Logo O POVO+
Copom aumenta dose de remédio amargo
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Copom aumenta dose de remédio amargo

Juros têm elevação de 1 ponto percentual
Tipo Opinião
Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) fez o que já era esperado: confirmou o aumento de 1 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, conforme havia sido antecipado pelo mercado.

A taxa passará agora dos atuais 5,25% para 6,25%, mesmo após ter iniciado o ano na mínima histórica de 2%. O objetivo da medida é combater a inflação, mas analistas alertam para o impacto negativo de um maior aperto econômico. A tendência é de crédito mais caro com o aumento dos juros, contribuindo para um retorno mais lento do consumo. O problema agora é saber quais os limites desses reajustes das taxas, caso a inflação permaneça subindo.

O Brasil conhece bem o efeito dos juros altos; também sabe dos resultados perversos da inflação, mas há uma insistência em remédios amargos que podem matar o doente para combater um vilão inflacionário. Filme antigo, que não vale a pena ver de novo, com aprovação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de analistas que seguem uma cartilha ortodoxa.

Pás eólicas são itens de destaque no comércio com os EUA e são embarcados no Pecém(Foto: TATIANA FORTES / GOVERNO DO CEARA)
Foto: TATIANA FORTES / GOVERNO DO CEARA Pás eólicas são itens de destaque no comércio com os EUA e são embarcados no Pecém

Logística 

PÁS EÓLICAS ACIMA DE 100 M

O aumento da movimentação de pás eólicas no Complexo do Porto do Pecém tem forçado uma mudança na estrutura para embarques e desembarques das cargas nos navios com ajustes técnicos. "Até o início de 2020, as pás tinham uma média de 50 metros, enquanto as pás com as quais operamos em 2021 têm uma média de 70 metros", diz o gerente comercial da Tecer Terminais Portuários, Carlos Alberto Nunes.

Ele conta que, este ano, a Tecer fez o embarque da maior pá eólica produzida no hemisfério sul, com 79,7 metros de comprimento. A empresa vem agora se preparando para operações com pás eólicas que terão um tamanho acima de 100 metros, em virtude dos projetos de parques eólicos off shore no litoral cearense.

Mercado

APOSTA NO ANO ELEITORAL

Com a crise hídrica, alguns bancos já apostam em aumento dos preços ainda maior. Tem gente calculando a inflação de 2022 em 5%, mas o céu pode ser o limite caso não haja uma política de contenção dos preços mais efetiva. Como 2022 será um ano eleitoral, a previsão é de que venha a existir uma força-tarefa, na tentativa de uma acomodação das taxas para não haver grande flutuação.

Apesar disso, o mercado financeiro reage rápido e ontem mesmo já se falava em instituições antecipando o reajuste dos juros.

Beira-mar

DOIS NOVOS EMPREENDIMENTOS

A Avenida Beira-Mar ganhará dois novos empreendimentos. Os projetos são da Diagonal, que tem mantido o foco no mercado de alto padrão. Um dos projetos ficará próximo ao Mercado dos Peixes; o outro, próximo à Praia de Iracema. Ambos devem ser lançados ainda neste semestre.

Novo CEO

JASMINE ALIMENTOS

A Jasmine Alimentos anunciou o nome do seu novo CEO: trata-se de Rodolfo Tornesi Lourenço que, com apenas 31 anos, assume a empresa, animado com o aumento do consumo de alimentos orgânicos e dentro do segmento saudável. A companhia está presente em todos os estados brasileiros e também exporta para o Uruguai.

Distrimédica

AUMENTO DE IMPORTAÇÕES

A Distrimédica, empresa especializada na distribuição de produtos médicos e odontológicos, lançou a marca "MedMáxima" para ampliar o seu portfólio de produtos. A companhia tem investido em importações de itens hospitalares, e projeta crescimento de 32% nos próximos dois semestres.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?