Logo O POVO+
Bancos terão alívio nos impostos
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Bancos terão alívio nos impostos

A reforma tributária proposta pelo governo diminuirá a carga de impostos dos bancos. Atualmente o ISS incide apenas sobre os serviços que não sejam operações financeiras, e são cobrados o PIS e o Cofins no total da receita. Com a proposta, três tributos federais (IPI, PIS e Cofins), um estadual (ICMS) e um municipal (ISS) serão transformados no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Isso levaria a mais um alívio nas contas, sem a incidência do PIS e Cofins.

Em conversa com a coluna, o deputado federal Mauro Filho (PDT-CE), que retornou à Câmara na semana passada, explicou que os bancos serão beneficiados com a medida, reduzindo sua carga de impostos.

Em contrapartida, outras áreas do setor de serviços terão um peso maior, com uma alíquota que sairá de 9% para 25%, no caso do IBS. Amanhã, ele fará pronunciamento sobre o assunto, detalhando os benefícios gerados ao sistema financeiro.

Ou seja: parece que se desenha mais um capítulo de favorecimento do setor, como já aconteceu em outros momentos da história brasileira.

Mercadinho São Luiz

INVESTIMENTO
EM COZINHA INDUSTRIAL

Os Mercadinhos São Luiz estão fazendo, todas as quartas-feiras, ações na Casa Cor, com jantares especiais para convidados. O trabalho mostra como o grupo começa a se inserir na área de restaurantes. Severino Neto, CEO do São Luiz, explica que já houve investimento em uma cozinha industrial para atender os clientes que não têm mais tempo de preparar suas refeições.

Tributos 1

PESO PARA
AS ESCOLAS

A Federação das Escolas Particulares (Fenep) já fez essa denúncia, alertando para o aumento da carga tributária com a reforma. O aumento da alíquota, na avaliação das escolas, geraria a elevação do preço das mensalidades e o esvaziamento das matrículas.

As articulações no Congresso devem ser intensificadas nas próximas semana, em prol de soluções de problemas como esse.

Tributos 2

QUEIJO SUÍÇO
E SALMÃO

As mudanças na tributação devem ser discutidas com um acompanhamento cuidadoso. Como lembra o deputado Mauro Filho, foram postos na lista da cesta básica até produtos como queijo suíço e salmão...

Cenário

Superação
da crise em 5 anos

O empresário Fernando Cirino acredita que serão necessários pelo menos entre três e cinco anos para o País sair da crise e se restabelecer plenamente, voltando ao patamar de 2012. Em entrevista ao O POVO Economia da Rádio O POVO/CBN, ele destacou que o Estado está bem, mas necessita juntar esforços (sem cor partidária) para superar os 2% de participação no PIB e ir para os 4%.

Salve, Greta!

O GRITO AMBIENTAL

É urgente uma mobilização em prol da manutenção do litoral. A mancha de óleo que contaminou as praias locais, tornando imprópria ao banho toda a Praia do Futuro, representa mais um capítulo da lista de descasos ambientais. Esse não é um problema só dos governos, mas deve envolver todas as representações socais.

Conselho

PACTO PELO SANEAMENTO

O ex-deputado Antonio Balhmann, que andava sumido, assumiu a secretaria-executiva de Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa. Esta semana ele realizou oficina para planejar a construção de mais um pacto social, abordando a questão do saneamento básico. Organizações, universidades, associações e órgãos dos governos estadual e municipal e devem ser integradas para trabalho conjunto. O lançamento do pacto é previsto para novembro.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?