Logo O POVO+
Inflação provoca halloween nos preços
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Inflação provoca halloween nos preços

Preços de combustíveis pressionam inflação
Tipo Opinião
Nova alta foi feita pela Petrobras e vale a partir desta terça (Foto: BÁRBARA MOIRA)
Foto: BÁRBARA MOIRA Nova alta foi feita pela Petrobras e vale a partir desta terça

.

O mundo sente os efeitos da inflação puxada pela elevação dos preços do barril de petróleo. Não é só no Brasil que há um movimento de aumentos contínuos na gasolina e no diesel: na Europa, na China e nos Estados Unidos também ocorre uma subida nos preços. Apesar disso, o Brasil parece sentir mais os efeitos dessa inflação, cuja última projeção do Boletim Focus prevê uma taxa de 8,9%.

O economista Igor Lucena narra a gênese do problema: a produção de petróleo caiu durante a pandemia. Para garantir a manutenção dos preços, a Opep diminuiu a oferta de combustíveis no mundo e, com a abertura da economia e a consequente elevação da demanda, os preços do barril dispararam.

Mas porque o Brasil tem sentido mais a elevação de preços? Na avaliação de Igor, há duas razões básicas: 1) não há concorrência na área de refino de petróleo no País; 2) a crise política aumenta a desconfiança sobre a solidez fiscal do Brasil, contribuindo tanto para a saída de investidores quanto para a desvalorização da moeda.

A proximidade das eleições também eleva a pressão por mais gastos. Com isso, as gambiarras fiscais ou, como Igor Lucena prefere chamar, uma "contabilidade criativa autorizada pelo Congresso", geram mais desconfianças.

Ou seja: a história se repete de forma mais trágica, com o agravante da calamidade pública provocada pela crise sanitária, pelo aumento do desemprego e pela fome. O pior do cenário é que não há nenhum colchão ou saída para amenizar a situação no curto prazo, e a indústria repassa os aumentos para o varejo, provocando uma festa de horrores nos preços.

A previsão é de uma Black Friday e de um Natal com produtos de valores mais salgados. Portanto, o Auxílio Brasil de R$ 400 pode chegar defasado para os que mais precisam.

Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Manoel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional

ABIH Nacional 

CEARENSE É ACLAMADO PARA TERCEIRO MANDATO

O cearense Manoel Cardoso Linhares foi reeleito para o terceiro mandato na presidência da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH Nacional). O empresário conseguiu 100% dos votos na eleição realizada ontem. Esta é a primeira vez na história da hotelaria nacional que um presidente da ABIH emenda três mandatos seguidos. O resultado do pleito é considerado um reconhecimento pelas lutas do setor neste período de pandemia. Linhares conclui esta gestão entregando um livro que conta a história da entidade, selo e carimbo, além de uma sede nova em Brasília.

Importações

CUSTO MAIS ELEVADO

A gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota, explica que, apesar do câmbio desfavorável, as importações cearenses permanecem de forma expressiva.

"No entanto, fomos informados por fornecedores da China que, devido às rigorosas medidas para reduzir a liberação de CO2 e ao consumo de energia por meio da limitação de energia elétrica, os custos chineses serão fortemente impactados", ressalta ela. Karina afirma que as importações devem ficar mais caras em breve, com elevação de itens desde as matérias primas aos materiais de embalagem, além do custo da mão-de-obra portuária.

Petrobras

5 ANOS DE ALTA

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) fez ontem um balanço da política de preços da Petrobras. A empresa completa cinco anos acumulando aumentos reais nos preços dos combustíveis. Conforme dados da FUP, nos postos de revenda já ocorreram aumentos de 38,8% acima da inflação na gasolina; de 34,1% no diesel; e de 46,9% no gás de cozinha.

Juros

ESGOTAMENTO DA POLÍTICA

Essa semana o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne para definir a nova taxa de juros. A aposta de alguns economistas é de que a taxa continuará subindo e voltará para dois dígitos em 2023. Apesar disso, alguns especialistas acreditam que esse tipo de política, que ajudou a manter o Plano Real, não seja suficiente para segurar os preços.

Instituto Gente

CURSOS GRATUITOS

O Instituto Gente disponibilizará gratuitamente, a partir de novembro, seus cursos e treinamentos voltados ao desenvolvimento profissional e pessoal e à carreira em alta performance. Os conteúdos estarão disponíveis através da plataforma da entidade (institutogente.com.br).

O CEO do Instituto Gente, Arthur Shinyashiki, explica que, para acessar os conteúdos, os interessados precisam apenas fazer uma pré-inscrição que já pode ser iniciada. A liberação dos cursos faz parte dos programas de solidariedade, a fim de amenizar os efeitos da pandemia no mercado de trabalho.


Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?