apresentada a MP, o projeto se tornou mais polêmico, não sendo possível nem compará-lo com o período de privatização da telecomunicação no Brasil, nos anos 1990. Na época, as críticas também eram severas, com grande oposição, mas pelo menos os jabutis eram menores.

Deputado Salmito Filho (PDT)
Deputado Salmito Filho (PDT)

Quixadá 

PONTES DE OPORTUNIDADES

Diante das dificuldades de emprego, principalmente para os mais jovens, alguns projetos começam a aparecer. Na próxima quarta-feira, às 18h30, será lançado o programa Pontes de Oportunidades para o Desenvolvimento (PODE), voltado para alunos, egressos e professores da área de tecnologia da informação, especialmente da Universidade Federal do Ceará-Campus Quixadá. A proposta foi apresentada pelo deputado Salmito Filho (PDT), que pretende apresentar os alunos à fintech V360 (startup do ramo financeiro), com o propósito de iniciar uma seleção para a contratação de alunos e de profissionais formados.

Moda 1

CARIRI EM SÃO PAULO

O estilista Ronaldo Fraga, em trabalho colaborativo com alunos do Senac, desenvolveu coleção que será apresentada no próximo dia 23, na abertura da São Paulo Fashion Week. O projeto, batizado de "Terra de Gigantes", foi inspirado nos museus orgânicos do Sesc e nos Mestres da Cultura. Ronaldo Fraga, em conversa com a colunista, destacou que o projeto apresenta a "beleza das festas de reisados, com muito vermelho e linho".

Moda 2

SENAC DESENVOLVE STARTUP

A experiência dos alunos com o estilista Ronaldo Fraga motivou outro projeto: a criação de uma startup para a comercialização dos produtos desenvolvidos pelos alunos do Senac. O gerente de negócios da instituição no Cariri, Isaac Coimbra, explica que há interesse de empresas estrangeiras, principalmente de Portugal, em comprar os produtos desenvolvidos por esses alunos.

MERCADO

JUROS X BOLSA

Antes do resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na qual o mercado apontava a possibilidade de elevação de juros para 4,25% ao ano, a bolsa de valores fechou em baixa de 0,64%. Nada demais: quando os juros sobem, normalmente a bolsa cai. Apesar disso, as previsões dos analistas apontam para a manutenção de novos investidores no mercado de capitais.

Interior

PEQUENOS PROVEDORES

O mercado de pequenos provedores de internet tem crescido no interior do Ceará, entrando em áreas que não eram assistidas por grandes empresas do mercado. Algumas dessas companhias, como a SobralNet e a Online Telecom, atuam no mercado há 25 anos. A perspectiva é de uma transformação ainda maior do setor e da concorrência. Em tempo: essas empresas vêm mantendo o ritmo de contratações de funcionários e algumas delas já atendem outros estados do Norte e Nordeste.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?