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Sebrae perde recursos para Agência de Turismo
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Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Sebrae perde recursos para Agência de Turismo

Tipo Opinião

O presidente Jair Bolsonaro pretende consolidar o plano de tirar recursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para fortalecer iniciativas para a promoção do turismo fora do Brasil. Ontem, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Medida Provisória que extingue o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) como autarquia.

No seu lugar surge a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, que receberá verba hoje destinada ao Sebrae, fruto da contribuição social das empresas. Atualmente, 85,75% da arrecadação através de contribuição é destinada para o Sebrae; 12,25% para a Apex, e 2% para a Agência Brasileira de Desenvolvimento.

Com a MP, o adicional das contribuições sociais direcionado à execução das políticas de apoio às micro e pequenas empresas, promoção de exportações, desenvolvimento industrial terão a seguinte formatação: o Sebrae ficará com 70%; a Apex-Brasil 12,25%; a ABDI 2%; e a Agência que substituirá a Embratur contará com 15,75%.

Lençol curto

BRIGA NO CONGRESSO

A Medida Provisória que extingue a Embratur parece mais uma reedição da velha história do lençol curto. Propostas como essa não costumam atender plenamente ninguém. Haverá provavelmente mais samba e mulatas em Paris, com o objetivo de promover o destino Brasil; enquanto os recursos para atender o micro e o pequeno empresário brasileiro devem sofrer enxugamento.

A briga passa agora para o Congresso, a MP poderá receber emendas até o próximo dia três.

Shoppings decorados para o Natal
Shoppings decorados para o Natal

Compras para o Natal

SHOPPINGS SÃO A PREFERÊNCIA

Os shopping centers são os locais preferidos dos fortalezenses para as compras de Natal. Pesquisa da Fecomércio-CE, realizada através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), mostra que 48% das pessoas consultadas na Cidade informaram que pretendem comprar neste tipo de estabelecimento. Os centros comerciais ficaram em segundo lugar (com 31,7% da intenção de compra), seguidos das lojas de rua (27,3%). A avaliação dos técnicos da Fecomércio é que o levantamento indica um movimento intenso em todo o comércio para o período natalino.

A pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal será divulgada no próximo dia três.

TAP

FACILIDADE

O dólar alto pode frustrar o sonho de quem pretende viajar para a Europa. Em compensação, facilitará a atração de turistas estrangeiros. Ontem, o diretor geral da TAP no Brasil, Mário Carvalho, em entrevista ao O O POVO Economia da Rádio O POVO/CBN, informou que a expectativa era de melhora no fluxo.

Há também negociação com o secretário Arialdo Pinho para realizar promoções que possibilitem pacotes, com paradas em algumas capitais nordestinas, entre elas Fortaleza.

Sinduscon

PRÊMIO

O Sinduscon fará amanhã, às 21 horas, no La Maison, a entrega do Prêmio da Construção Civil. Serão homenageadas empresas que se destacaram nas áreas de responsabilidade social; tecnologia e qualidade e desenvolvimento setorial.

10%

PROCURA PELA CNH

O Sindicato das Autoescolas do Ceará constatou aumento de 10% na procura pelo serviço para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Ceará. O número foi levantado com base nos dados apresentados até novembro deste ano, em relação a 2018. Para 2020, o Sindicato espera crescimento de 15%.

 

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