Logo O POVO+
Lei facilitará compras de tecnologias
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Lei facilitará compras de tecnologias

Tipo Opinião
O ex-senador Inácio Arruda (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo O ex-senador Inácio Arruda

O Ceará está elaborando uma espécie de programa de compras governamentais para novas tecnologias produzidas no Estado. Com a lei federal de inovação tecnológica, que criou um marco regulatório, todos os estados farão adaptações.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, explica que a Lei 13.243 está sustentada na Emenda Constitucional 85, que abriu muitos horizontes. Dentro das novas perspectivas para o setor, o governo tem pensado em como fazer um programa que possibilite a aquisição de produtos elaborados pelos pesquisadores locais, que receberam bolsas de mestrado e doutorado. "Quando se planta milho, você pode fazer uma aquisição, mas quando você planta ciência você não pode. Precisamos criar mecanismos", acrescenta ele.

Uma proposta de lei passa pelo crivo da Procuradoria do Estado. Em seguida, será encaminhada ao governador Camilo Santana, devendo chegar à Assembleia Legislativa em novembro.

Inovação

POMADA PARA DIABÉTICOS

A Feira do Conhecimento, programada para o período entre 16 e 19 deste mês, no Centro de Eventos, apresentará soluções na área de saúde e o primeiro Congresso dos Municípios Cearenses.

Entre os lançamentos programados para o evento está uma pomada cicatrizante para diabéticos. O secretário Inácio Arruda destaca que o produto deveria ser distribuído na rede pública, junto com outras inovações realizadas através de pesquisas locais.

Trump

"I LOVE YOU"

O Brasil passa por mais um vexame internacional. Mesmo depois do "I love you" do presidente Bolsonaro para Donald Trump, o País não consegue o apoio do presidente norte-americano para sua candidatura à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Na opinião de alguns políticos, entre eles, Ciro Gomes, Trump é que tem de dizer "I love you" para Bolsonaro...

Cadastro positivo

AGORA VAI?

Finalmente o Banco Central (BC) registra as primeiras empresas de registro para o Cadastro Positivo. Quatro organizações foram credenciadas: Serasa; Gestora de Inteligência de Crédito (Quod); Boa Vista Serviços; e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL-SPC Brasil).

A missão dessas entidades é enorme: terão que avaliar o risco de crédito e contribuir para a redução do spread bancário. Ou seja, fazer com que os juros caiam para o consumidor comum que paga as suas contas em dia.

Marketing

EXEMPLO CEARENSE

A 15ª edição do livro "Administração e Marketing", de Philip Kotler e Kevin Keller, apresenta casos bem-sucedidos no varejo brasileiro - entre eles, o do Mercadinho São Luiz. Vale lembrar que Kotler é considerado o "papa do marketing".

FNE

MAIS DE R$ 20 BI

O Banco do Nordeste superou a marca de R$ 20 bilhões em contatos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Somente este ano, foram 410 mil operações de crédito, destinados principalmente para áreas como comércio, serviços e infraestrutura.

Correção

EXPAND BRAZIL

O consultor Paulo Elias, que, na última quinta-feira fez comentário sobre o comportamento do câmbio, não é mais da empresa Ghia, mas da Expand Brazil.

A Frase

À medida que envelhecemos, nosso interesse é não somente somar mais anos de vida, mas sim mais vida aos anos

Alexandre Kalache, ex-diretor do Programa Global de Envelhecimento e Saúde da OMS

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?