Logo O POVO+
Mercado real aposta em crescimento; bolsa está em alerta
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Mercado real aposta em crescimento; bolsa está em alerta

Bolsa fecha em baixa, mas mercado real está otimista com o segundo semestre
Tipo Opinião
O Acordo vai ajudar pequenos investidores com orientações por meio da utilização da plataforma www.consumidor.gov.br, sobre produtos e serviços no mercado de capitais (Foto: GREG BAKER)
Foto: GREG BAKER O Acordo vai ajudar pequenos investidores com orientações por meio da utilização da plataforma www.consumidor.gov.br, sobre produtos e serviços no mercado de capitais

O mercado financeiro afundou ontem. O Ibovespa fechou em queda de 1,29%, chegando a cair mais de 2% durante o pregão, com apenas 10 ações terminando o dia em alta. No Brasil, mais uma vez, os olhos estavam voltados para a política, diante da possível votação das alterações das regras do Imposto de Renda.

Entre os indicadores financeiros, apenas os juros e a inflação continuaram subindo - uma péssima sinalização para quem tenta melhorar o seu negócio. Apesar do clima de tensão, quem atua no mercado real da economia tem feito esforço para manter a cabeça no lugar. A aposta é em um segundo semestre promissor.

No Ceará, as projeções de empresários são de uma movimentação maior de vendas até dezembro, e também de abertura de uma nova fase do turismo, com a ampliação dos voos domésticos das principais companhias aéreas.

Latam

VOOS PARA JUAZEIRO E JERI

Somente a Latam projeta 14 destinos voando direto do Aeroporto de Fortaleza até dezembro. A empresa está contratando mil funcionários em todo o Brasil, dos quais 29 em Fortaleza. A partir de novembro, começará a operar voos para Juazeiro e, em dezembro, para Jericoacoara.

Comitiva da Apex nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Comitiva da Apex nos Estados Unidos

Exportações

APEX LEVA COMITIVA PARA FEIRA DE PETRÓLEO

O cearense Lucas Fiúza, novo diretor de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex Brasil), está em Houston, Estados Unidos, para participar da Offshore Technology Conference - OTC, a maior feira de petróleo e gás do mundo. Na comitiva, estão empresários e autoridades como o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o CEO da Petrobras, Joaquim Silva e Luna; ministros do TCU; parlamentares; e demais membros da Apex Brasil, além de 33 empresas e instituições brasileiras.

A comitiva, organizada pela Apex, pretende ampliar a troca de conhecimento científico e técnico na área de energia, principalmente no tocante a recursos offshore e questões ambientais. O evento também é considerado fundamental para fomentar as exportações. Para Lucas Fiúza, a internacionalização de empresas brasileiras e a atração de investimentos nesse setor são consideradas estratégicas.

Vhsys

OTIMISMO ENTRE NORDESTINOS

Os micro e pequenos empresários nordestinos acreditam que a estabilização da economia levará mais de três meses. Levantamento realizado pela Vhsys, startup do grupo Stone, com 932 empreendedores de todo o Brasil, obteve 122 vindos do Nordeste, dos quais 83% apresentaram esta expectativa.

Vale ressaltar também o otimismo de 41% dos empresários da região, que apostam em um crescimento de até 30% no segundo semestre.

Recuperação

INDICADORES DO VAREJO

O varejo começa a ganhar ânimo novo. Pelos números do Grupo JCPM, há em curso um movimento de retomada. Nos oito shoppings da marca, foram fechados, no primeiro semestre, 106 novos contratos de lojas que inauguraram ou estão em vias de iniciar a operação, um dado semelhante ao período pré-pandemia. No Ceará, até o final deste ano os shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy, juntos, irão inaugurar mais 30 novas operações.

Adel

EXPANSÃO REGIONAL

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) amplia sua estrutura operacional. Com sede na cidade de Pentecoste, no Ceará, a instituição tem escritório em Fortaleza e núcleos em João Câmara, no Rio Grande do Norte, e Garanhuns, em Pernambuco. Já são 43 municípios beneficiados em quatro estados nordestinos.

Novo templo

GRANITO ABENÇOADO

O granito do sertão cearense estará no 11º templo mórmon a ser construído no Brasil. O empreendimento foi lançado este mês, em Salvador, na Bahia, devendo ser entregue no início de 2024. O empresário Flávio Gomes, diretor da Ceará Stones, diz que, na primeira fase da obra, serão investidos 300 metros cúbicos de rocha para fazer a fachada e as molduras do templo.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?